IPTU 2023: Contribuintes têm até o dia 28 para realizar pagamento com 10% de desconto
A Prefeitura de São Cristóvão através da Secretaria da Fazenda, Orçamento e Planejamento (Semfop) está com calendário público para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU/2023). Para os contribuintes que não possuem débitos de exercícios anteriores e que desejam efetuar o pagamento integral tem até o dia 28 de Abril para a quitação com 10% de desconto.
Aquele cidadão que queira realizar o débito do IPTU/2023 de forma parcelada, a primeira parcela vence no dia 28 de Abril, e as outras quatro seguem com vencimento nos dias 31 de maio, 30 de junho, 28 de julho e 31 de agosto, respectivamente. O menor valor de cada parcela para “pessoa física” é de R$ 89,25 e “pessoa jurídica” R$ 178,50.
Para este ano, ficam atualizados os valores venais dos imóveis em 5,90% com base na variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo e Especial - IPCA-E, acumulado de janeiro a dezembro de 2022, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A arrecadação efetiva do IPTU é exigida pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LC nº 101/2000). O recolhimento dos impostos é investido em melhorias para a população, como serviços de abastecimento de água, iluminação pública, salários dos servidores públicos, saúde, entre outros setores, podendo ser utilizado de acordo com as necessidades do município. A repartição do IPTU é de 25% destinado à Educação, 15% à Saúde e 7% à Câmara dos Vereadores.
De acordo com a coordenadora de cadastro imobiliário, Denise Reis, alguns motivos que levam a uma parcela de moradores não pagarem o IPTU é a desinformação quanto a obrigatoriedade e direitos do contribuinte, além de cadastro desatualizado. “Mas a atual administração desde que assumiu em 2017, vem implementando ações de regularização fiscal dentro da legalidade, garantindo o direito de defesa do contribuinte para regularizar sua dívida junto ao município."
Aqueles que estão regularizados com o IPTU do município, participam ativamente das melhorias que vêm acontecendo por toda cidade, garantindo melhor qualidade de vida para si mesmo, para a família e todos que vivem na cidade. “Além disso, o contribuinte pode emitir a Certidão Negativa de Débitos para diversas transações imobiliárias", complementa Denise.
Foto: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Fazenda
Contribuintes de São Cristóvão têm até 31 de dezembro para quitar dívidas com condições especiais através da Campanha de Regularização Fiscal
Prefeitura de São Cristóvão paga segunda parcela do 13º salário dos servidores nesta sexta-feira