Marcos Santana recebe Sintese e mantém bom diálogo com a categoria

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, recebeu na manhã de ontem (13), a visita de representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese). O encontro teve como objetivo principal a discussão do piso salarial dos profissionais da educação, além de abordar outras questões relevantes ligadas à área.
A reunião, que foi marcada por um clima de diálogo e cooperação, foi considerada pelo prefeito como uma oportunidade para fortalecer os laços entre a administração municipal e os professores. O gestor ressaltou a importância desse tipo de encontro, destacando o papel fundamental dos educadores na formação dos cidadãos e no desenvolvimento da cidade.
No que diz respeito ao piso salarial, o prefeito lembrou que em 2017 a diferença entre a tabela do piso do magistério no município para o nacional era de 69%, por conta das perdas salariais impostas aos professores da rede por gestões anteriores. Marcos enfatizou que logo em sua primeira gestão assumiu o compromisso de recuperar as perdas salariais absurdas forçadas aos professores, que vem cumprindo isso ao longo dos anos, e que no mês de janeiro deste ano foi concedido o reajuste de 20%, restando apenas um pequeno percentual para igualar ao piso nacional. Segundo o gestor, isso deve ser feito até o início de 2024.
Na oportunidade, também foi discutida a questão do concurso público para o magistério, inserção do camarão na merenda escolar, Programa Professor Conectado, e o Ensino de Jovens e Adultos (EJA). O prefeito ouviu atentamente as reivindicações apresentadas pelo sindicato, se comprometeu a analisar as propostas de forma responsável e reforçou seu compromisso em trabalhar em conjunto com o Sindicato para buscar soluções que beneficiem tanto os docentes quanto os alunos do município.
"A educação é uma das lutas primordiais da nossa gestão e entendemos que a qualidade é essencial para o desenvolvimento do município. Por isso a importância do diálogo, para que as sugestões levantadas por todos cheguem a um denominador comum. Vamos avaliar as demandas apresentadas para que sigamos o melhor caminho, sempre levando em consideração as condições financeiras do município".
A vice-presidente do Sintese, Ivônia Ferreira, destacou a importância da gestão estar aberta ao diálogo para ouvir as demandas da categoria. “A educação só avança quando a gente consegue sentar para conversar, para ouvir. Os professores vem até nós, e aqui apresentamos essas demandas à gestão e levamos a resposta para os professores. Temos tido um bom diálogo com o prefeito Marcos e esperamos que mais melhorias venham para a categoria”, declarou.

Vice-presidente do Sintese, Ivônia Ferreira
Também participaram do encontro a secretária de educação, Deise Barroso, e a procuradora geral do município, Aline Magna Barroso.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Gabinete

Obras do Centro de Parto Normal de São Cristóvão são iniciadas

Prefeitura de São Cristóvão inicia estruturação de projeto de concessão para modernização da iluminação pública e serviços digitais
