04/12/2025

Matrículas na Rede Municipal de Ensino de São Cristóvão começam na próxima segunda-feira (08)

Por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), a Prefeitura de São Cristóvão dará início ao processo de matrículas das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino referente ao ano letivo de 2026 a partir de 08 de dezembro. As matrículas serão realizadas de forma presencial e seguirá um cronograma específico em diferentes categorias de alunos. Os responsáveis legais ou o próprio aluno, quando maior de idade, deverão ir até às escolas nas datas previstas das 08h às 16h. 

Os estudantes que já estão matriculados na rede seguem o calendário de Matrícula Confirmada, que será realizada entre os dias 8 e 12 de dezembro de 2025. Já a Matrícula de Egressos, que frequentaram as escolas municipais em outro momento e gostariam de renovar a matrícula, pode ser feita no período entre 15 a 29 de dezembro de 2025. Já aos que desejam ingressar à rede de ensino pela primeira vez, a Matrícula de Candidatos à Rede também estará aberta no período de 22 de dezembro de 2025 a 16 de janeiro de 2026. No caso da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (EJAEF), os estudantes precisam ter no mínimo 15 anos completos. 

São Cristóvão vem sendo reconhecida nos últimos anos como uma cidade educadora, isso graças aos investimentos realizados pela gestão municipal, especialmente no ensino infantil e integral. Isso tem resultado em uma oferta cada vez maior de vagas na Rede Municipal. De acordo com a secretária municipal da Educação, Deise Barroso, a estimativa é que sejam realizadas, aproximadamente, 8800 matrículas para 2026. 

“A Rede Municipal de Educação de São Cristóvão segue com boas expectativas para o novo período de matrículas, impulsionadas pela melhoria da infraestrutura escolar, pela qualificação dos profissionais e pela ampliação de programas educacionais. Nosso planejamento prevê o aumento no atendimento das creches (0 a 3 anos), a abertura de mais turmas em jornada ampliada, caminhando para o ensino integral, e o crescimento das turmas da pré-escola e do ensino fundamental, especialmente na região do Grande Rosa Elze. Por conta do crescimento populacional nessa área, o número de estudantes tem aumentado, e estamos nos preparando para acolher essa demanda”, destaca Deise. 

Deise Barroso, secretária da Educação - foto/Érica Xavier 

Matrículas da Educação Infantil

A Educação Infantil engloba o serviço de creches e Pré-Escola. O Berçário I é dedicado a crianças de 6 meses a 1 ano, enquanto o Berçário II a crianças de 1 a 2 anos. O maternal I é voltado a crianças de 2 a 3 anos. Essas turmas ofertam Ensino Integral aos ingressados. O maternal II, que atende a crianças de 3 a 4 anos, conta com turmas que assistem os alunos durante um único turno, seja matutino ou vespertino.

A distribuição de vagas em creches seguirá critérios de prioridade, atendendo, em primeiro lugar, crianças em situação de vulnerabilidade acompanhadas pelo Conselho Tutelar. Também terão prioridade crianças em tratamento de saúde comprovado, aquelas de baixa renda inscritas em programas sociais e as que residem próximas à unidade escolar solicitada.

Cadastro e documentos necessários

Os responsáveis legais pelos estudantes matriculados têm até 15 dias após o início do ano letivo para assinar a ficha de matrícula, o Termo de Responsabilidade e preencher autorizações específicas, como o uso de dados pessoais, imagens e atualização do calendário vacinal. 

Além disso, o estudante, quando maior de 18 anos, ou o responsável, deve apresentar os seguinte documentos:

- Identidade ou registro civil; 

- Comprovante de residência; 

- Documento de escolaridade (a partir do 2º ano do Ensino Fundamental);

- Termo de Responsabilidade assinado;

- Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS);

- Cartão de vacinação para crianças de até 6 anos; 

- Declaração de vacinação atualizada;

- Foto 3x4 (quando necessário).

Na Matrícula Confirmada, a documentação será necessária somente quando houver alteração de informações prestadas na matrícula do ano anterior. Quando se trata de matrícula de estudantes na Educação Especial, o responsável deverá apresentar Relatório Médico até 30 dias após o ato da matrícula.

Caso os prazos não sejam cumpridos, as equipes gestoras entrarão em contato com os responsáveis. A ausência de confirmação resultará no cancelamento da matrícula. As matrículas devem ser realizadas em escolas próximas ao domicílio do aluno. Exceções serão feitas apenas quando não houver vagas disponíveis na unidade mais próxima. 

Foto: Heitor Xavier 

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Heitor Xavier
Personalize suas opções de acessibilidade