I Mostra de Artesanato da Cidade Mãe de Sergipe acontece na Praça da Matriz

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), realiza a I Mostra de Artesanato da Cidade Mãe de Sergipe - Associativismo, Economia Criativa e Solidária - em parceria com a Associação de Artesãs e Artesãos Mãos que Pensam. A iniciativa que celebra o Dia Nacional do Artesão, comemorado no dia 19, traz como oportunidade um espaço de visibilidade a tudo que é produzido em termos de artesanato, gastronomia e produtos da economia criativa e solidária. A mostra acontece nesta sexta-feira (22) até as 17h, e no sábado (23) até às 19h na Praça da Matriz.


De acordo com a diretora municipal do Trabalho, Neusa Malheiros, a ideia da mostra é buscar a valorização do que é produzido artesanalmente para uma profissão que é tão importante. “É um compromisso da gestão com esse segmento da economia local e que também contribui para a divulgação do turismo na cidade, promover eventos de destaque para esta classe, de maneira a fomentar, valorizar e oportunizar renda para todos que vivem do artesanato”.

A diretora destaca também a parceria com a associação e a prefeitura na realização dessa primeira mostra. “É importante também trazer a relevância do trabalho do associativismo que contribui para o fortalecimento enquanto segmento coletivo. Portanto, essa mostra traz uma perspectiva de fortalecer esse trabalho coletivo, organizativo desse segmento”.



Segundo a representante da associação, Maria do Carmo Batista, o artesanato ainda é uma atividade de complemento na renda das famílias, mas a intenção dos artesãos e a associação é que o artesanato possa ser um emprego, produzindo uma renda maior para aqueles que produzem, quanto para o município.

“Por enquanto fazemos algumas feiras nível município, mas estamos fazendo parte de outras instituições, a associação hoje é filiadas a Unisol, e estaremos participando da Feira da Economia Popular Solidária, e pretendemos abranger, fortalecer, diversificar o conhecimento, agregar valor e fazer com que o artesanato não seja só como um complemento, mas um emprego. Então esse momento aqui da amostra, essa junção dos equipamentos da e a associação com certeza vai ajudar bastante, vai fortalecer, vai dar visibilidade ao artesanato”, destaca Maria.
Expositores
“A gente fazia e vendia em casa mesmo através de encomendas, mas depois que o prefeito passou a abrir esses espaços para gente para exposição tivemos mais visibilidade, mais conhecimento, pois encontramos aqui outros artesãos. São espaços que recebem muitos visitantes, moradores aqui da cidade e de fora também, gostam do nosso trabalho, compram o que está exposto ou fazem sua encomenda e isso é maravilhoso pra gente”, partilha Maurina Corrêa Santos, artesã.

“Acho que todo negócio, todo pequeno empreendedor, quando surgem oportunidades para expor os produtos, trazer visibilidade para o trabalho, é super válido, porque mais pessoas acabam conhecendo os produtos, conhecendo a empresa e isso, com certeza, é positivo e traz benefícios para o negócio em si’, afirma Darley Possamai, responsável pela Vinícola Possamai.

Programação dias 22 e 23/03 das 10 às 19h
Dia 22/03
Exposições:
Mestre Passos - Artesão e Luthier
Matheus Santana - Luthier
Mestre Nivaldo Oliveira
Artista plástico Gladston Barroso
Produtos da Sala dos Saberes e Fazeres
Produtos da gastronomia típica de São Cristóvão
Stand da Associação “Mãos que Pensam”
Projetos da Casa da Costura “Dona Zil” e da Casa Cosmos
Sala do Empreendedor - Apresentação dos Serviços disponíveis
Troca da Palavra - A Literatura Local
Tendas das Atividades Terapêuticas do MOPS
15h | Roda de Conversa: “O artesanato Sancristovense além das fronteiras” - Uma experiência do Coletivo de Bonequeiras Temáticas em Exposição no Rio de Janeiro (Tatá e Dona Lourdes)
16h | Apresentação da Chegança do Grupo AMI
17h | Oficina Criativa: crochê, bordado e costura criativa.
Dia 23/03
Feira São Criativos
16h30 | Performance de Capoeira *23/03
Troca da Palavra - A Literatura Local
Tendas das Atividades Terapêuticas do MOPS
17h30 | Momentos Musical: Voz e Violão com Janaína Feliz.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Desenvolvimento

São Cristóvão lidera geração de empregos formais no interior de Sergipe no primeiro semestre de 2025

Prefeitura de São Cristóvão une empreendedores da cidade para discutir desenvolvimento e oportunidades de negócios
