13/06/2024

Município de São Cristóvão é reconhecido nacionalmente por investimento na proteção de crianças e adolescentes

O compromisso da administração liderada pelo prefeito Marcos Santana com a população de São Cristóvão tem recebido destaque e conquistou o reconhecimento da Fundação Abrinq pelos investimentos feitos para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes sancristovenses. Na última quarta-feira (12), em Brasília, o prefeito da "Cidade Mãe de Sergipe" recebeu o "Prêmio Prefeito Amigo da Criança", em referência à gestão de 2021-2024.

Este prêmio é uma parte integrante do Programa Prefeito Amigo da Criança, estabelecido em 1996, e é pioneiro em mobilizar gestores municipais em todo o país. Desde sua criação, mais de 10 mil gestores foram envolvidos, resultando no reconhecimento de 698 prefeitos de 459 municípios.

O programa tem como foco apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que assegurem os direitos das crianças e adolescentes. Ao longo dos quatro anos da gestão municipal, o programa oferece orientação técnica, recomendações e promove seminários para facilitar o diálogo e a troca de experiências.

Esta foi a sétima edição do Prêmio, correspondente à gestão 2021-2024, onde o reconhecimento foi concedido aos 100 prefeitos que avançaram significativamente nas políticas e nos indicadores relacionados à infância e adolescência em seus municípios. De acordo com a Fundação Abrinq, nesta edição, 1.375 municípios aderiram ao programa, mas apenas 100 cidades concluíram todas as etapas, incluindo São Cristóvão.

Durante esta edição, as responsabilidades de cada gestão incluíram o desenvolvimento de políticas planejadas, a alocação orçamentária para a infância e adolescência, e a qualificação dos serviços de atendimento à primeira infância, entre outros.

Acompanhado na premiação pela secretária municipal de Saúde, Fernanda Santana, e a secretária de assistência social, Lucianne Rocha, o prefeito Marcos Santana destacou o trabalho realizado desde 2017 e agradeceu às equipes da Prefeitura de São Cristóvão pelo empenho durante esses anos para melhorar o cuidado com as crianças e adolescentes.

Prefeito Marcos Santana

"Apenas 100 cidades brasileiras foram reconhecidas pela Fundação Abrinq, uma instituição de credibilidade internacional, pelo trabalho realizado nas políticas voltadas para a criança e o adolescente, e São Cristóvão está entre elas. Ao longo desses últimos anos, através das Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, criamos e estabelecemos políticas que impactam diretamente e transformam a vida das nossas crianças e adolescentes. Portanto, hoje é um momento de muita alegria e emoção para mim. Estou honrado pelo reconhecimento como Prefeito Amigo da Criança, pois sei o que fizemos e sei ainda o que queremos fazer pela nossa querida Cidade Mãe de Sergipe", destacou o gestor municipal.

Publicado por Yago de Andrade Santos
Fotos por
Personalize suas opções de acessibilidade