Município de São Cristóvão é contemplado pelo Projeto Rede Escolas Ativas do IEE

Com o objetivo de democratizar o acesso das crianças ao esporte e à educação física de qualidade, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Cristóvão participou nos últimos dois dias do Projeto Rede Escolas Ativas do Instituto Esporte e Educação (IEE). A ação ocorreu na quadra da EMEF Araceles Rodrigues Correa e reuniu profissionais da rede municipal.
.jpeg)
.jpeg)
O Projeto Rede Escolas Ativas do IEE consiste em quatro módulos realizados de forma híbrida, com dois encontros presenciais e dois virtuais, em vários municípios do país. Após isso, será realizado um seminário presencial para promover uma troca de experiência e conferir os resultados obtidos com os professores com seus alunos em sala de aula. Em Sergipe, o município de São Cristóvão foi o único contemplado, referenciado pelo seu excelente trabalho de equipe e pelo sucesso obtido em parcerias anteriores.
De acordo com a representante do IEE, Cibele Venâncio, o Projeto Rede Escolas Ativas foi desenvolvido pelo Instituto junto ao Ministério da Cidadania (MC) através da Lei de Incentivo ao Esporte, e busca formar educadores por meio do movimento, em como se relaciona em todo o contexto escolar, seja na saúde, no aprendizado, entre outras questões. “Queremos que as escolas reflitam a relação de atividade física das crianças e que os professores observem o movimento deles. Atualmente nós temos uma geração cada vez menos praticante de exercícios, então queremos incentivar as escolas a pensar caminhos para colocar esses jovens em movimento”, explicou.
.jpeg)
Cibele Venâncio, representante do IEE
A representante da Semed, Thais Mara, considerou o módulo relevante pois acabou aprendendo sobre os benefícios da movimentação para o desenvolvimento pessoal do estudante, o professor enquanto profissional e a escola como um todo. “Aqui nós temos representantes que são professores, cuidadores e estagiários que vão ser multiplicadores em suas unidades de ensino. Nós dependemos de todo esse público para a aprendizagem dos nossos alunos, e esse envolvimento não é só em sala de aula, mas em todos os campos da sua unidade. Então o porteiro precisa estar bem, a merendeira precisa estar bem, todo mundo precisa estar bem para que a escola funcione”, disse.
.jpeg)
Thais Mara, representante da Semed
O aluno como protagonista
A gestora da EMEF Dr. Martinho de Oliveira Bravo, Eliana Santos, elogiou a atividade e espera aplicar o que foi ensinado dentro da sala de aula. “Se cada professor tivesse consciência de que esse trabalho ajuda, ele colocaria em prática porque não será um benefício somente para o aluno, mas também para a escola, vai estimular o estudante e assim ele terá um resultado nos trabalhos que ele está realizando”, comentou.
.jpeg)
Eliana Santos, gestora da EMEF Dr. Martinho de Oliveira Bravo
Já a diretora da EMEF Deputado Antônio Carlos Leite Franco, Leda Pereira, compartilha da mesma opinião e acrescentou que já está programando atividades para inserir aos seus alunos. “Essa atividade dá um gás e mobiliza o aluno numa forma diferente de incentivar a aprendizagem, além de movimentar mais, então é muito importante”, finalizou.
.jpeg)
Leda Pereira, diretora da EMEF Antônio Carlos Leite Franco
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Educação

Prefeitura de São Cristóvão realiza entrega de kit completo de material escolar para estudantes da rede municipal de ensino

Prefeitura de São Cristóvão recebe novo ônibus escolar para atender crianças da zona rural
