I Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de São Cristóvão é realizada
Nesta quarta-feira (02) aconteceu no Salão das Carmelitas a I Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de São Cristóvão. O evento foi realizado pelo Conselho Municipal de Saúde, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e tem como objetivo reafirmar a luta por condições de trabalho dignas e pelo direito à saúde de todas as pessoas, fortalecendo o compromisso do município com políticas públicas inclusivas e eficientes.
Com o tema "Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano", o encontro representou uma etapa fundamental para a construção de propostas que irão subsidiar as conferências estadual e nacional, garantindo que as necessidades locais sejam consideradas nas discussões de maior abrangência. A participação ativa da sociedade é essencial para ampliar o debate e promover soluções concretas para a melhoria das condições de trabalho e da saúde da população trabalhadora.
A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilvania de Souza, explicou que estavam presentes na conferência trabalhadores de diferentes setores, sejam eles do serviço público, privado ou autônomos, com a finalidade de propor políticas públicas que beneficiem os trabalhadores de maneira mais ampla, e não apenas aqueles da área da saúde.
“Este é um espaço democrático e essencial, onde ouvimos e debatemos questões fundamentais para a saúde daqueles que dedicam suas vidas ao trabalho e ao cuidado de outros. É um momento de reconhecimento, valorização e busca por melhores condições para que esses profissionais também sejam vistos e cuidados”, acrescentou a presidente.
Maria Fernanda, diretora de Planejamento e Gestão da SMS, enfatizou que as discussões abrangem diversos aspectos, como saúde física e mental, melhores condições de trabalho, remuneração justa, apoio psicológico, entre outros. O foco é garantir dignidade e preservar a saúde dos trabalhadores, reconhecendo esse direito fundamental. Dessa forma, a conferência busca reunir propostas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e das condições de trabalho dos profissionais de todas as áreas do município.
As discussões foram divididas em três eixos, trazendo um pouco da gestão, do usuário e do trabalhador. No final da conferência, foram reunidas propostas de todos os três eixos que serão encaminhados para a Conferência Estadual de Saúde e depois para a Conferência Nacional de Saúde.
“Essas propostas também podem ser levadas para o nosso plano municipal de saúde, que será realizado após a nossa conferência de saúde, mas não impede que também tenha um eixo de saúde do trabalhador. Então essas propostas serão aproveitadas tanto a nível municipal, quanto estadual e também nacional, caso elas sejam aprovadas. E daqui também sairão os delegados, representantes da gestão, dos trabalhadores e dos usuários para as próximas conferências”, destacou Maria Fernanda.
Esteve presente no evento a superintendente da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde, Jisy Pereira, que destacou a importância da conferência como um espaço democrático, de luta e escuta da sociedade. Ela também ressaltou que a Conferência Nacional será realizada em agosto deste ano e que as propostas discutidas nesta quarta-feira integrarão o debate em nível estadual e nacional.
“A participação do Ministério da Saúde é fundamental nesses espaços, pois a gestão da saúde no Brasil é tripartite, envolvendo o município, o estado e o governo federal. Neste contexto, estou representando o ente federal, reforçando a importância dessa colaboração para a construção de políticas públicas mais eficazes para a saúde dos trabalhadores”, explicou a superintendente.
Adailton dos Santos, diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), expressou sua satisfação por participar dessa importante conferência. “É fundamental que esta conferência represente todos os trabalhadores, usuários e gestores envolvidos, garantindo a construção de propostas de políticas públicas eficazes. As propostas aprovadas aqui contribuirão para o avanço das políticas públicas estaduais, sendo incorporadas ao Plano Estadual de Saúde. Além disso, também serão levadas para o nível nacional, fortalecendo a implementação de melhorias na saúde dos trabalhadores em todo o país”.
Na parte externa, equipes da saúde estavam oferecendo serviços de vacinação, testes rápidos e auriculoterapia.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Saúde

Prefeitura de São Cristóvão oferta exames preventivos e atendimentos de saúde da mulher na ação “Mulheres que Inspiram”

Prefeitura de São Cristóvão retoma diálogo com sindicatos de assistência social, psicologia e nutrição para assegurar avanços às categorias
