Informação e cuidado são foco das UBS em ações de saúde no Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher celebra as conquistas sociais, econômicas, culturais e políticas das mulheres. Pensar e planejar a sua saúde também é um direito conquistado, além de ser essencial para a garantia de qualidade de vida e longevidade. Com esse intuito, as UBS de São Cristóvão promoveram uma série de ações educativas e preventivas com foco na saúde das mulheres de suas regiões. As ações aconteceram nas unidades Raimundo José, Massoud Jalali, Bruno Kaike e Sinval José de Oliveira.
As atividades envolveram salas de espera com palestras e atividades, testes rápidos, consultas e exames. Nessas ocasiões, o atendimento foi integrado entre diferentes áreas da saúde, contando com cuidado à saúde bucal, atendimento a hipertensas e diabéticas, atualização de cartão de vacina, orientações sobre alimentação saudável, exercício físico, saúde mental, violência e planejamento familiar.
Maria Helena Andrade, coordenadora da Divisão de Saúde da mulher, explicou que todas as atividades foram organizadas com o principal objetivo de chamar a atenção para o autocuidado, prevenção e promoção à saúde, o que, por vezes, é negligenciado em meio às rotinas atribuladas das mulheres. “O autocuidado vai além de prevenir doenças, também tem a ver com o empoderamento a partir do autoconhecimento e da capacidade de discernir o que pode interferir na vida da mulher. Dessa forma, essas ações são de extrema importância para mobilizar, sensibilizar e empoderar as mulheres”, afirmou.
Na UBS Raimundo de Aragão, por exemplo, foram realizados testes rápidos para ISTs: hepatite B e C, HIV e sífilis. Fernanda Menezes dos Santos, diretora da unidade, explicou que as pacientes foram convidadas através de visitas domiciliares de agentes de saúde e em idas à unidade. “Hoje estamos aqui comemorando o Dia Internacional da Mulher devido à luta pela igualdade de gênero. Além dos exames, também teremos consultas médicas e de enfermagem, e palestras com a equipe do Centro de Especialidades”, explicou a diretora.
Fernanda Menezes dos Santos, diretora da unidade de saúde Raimundo Aragão
Os exames são realizados todos os dias, no entanto perante agendamento prévio. A vantagem de participar da ação é poder adiantar esses exames pelo acesso à disponibilidade imediata. Rosimeire Lima foi uma das agentes de saúde que realizou visitas domiciliares para mobilizar a população local a aproveitar esses benefícios. “A importância de trazer conhecimento e o cuidado à mulher não existe somente hoje, mas sempre devemos destacar a valorização dela se cuidar e ter conhecimento das doenças que acometem as mulheres, que tiram a vida, como câncer de colo do útero e de mama”, reforçou. As agentes de saúde também convidaram profissionais de beleza da região, para presentear moradoras sorteadas com cortes de cabelo e manicure gratuitos.
Rosimeire Lima, agente de saúde
Maria Socorro dos Santos foi uma das moradoras que usufruiu das ações do município para conferir seus índices de saúde. Ela contou que é hipertensa e faz um acompanhamento semanal na unidade Raimundo de Aragão. “O atendimento acontece com frequência e eu sempre participo conferindo minha pressão e glicemia”, relatou, enquanto aproveitava a ocasião para acompanhar as palestras.
Maria Socorro dos Santos, usuária da UBS Raimundo Aragão
Doenças crônicas e saúde da mulher
No Brasil, Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) são responsáveis por 75% dos óbitos da população, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Quando falamos em saúde da mulher, doenças cardiovasculares e diabetes tipo II são algumas das causas que mais as levam ao óbito. Casos mais graves podem ser evitados apenas com cuidados de saúde básica e monitoramento, o que é oferecido tanto nas ações ofertadas no Dia Internacional da Mulher quanto no dia a dia das unidades de saúde de São Cristóvão.
Outro exemplo foi a ação realizada na UBS Bruno Kaike, onde o tema central foi “Saúde da mulher e alimentação saudável”. O assunto foi pensado com o objetivo de incentivar hábitos saudáveis nas mulheres da região, para prevenir DCNTs. A ação envolveu aferição de pressão arterial e glicemia, assim como distribuição de lanches saudáveis.
Serviços ofertados
O Sistema de Saúde de São Cristóvão trabalha diariamente para propiciar um atendimento humanizado e de qualidade para a mulher, o que envolve o cuidado e o acompanhamento a longo prazo da saúde de suas cidadãs, que contemplam a maioria da população do município. A Política de Atenção Integral de Saúde das Mulheres compreende que a saúde é um conjunto de processos que envolvem fatores biológicos, sociais, econômicos, culturais e históricos.
Dessa maneira, a atenção à saúde da mulher deve ser dada em todas as fases de evolução do seu corpo. Pensando nisso, o sistema oferece diversas atividades voltadas ao público feminino. Ao zelar pelo planejamento familiar, são ofertados métodos anticoncepcionais, junto a orientações de uso e eficácia na Atenção Básica, o que inclui métodos definitivos como laqueadura e duradouros como a inserção do DIU. Testes rápidos de gravidez também são disponibilizados, assim como pré-natal e acompanhamento médico, enfermeiro, odontológico e de assistência social.
Outros exames ofertados são o citopatológico (preventivo de colo do útero), mamografia, testes rápidos para ISTs (sífilis, HIV, hepatite B e C). Para as jovens, são oferecidas vacinas contra HPV, assim como atendimentos voltados à saúde mental, sexual, reprodutiva, e gênero. Atividades de educação e promoção à saúde também podem ser acessadas nas UBS José Amado, Silva José, Raimundo Aragão, Irônia Maria, assim como grupos de saúde mental no Massoud Jalali e atividades na academia da saúde, como no grupo Normalizar.
Ações do Mês da Mulher
As ações de saúde em homenagem ao mês da mulher continuarão a acontecer em outras datas do mês de março e outros locais, e você pode conferir as próximas através da agenda abaixo:
UBS TÂNIA CHAGAS
09/03 - Povoado Coqueiro junto à educação na escola da comunidade
UBS JOSÉ AMADO
14/03 - Sala de Espera com tema “Violência doméstica”
20/03 - Dia alusivo à mulher com oficina de autocuidado.
UBS JAIRO TEIXEIRA
23/03 – Ação de educação em saúde, exame citopatológico, requisição de mamografia e testes rápidos (à tarde, na igreja)
30/03 – Final do Apicum, ação de educação em saúde, exame citopatológico (de manhã, na comunidade Enseada
31/03 – Ação de manhã na UBS
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Saúde

Valoriza GTES-SUS: profissionais de saúde de São Cristóvão participam de formação sobre prevenção de agravos no trabalho

São Cristóvão avança na saúde com assinatura de ordens de serviço para construção de duas novas unidades básicas
