07/02/2025

Município de São Cristóvão é contemplado com novos computadores para formação de trabalhadores

O município de São Cristóvão foi contemplado com 10 novos computadores por meio do programa Escola do Trabalhador 4.0, uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego que visa oferecer cursos gratuitos de formação em tecnologia e produtividade. Os equipamentos foram entregues nesta sexta-feira (07), durante uma cerimônia simbólica no Instituto Federal de Sergipe (IFS), em Aracaju.

A ação faz parte do Programa Computadores para a Inclusão, do Ministério das Comunicações, que beneficia instituições parceiras do Escola do Trabalhador 4.0. Representando a Cidade Mãe, o prefeito Júlio Nascimento e o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Josenito Oliveira, estiveram presentes para receber os equipamentos, que serão utilizados para ampliar a qualificação profissional no território.

Para o prefeito Júlio Nascimento, garantir que os trabalhadores estejam capacitados e conectados com as novas tecnologias é fundamental para o desenvolvimento de São Cristóvão. “Com esses novos computadores, estamos ampliando as oportunidades de qualificação, promovendo a inclusão social e preparando nossos profissionais para um mercado cada vez mais digital e competitivo. Investir na formação da nossa gente é investir no futuro da cidade, gerando mais empregos e fortalecendo a economia local”, destacou.

Segundo o secretário Josenito Oliveira, a Prefeitura de São Cristóvão aderiu ao programa Escola do Trabalho 4.0 no final de 2023, com o intuito de promover mais inclusão social para os trabalhadores sancristovenses. Os novos computadores integrarão a Sala do Trabalhador, que em breve será inaugurada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet). 

“Esse novo espaço será dedicado ao apoio ao trabalhador e ao desempregado, oferecendo oportunidades de capacitação e contribuindo para a geração de emprego e renda no município”, explicou o secretário, completando que o projeto abrange desde o letramento digital até cursos de programação, voltados principalmente para a comunidade mais vulnerável, incluindo jovens e idosos. 

Na cerimônia, em que também foi inaugurado o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do IFS, o Superintendente Regional do Trabalho, Cláudio Barreto, reforçou o apoio aos movimentos sociais do estado, fortalecendo a parceria com as entidades presentes. “Atualmente, estamos presentes em 46 municípios do Estado de Sergipe, com a participação de prefeituras, sindicatos e ONGs. Espero que essa parceria seja ampliada para que possamos chegar aos 75 municípios do Estado de Sergipe”, enfatizou.

O Superintendente Regional do Trabalho, Cláudio Barreto e o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tércius

Escola do Trabalhador 4.0

O Escola do Trabalhador 4.0 é um projeto do Governo Federal em parceria com a Microsoft que oferece mais de 50 cursos gratuitos e online em tecnologia e produtividade. A iniciativa, promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego dentro do programa Caminho Digital, busca qualificar profissionais e facilitar sua inserção no mercado de trabalho. Os cursos podem ser acessados de qualquer lugar do país e garantem certificados de conclusão aos participantes.

Esse projeto é incorporado pelo programa Computadores para a Inclusão, do Ministério das Comunicações, que, de acordo com o secretário de Telecomunicações desse ministério, Hermano Tércius, é realizado em três principais eixos. O primeiro é a doação de computadores, com equipamentos usados sendo restaurados em centros de recondicionamento e distribuídos para instituições públicas, comunidades indígenas, quilombolas e pessoas em situação de vulnerabilidade. 

O letramento digital é o segundo eixo, que oferece treinamentos para capacitar os beneficiados no uso da internet, ampliando suas oportunidades de emprego e qualidade de vida. Por fim, o terceiro eixo garante o destino correto dos resíduos eletrônicos, promovendo a reciclagem segura dos componentes e evitando a contaminação do meio ambiente por metais pesados. 

“O Computadores para Inclusão não apenas fornece tecnologia, mas cria novos horizontes para milhares de brasileiros. Seguiremos ampliando esse projeto para alcançar ainda mais pessoas”, prometeu o secretário de telecomunicações.

Presenças

Estiveram presentes na solenidade, além dos representantes de São Cristóvão, o Superintendente Regional do Trabalho, Cláudio Barreto; o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tércius; o Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo; o Chefe de Gabinete da Secretaria de Qualificação, Emprego e Renda do Ministério do Trabalho, Henrique Aquino; a reitora do Instituto Federal de Sergipe, Ruth Sales; entre outras entidades.

Fotos: Dani Santos

Publicado por Clara Dias
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade