08/10/2024

Inclusão Digital: Prefeitura de São Cristóvão distribui lousa digital nas escolas da Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), deu mais um passo significativo para melhorar cada vez mais a Educação da cidade com a entrega de lousas digitais em 30 escolas municipais. O investimento para essa iniciativa foi por volta de R$1,6 milhão de reais, viabilizado com recursos do governo do estado através do Programa Alfabetizar Pra Valer. 

A entrega simbólica aconteceu no dia 28 de agosto na EMEF Terezita de Paiva Lima que, segundo a secretária da Educação, Deise Barroso, foi escolhida devido ao seu resultado positivo na alfabetização dos alunos. “Escolhemos essa escola para ser a primeira a receber os novos recursos, porque, até 2019, os alunos não conseguiam avançar tanto como agora. Atualmente, é a primeira escola do município a alcançar 100% de alfabetização, alfabetizando todas as crianças e conquistando o primeiro lugar em alfabetização”. 

Deise Barroso, secretária da Educação 

A secretária enfatizou o cuidado que todos na Rede de Ensino tiveram ao optar por esse avanço tecnológico. Incluí-los na era digital foi um passo crucial para a renovação da educação. No entanto, esse progresso só foi possível após um trabalho bem-sucedido na alfabetização completa de todos os alunos. Esse esforço resultou em São Cristóvão alcançando o primeiro lugar no IDEB 2023 em Sergipe.

“Essa é uma nova maneira de ensinar. Sempre digo que é fundamental que o aluno aprenda a ler e escrever na idade certa, para que possamos, então, incluí-lo na era digital. Estamos cumprindo nosso papel e já alcançamos grandes avanços. Agora, chegou o momento da inclusão digital. Os alunos precisam ter acesso à tecnologia, e os professores necessitam de recursos tecnológicos para ensinar de forma diferente. Neste dia, os alunos, junto com a comunidade escolar e os professores, recebem a lousa digital, e nos próximos dias, também estaremos integrando os tablets”. 

Deise complementa sua fala informando que tudo foi planejado dentro de uma proposta pedagógica, e que será emitido um Decreto informando como será o programa denominado “Educação Mais Conectada”. “Nosso objetivo é garantir que o aluno não fique preso apenas às telas, mas que ele possa vivenciar diferentes momentos de aprendizagem na escola e nas salas de aula. Esses equipamentos chegam às escolas como mais um recurso para enriquecer o processo de aprendizagem”. 

As lousas digitais funcionam como grandes computadores móveis, e prometem transformar o ambiente de aprendizagem ao proporcionar aulas mais interativas e atraentes tanto para os professores quanto para os alunos. A professora do segundo e quinto ano, Tainara de Oliveira, conta que já usufrui da tecnologia com os alunos e compartilha como está sendo a experiência. 

“Vivemos em um mundo totalmente conectado, e a escola não pode ficar de fora disso. Ela também precisa estar conectada para se tornar mais atrativa e interativa para os alunos. Por exemplo, já utilizei muito o data show para projetar atividades na tela, o que ajudou a melhorar a interação dos alunos. Com a lousa digital, essa participação será ainda mais facilitada, permitindo que os alunos se envolvam ativamente nas aulas. Essa integração da tecnologia na educação é muito importante, é mais um ganho significativo na nossa Rede Municipal de Ensino”, partilha Tainara. 

Tainara de Oliveira, professora 

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, destaca em sua fala a importância das crianças se tornarem cidadãos críticos e com a liberdade de escolha de serem o que quiserem ser. “Estamos empenhados em oferecer mais ferramentas aos nossos professores para apoiar essa tarefa tão digna e importante. Queremos proporcionar às nossas crianças a possibilidade de escolher seu futuro e se tornarem cidadãos críticos. Nosso objetivo é garantir que elas não sejam subjugadas ou compradas pela necessidade ou vulnerabilidade econômica. Com essas novas ferramentas, esperamos que nossos alunos desenvolvam uma análise crítica da realidade e possam exercer sua opinião de maneira firme e consciente".

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão 

O processo da Inclusão Digital 

Estava presente na entrega Claudia Stippe, representante do Programa Inclusão Digital, que atua no município desde 2017. Esse projeto é do governo do estado em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, que lançou um plano de inclusão digital que foi adotado por 29 municípios, incluindo São Cristóvão. Trata-se de um programa que oferece treinamento para professores, conteúdos específicos e a entrega gratuita de equipamentos para as prefeituras e o governo do estado. 

Segundo Cláudia, a Prefeitura de São Cristóvão aderiu ainda em 2017 e, a partir de 2018, começou a distribuição das maletas digitais que compõem tablets e computadores, além do treinamento específico com os professores. Nesse início, a cidade passava por um cenário precário e desafiador, em termos de infraestrutura e pedagogicamente. Depois de anos, com trabalhos árduos de todos que compõem a Educação da Cidade Mãe de Sergipe, o ensino melhorou significativamente e se tornou a melhor no estado. 

“O programa que foi iniciado em 2017 continua ativo e tem se renovado ao longo dos anos. Estamos agora no sétimo ano do projeto com as maletas nas escolas, e observamos um grande avanço. Além do uso de tablets e conteúdos digitais, que foram incorporados gradualmente, agora estamos introduzindo a lousa digital”, complementa Cláudia. 

Claudia Stippe, representante do Programa Inclusão Digital

Cláudia afirma ainda que há uma diferença entre o uso da tecnologia como observamos nas redes sociais e a tecnologia aplicada à educação. “Essa lousa digital representa uma grande diferença para o ensino. Ela permite que o professor interaja diretamente com os alunos, criando uma dinâmica mais envolvente. Enquanto os alunos utilizam os tablets, o professor pode estar na tela, facilitando a troca de informações e tornando o processo de ensino mais interativo. A tecnologia em prol da educação é uma ferramenta poderosa que pode transformar a maneira como aprendemos e ensinamos”. 

Carla Amanda, gestora da EMEF Terezita de Paiva Lima, sente-se grata por mais um avanço na Educação, o qual permitirá oferecer uma trabalho mais qualificado e mais atrativo para os alunos, encantando-os cada vez mais a estarem presentes na escola e, melhor, a gostarem de estar na escola. “A lousa digital vai  permitir trabalhar digitalmente as habilidades já abordadas em sala de aula, complementando o material tradicional utilizado pelos professores. Esse avanço representa um ganho significativo para a educação, pois contribui para a qualificação do ensino e também serve como uma ferramenta para motivar e atrair os alunos, já que eles se sentem naturalmente atraídos pela tecnologia, os mantendo engajados e presentes na escola”. 

Carla Amanda, gestora da EMEF Terezita de Paiva Lima

Mudanças gratificantes 

Na ocasião da entrega, todo corpo escolar foi convidado, inclusive a família. Representando todos os pais e responsáveis, Bárbara Letícia expressou sua gratidão por todos os avanços na Educação em São Cristóvão. “Não tenho o que questionar sobre a educação, pois, graças a Deus, a educação em São Cristóvão melhorou muito ultimamente. Eu como mãe estou muito grata. Acredito que todas as mães estão felizes ao ver os resultados alcançados pelos nossos filhos. Costumo dizer que a educação começa em casa, e a escola complementa esse processo. E, nesse complemento, estou percebendo uma grande evolução. Fico até surpresa com as influências positivas que minha filha traz da escola para dentro de casa. Acabo aprendendo junto com ela”.

Bárbara Letícia, representante dos pais e responsáveis 

Ao ver a alegria e empolgação das crianças, Bárbara enfatiza que a iniciativa está realizando sonhos que muitos pais não tiveram a oportunidade de conquistar. “É emocionante ver nossas crianças sendo influenciadas por algo que nós, como pais, não tivemos a oportunidade de ter. Hoje, o prefeito Marco Santana está proporcionando algo que muitos pais não têm condições de oferecer: uma tecnologia de qualidade nas escolas. Nossos filhos terão a chance de aprender a usar tablets, celulares, notebooks e muito mais. É realmente uma grande gratidão, e acredito que a educação vai melhorar ainda mais com esses recursos”. 

Fotos: Heitor Xavier 

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Heitor Xavier
Personalize suas opções de acessibilidade