Lei Seca: SMTT de São Cristóvão realiza ação conjunta com outras autoridades do trânsito para conscientizar motoristas
Na manhã desta quinta-feira (15), uma ação conjunta entre a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de São Cristóvão, a SMTT de Aracaju, a Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) e o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (DETRAN), reuniu esforços para sensibilizar motoristas e motociclistas sobre as graves consequências do consumo de álcool associado à direção. O evento, realizado nas imediações do SergipeTec, no bairro Rosa Elze, teve como foco principal a conscientização acerca da Lei Seca, que proíbe a condução de veículos por condutores sob efeito de substâncias alcoólicas.
Nilton Santos, superintendente da SMTT /SC, ressaltou que a principal missão dessa parceria é orientar e conscientizar os condutores sobre a importância de respeitar o Código de Trânsito, fazendo o uso correto de todos os elementos de segurança. “Durante esse período junino é ainda mais relevante alertar sobre o consumo de bebidas alcoólicas e a proibição de dirigir em seguida. Além disso, é fundamental destacar a necessidade de não exceder a velocidade permitida, a importância do uso do cinto de segurança no banco traseiro, pois muitas pessoas não têm conhecimento da normatização a respeito, o uso do capacete, da mesma forma que é essencial respeitar a faixa de pedestres", pontuou.
Nilton Santos, superintendente da SMTT /SC
A coordenadora de educação para o trânsito da SMTT de Aracaju, Heloísa Rezende Alves, também destacou a importância dessa parceria entre a capital e os municípios da região metropolitana. “Aracaju recebe diariamente uma quantidade significativa de motoristas provenientes de São Cristóvão, o que contribui para um intenso fluxo de veículos, tanto indo quanto voltando para a capital. É inegável que a forma como os motoristas conduzem seus veículos faz toda a diferença, e quando eles estão devidamente orientados, essa diferença se torna ainda mais perceptível, pois diminui o índice de acidentes e violência no trânsito”, enfatizou.
Heloísa Rezende Alves, coordenadora de educação para o trânsito da SMTT de Aracaju
A ação contou com a distribuição de panfletos educativos, destacando os riscos envolvidos e as penalidades previstas em lei. Além disso, uma apresentação teatral também foi realizada, abordando de forma lúdica as consequências trágicas que podem ocorrer quando se mistura álcool e direção. De acordo com o Sargento Damasceno, coordenador de educação para o Trânsito da CPTran, os trabalhos educativos são eficazes e ele ainda afirmou que “cerca de 15% dos acidentes de trânsito no estado de Sergipe, sendo estes mais drásticos, são provenientes de motoristas embriagados. Os 85% ocorrem por outros tipos de imprudência do condutor”.
Sargento Damasceno, coordenador de educação para o Trânsito da CPTran
O sargento ainda acrescentou que neste período de festejos juninos o consumo de bebida alcoólica aumenta e as pessoas se deslocam ainda mais para outros municípios. “Na região da grande Aracaju o número de pessoas que vão utilizar da mobilidade urbana aumenta e muitas delas não estão habituadas à fiscalização de trânsito, por isso realizamos essa campanha educativa, principalmente em conjunto com outras autoridades de trânsito, com o foco na bebida alcoólica e direção. Trata-se de um trabalho preventivo para fazer com que as pessoas compreendam que beber e dirigir é crime”, frisou.
Condutores orientados durante a ação
Robert de Barros Lázaro, motorista, considera a ação de grande importância e frisou que álcool não combina com direção. “A conscientização sobre os perigos do consumo de álcool enquanto dirige é fundamental para garantir a segurança de todos. Eu sempre tive em mente que álcool não combina com direção, e é algo que eu faço questão de respeitar. Porém, infelizmente, ainda existem pessoas que não têm essa mesma consciência e colocam em risco a vida delas e de outras pessoas ao dirigir sob o efeito de bebidas alcoólicas”, destacou.
Robert de Barros Lázaro, motorista
O eletricista José Fernandes, que transitava pelo local da Blitz, afirmou que a iniciativa “serve para alertar de que quando alguém bebe, muitas vezes perde o controle de si mesmo, o que pode resultar em acidentes gravíssimos. A conscientização é fundamental para que as pessoas entendam que colocar suas vidas e a de outras em risco não é uma escolha sensata. Através dessa ação conjunta, espero que mais pessoas se conscientizem dos perigos e evitem dirigir sob efeito de álcool, preservando a segurança de todos no trânsito", afirmou.
José Fernandes, eletricistra
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Trânsito
Justiça suspende decisão que anulava licitação do transporte metropolitano após pedido de São Cristóvão
São Cristóvão recebe operação “Fim de Ano Seguro” para orientar população sobre trânsito responsável