Novos Ares: Prefeitura de São Cristóvão climatiza EMEF Dr. Lourival Baptista

A Prefeitura de São Cristóvão continua requalificando as escolas do município e levando mais conforto para alunos e professores da rede municipal de educação. Neste sentido, através do Programa Novos Ares, a Secretaria de Educação (Semed) tem buscado climatizar todas as escolas da cidade. Uma destas instituições de ensino é a EMEF Dr. Lourival Baptista que recentemente passou a contar com aparelhos de ar-condicionado em todas as suas salas.
Localizada no bairro Romualdo Prado, a EMEF Dr. Lourival Baptista já havia passado por uma requalificação em toda a sua estrutura no ano de 2019. À época foram investidos R$ 89 mil em ações como: manutenção geral do telhado, troca de calhas fluviais, revisão e manutenção de sistema hidrossanitário, nivelamento e renovação do piso de alta resistência, instalação de grades de proteção, revisão elétrica, pintura e revitalização da quadra de esportes.
.jpeg)
Salas passaram a contar com aparelhos de ar-condicionados
Agora, foram mais R$ 27 mil investidos pela gestão municipal para garantir mais conforto através da climatização dos espaços. Para a diretora da escola, Valéria Maria Correia, a climatização possibilitará melhores condições para que os alunos possam aprender e para que os professores possam ensinar quando todos puderem retornar às salas de aula.
“É um presente para nós, porque as salas eram muito quentes. É uma pena que não estamos podendo ter aula para fazer uma inauguração com os alunos, mas não faltarão oportunidades. Acredito que com a climatização vai melhorar muito o desempenho dos alunos e para os professores também será ótimo, eles sempre cobravam essas melhorias e agora nós temos. Só temos que agradecer ao prefeito e à secretária de educação”, declarou a diretora.

Valéria Maria Correia, diretora da escola
Novos Ares
A secretária de educação, Quitéria de Barros, explica que o Programa Novos Ares nasceu da necessidade que foi identificada em algumas escolas no que diz respeito à ausência de ventilação de alguns espaços, em razão das suas arquiteturas.
Ela relata que o município possuía escolas como a EMEF São Cristóvão, EMEF Gina Franco e EMEF Lourival Baptista, ambas localizadas na região do Centro Histórico, que não possuíam condições de conforto suficientes para atender os alunos e professores. “A ideia foi priorizar as escolas cuja arquitetura não tinha como atender a necessidade de conforto para o processo de ensino-aprendizagem, nem para o professor nem para o aluno, em razão de sua arquitetura que não prevê essa necessidade”, detalhou a secretária.

Quitéria de Barros, secretária de educação
Segundo Quitéria, desde a implantação do Programa, a gestão municipal já climatizou 50% das escolas, ou seja, 15 das 30 escolas que são administradas pelo município já receberam aparelhos de ar-condicionado. “Esse é o compromisso da Prefeitura de São Cristóvão em propiciar para o professor e para o aluno um ambiente que facilite o processo de ensino-aprendizagem, e de respeitar os coletivos escolares. É um programa que nós temos muita estima, que temos uma aceitação muito grande por parte dos coletivos escolares, que leva respeito aos equipamentos públicos que estão disponíveis à comunidade e que diz muito sobre o qual prioritário são os espaços escolares para a gestão do prefeito Marcos Santana”, reforçou a secretária de educação.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Educação

Prefeitura de São Cristóvão realiza entrega de kit completo de material escolar para estudantes da rede municipal de ensino

Prefeitura de São Cristóvão recebe novo ônibus escolar para atender crianças da zona rural
