05/11/2025

Festival Escolar de Atletismo incentiva e democratiza a prática esportiva para crianças e adolescentes em São Cristóvão

Com o objetivo de aproximar e ampliar a prática esportiva para crianças e adolescentes de São Cristóvão, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) realizou, na última terça-feira (04), o Festival Escolar de Atletismo. O evento, que aconteceu no Campo do Limão, localizado no bairro Lourival Batista, contou com a presença de estudantes da rede municipal e estadual de educação, profissionais de educação física e gestores municipais para participar de uma imersão nos princípios da corrida, salto em distância, salto em altura e arremesso de peso.

Os exercícios e dinâmicas do atletismo foram apresentados aos alunos por Vânia Azevedo, diretora de Planejamento da Semel e idealizadora da iniciativa, que tem mais de quatro décadas de experiência na modalidade. “O atletismo é acessível, democrático e é de todos. Acima de tudo, o atletismo contempla todas as categorias, sendo amador ou profissional, e traz todos os movimentos naturais, como correr, saltar, lançar, arremessar. Ele também dá o empoderamento a esses alunos, que podem ir além do que fazem no dia a dia e ganhar motivação na sala de aula, assim como novas amizades”, afirmou. 

Vânia Azevedo, diretora de Planejamento da Semel e idealizadora da iniciativa

Segundo Anthony Couto, coordenador de esportes escolares da Semed, fomentar a prática esportiva nas escolas é fundamental para o desenvolvimento dos jovens. “A importância do evento é gigante para proporcionar uma vivência inicial do atletismo aos meninos que têm uma vivência diferente”, ressaltou. Para a atividade, a equipe ainda contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), que implantou uma caixa de areia para o salto em distância. 

Anthony Couto, coordenador de esportes escolares da Semed

Aproveitando a oportunidade para seus alunos, Weslan Trindade, diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Francisco de Andrade, reforçou a importância de ações como essa para viabilizar o contato com novos tipos de esportes para os moradores de regiões mais periféricas da cidade. “O atletismo vem com a intencionalidade de mostrar as regras, o direcionamento, para promover uma postura mais séria, mais ética, sempre com respeito ao próximo e entender que eles podem tudo, inclusive realizar o sonho deles através do atletismo também”, frisou o diretor. 

Weslan Trindade, diretor da Emef João Francisco de Andrade

Para Davi Bomfim, estudante de 11 anos da Emef Maria Oliveira Santos, a experiência foi muito positiva, fazendo-o querer participar mais vezes. “Cheguei em segundo lugar na primeira rodada e na segunda cheguei em terceiro. Gostei muito e, se puder, eu faço muito mais vezes”.

Davi Bomfim, estudante da Emef Maria Oliveira Santos

Já Anthony Vinicius, aluno da mesma escola, afirmou que conseguiu correr, mesmo nunca tendo praticado atletismo antes. “Cheguei em último lugar, mas o importante é se divertir. Eu não tinha me inscrito, mas decidi vir de última hora e gostei muito. Agora quero participar mais vezes”.

Anthony Vinicius, aluno da Emef Maria Oliveira Santos

Fotos: Dani Santos

Publicado por Clara Dias
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade