21/09/2025

Festival do Camarão movimenta turismo na sede de São Cristóvão e valoriza culinária local

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), promove a 2ª edição do Festival do Camarão na Praça São Francisco. Nesta edição, a programação foi ampliada e contou com a participação de 11 restaurantes locais, além de apresentações culturais de dança e música. Sua finalidade é fortalecer o desenvolvimento econômico do município, valorizar a culinária local, dar visibilidade aos empreendimentos gastronômicos da cidade e movimentar o turismo.

A Cidade Mãe de Sergipe é a terceira maior produtora de camarão do estado, e isso é mais um motivo para a realização do festival. Todas as receitas elaboradas pelos 11 restaurantes participantes tiveram como ingrediente principal o camarão: pratos inéditos, suculentos e com toque de beleza.

Para Josenito Oliveira, secretário da Semdet, a primeira edição, realizada em 2023, foi um sucesso e, mais uma vez, o evento acontece fomentando e valorizando os produtores e empreendedores locais, além de ser um atrativo turístico. “O festival visa atrair tanto o público local quanto visitantes e turistas, movimentando a economia, gerando emprego e renda, e proporcionando uma oportunidade para que todos conheçam a culinária típica, especialmente à base de camarão, e a arquitetura histórica da Praça São Francisco, Patrimônio da Humanidade”, destacou.

Josenito Oliveira, secretário da Semdet

Para enriquecer ainda mais o festival, a Prefeitura firmou parceria com a Universidade Tiradentes (UNIT), e o Cozinha Show ficou por conta de professores e estudantes do curso de Gastronomia da referida academia. A receita de Mungunzá de Camarão foi apresentada pela chef Isabella Brito; já a receita Camarão do Amor, pela chef Thais Ribeiro.

De acordo com o coordenador dos cursos de Gastronomia e Nutrição da UNIT, Hugo Xavier, esta parceria é promissora, pois o evento oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciar, na prática, os conteúdos aprendidos em sala de aula. “Para o município, significa estruturar não apenas o aspecto físico do festival, mas também valorizar culturalmente o camarão, alimento de grande consumo e qualidade em São Cristóvão e no estado. Nesta edição, o curso de Gastronomia participa com duas preparações exclusivas desenvolvidas por professores e alunos. A expectativa é que esta seja apenas a primeira de muitas edições com essa colaboração”, ressaltou.

Hugo Xavier, coordenador dos cursos de Gastronomia e Nutrição da UNIT

Para os expositores, o Festival do Camarão representa uma grande oportunidade de visibilidade dos negócios gastronômicos da cidade. Álvaro Lima, chefe da Vila Barroca, compartilha que é a segunda vez que participa do evento e, neste ano, trouxe receitas especiais: um creme de abóbora com camarão servido em copinho, acompanhado de croutons e toque de coentro sergipano; e o “Penne de São Francisco”, massa com molho de tomate, camarão, tomate, cebola, pimentões, azeitonas e alcaparras.

“Consideramos o evento uma excelente oportunidade para dar visibilidade ao nosso trabalho, mostrando à comunidade de São Cristóvão e aos visitantes de outros estados a força da gastronomia local. Valorizamos especialmente a possibilidade de trabalhar com ingredientes muito produzidos aqui, como o camarão, permitindo que os restaurantes apresentem o melhor da culinária sancristovense”, destaca Álvaro.

Álvaro Lima, chefe da Vila Barroca

O empreendimento Casa da Mulher também marcou presença trazendo as receitas de “Camarão Chiclete” e “Hot Dog de Camarão”. “É a primeira vez que participamos do festival e está sendo maravilhoso. Sentimos que, a partir de agora, teremos mais visibilidade. A cidade está cheia de turistas, a própria comunidade está participando e o evento está sendo um sucesso. Acreditamos que festivais como esse, promovidos pela Prefeitura, ajudam muito na renda das pessoas, pois nem sempre temos oportunidades de contar com um espaço para mostrar nosso trabalho e nossos produtos”, compartilha Giovana Correia, chefe da Casa da Mulher.

Giovana Correia, chefe da Casa da Mulher

Visitantes veteranos de São Cristóvão também reconhecem a importância do Festival do Camarão. “Já vim visitar a cidade de São Cristóvão, mas estou vindo pela primeira vez para este festival. Considero o evento muito interessante porque destaca a cidade, sua cultura e sua culinária, além de impulsionar o turismo e dar oportunidade de empreendedorismo a quem não tem tanto espaço na mídia. A princípio vim prestigiar uma amiga que participa do evento com o restaurante ‘Rainha’, mas estou me deparando com outros estabelecimentos de excelente qualidade aqui no festival”, partilha o professor Marcelo Fernandes.

Marcelo Fernandes, professor 

A Cidade Mãe de Sergipe, com os seus eventos, também encanta visitantes novatos. Ramon Bispo, estudante, aproveitou o evento para uma visita à Praça São Francisco. “Essa foi uma oportunidade de conhecer mais sobre a cultura local e se inserir nela de verdade. Às vezes buscamos informações por conta própria, mas não é a mesma coisa que vivenciar o momento. Acho muito importante que a Prefeitura realize um evento como esse, dando visibilidade aos chefs e restaurantes locais, valorizando a culinária e fortalecendo a identidade da cidade.”

Ramon estava acompanhado de Lara Maria, advogada, que compartilhou sobre sua vinda, pela primeira vez, ao Centro Histórico da cidade. “Sempre tive vontade de conhecer onde tudo começou, e vi nas redes sociais a divulgação do evento, então aproveitei a oportunidade. É muito importante eventos como este, onde muitos que fazem parte da história daqui são valorizados, especialmente em uma cidade histórica que, muitas vezes, é esquecida. Isso permite que mais pessoas conheçam não só os pratos típicos, como o camarão, mas também a história e o patrimônio da cidade, fortalecendo tanto os negócios quanto a cultura local”, concluiu.

Ramon Bispo e Lara Maria 

Programação 

Além do Cozinha Show com a UNIT, o evento nesse sábado (20), foi privilegiado com com apresentações do Grupo Chorinho; com o cortejo das Caceteiras do Mestre Rindú e, para finalizar a noite do primeiro dia do Festival do Camarão, o público apreciou o show de Forró Brasões. 

Grupo Chorinho
Caceteiras de Mestre Rindú 
Forró Brasões

A programação do domingo (21) também vem recheada, confira:

16h – Cozinha Show: Munguzá de Camarão e Camarão do Amor

18h30 – Grupo Prata da Casa

19h30 – Cortejo Samba de Coco da Ilha Grande

20h30 – Samba de Salto

Fotos: Heitor Xavier 

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Heitor Xavier
Personalize suas opções de acessibilidade