Mais de 8 mil alunos iniciam o ano letivo de 2026 na rede municipal de São Cristóvão
O ano letivo de 2026 teve início nesta quarta-feira (21) na rede municipal de ensino de São Cristóvão, marcando o retorno às aulas de mais de 8 mil alunos matriculados nas escolas do município. A retomada acontece após uma semana de formações durante a Semana Pedagógica, que reuniu todo o coletivo escolar para planejamento e alinhamento das ações educacionais ao longo do ano. Com foco no fortalecimento do desempenho dos estudantes, as equipes pedagógicas estruturaram estratégias voltadas à melhoria do processo de ensino-aprendizagem, além do desenvolvimento de iniciativas que reforçam São Cristóvão como uma verdadeira Cidade Educadora.
São Cristóvão é líder e referência em educação, e para o prefeito da cidade, Júlio Nascimento, esta segue sendo uma das maiores prioridades da gestão. Na manhã de hoje, o gestor deu as boas-vindas aos alunos, na EMEF Maria de Oliveira Santos, no bairro Madre Paulina, e destacou que os investimentos na Rede Municipal seguirá acontecendo de forma contínua nas estruturas das escolas, na valorização dos professores e formações das equipes que fazem parte do corpo escolar. Para ele, o objetivo é claro e único: garantir uma educação pública de qualidade, inclusiva, com equidade e capaz de mudar realidades.
“Temos a preocupação e o cuidado por todo espaço de convivência e desenvolvimento integral dos estudantes. Este ano temos planos para algumas escolas, na EMEF Maria de Oliveira Santos, vamos fazer a revitalização da quadra esportiva, pois entendemos que são espaços essenciais, que fortalecem a prática esportiva, promovem saúde, disciplina e socialização. Seguiremos trabalhando para que a educação avance cada vez mais, com infraestrutura adequada e oportunidades para todos”, pontuou o gestor.
A secretária municipal da Educação, Deise Barroso, reforçou a importância de um bom planejamento estratégico entre os gestores das escolas, professores e demais funcionários das escolas. “Nosso início foi marcado por um planejamento coletivo, que envolveu desde professores até equipes de apoio escolar, profissionais que acompanham crianças neurodivergentes, motoristas, monitores, entre outros profissionais essenciais para o nosso trabalho. Todos passaram por formações e momentos de organização para que possamos ter, mais uma vez, um ano de sucesso”, ressaltou.
Luciano Santos, gestor da escola visitada pelo prefeito, destacou conquistas já alcançadas e novidades para a comunidade. “Nos últimos anos, nossa escola alcançou resultados muito positivos, especialmente nos níveis da alfabetização. Conquistamos o Prêmio da Jornada Nacional de Alimentação, fomos escola-piloto do Conexão DNIT e ficamos entre as 30 melhores escolas do estado em alfabetização”.
A escola que atendia 240 alunos, este ano passa a receber 320. “Para 2026, as expectativas são as melhores. Estamos implantando o 6º ano, uma grande novidade, que permitirá à comunidade contar com o Ensino Fundamental – Anos Finais, garantindo que os estudantes possam permanecer estudando aqui na localidade, perto de suas casas. Além disso, seguimos investindo fortemente em leitura, alfabetização e na capacitação dos professores”, acrescentou Luciano.
Pais e alunos
Para os alunos a volta às aulas significa reencontro com os amigos, brincadeiras e momentos novos. Isabelly Brito, de 10 anos, este ano vai ingressar no 5º ano e compartilhou suas expectativas. “Estou bem feliz, irei começar no 5º ano, são conteúdos novos, estou bastante ansiosa, mas, ao mesmo tempo, preparada para aprender muito e compartilhar bons momentos com meus amigos”.
Monalisa Jaciara, também de 10 anos, compartilhou da mesma alegria. “Eu acho muito legal o primeiro dia de aula. Gosto de estudar pela manhã, pois tenho minha tarde livre para fazer minhas atividades e brincar. A escola é um lugar que eu gosto muito, também me sinto ansiosa por mais um ano, mais desafios, aprendizados diferentes, mas espero me dar bem”.
Para uns alunos saudade e para outros novidades. A rede municipal de ensino vem recebendo cada vez mais novos alunos, como é o caso de Marina Lohanne Santos, ingressante do 5º ano. Sua mãe, Gleidiane Santos, reconhece que a transição está sendo difícil inicialmente, mas acredita na educação pública do município e confia nos professores. “Para nós, 2026 será um grande desafio, tanto para mim quanto para minha filha. Eu acredito na educação, acredito no potencial dos professores e dos gestores escolares, assim como na dedicação de toda a gestão do município de São Cristóvão”, concluiu.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Gabinete
Mais de 8 mil alunos iniciam o ano letivo de 2026 na rede municipal de São Cristóvão
São Cristóvão garante o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento e se consolida como destaque em políticas públicas para microempreendedores