Festas de fim de ano: prudência e atenção são fundamentais para garantir segurança no trânsito, reforça SMTT de São Cristóvão

Em 2021, foram registrados 64.441 mil acidentes, sendo 5.381 mortes, em rodovias federais, segundo levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Em Sergipe, no mês de dezembro de 2021, segundo o Datasus, foram registradas 397 vítimas fatais. Os meses com maior número de ocorrências, segundo a PRF, são julho e dezembro — 5.808 e 5.802, respectivamente — e de mortes — 520 e 539. No último mês do ano, em média, o número de óbitos costuma crescer cerca de 12% em todo o país.
O aumento no número de veículos circulando, viagens municipais e interestaduais, além do crescimento do consumo de bebidas alcoólicas, especialmente quando associado à direção, além da imprudência e falta de atenção ao dirigir são as principais causas do aumento de ocorrências nesta época do ano.
De acordo com Nilton Santos, superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT/SC), é preciso redobrar a atenção nesse período, em especial, quando acompanhado de crianças.
“Nós sabemos que esse é um período em que as crianças acompanham os pais nessas viagens, então é importante que elas utilizem a cadeirinha e o cinto de segurança. É uma época difícil em que ocorrem muitos acidentes, então nós fazemos essas campanhas em prol da segurança dentro do trânsito”, disse.
Confira os cuidados que podem salvar vidas no trânsito
Dirigir alcoolizado além de gerar multa gravíssima e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o condutor flagrado dirigindo bêbado, soprando ou não o etilômetro (bafômetro), pode ter sua habilitação suspensa e/ou ser preso, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Fotos: Heitor Xavier.
Recentes
Notícias recentes de Trânsito
Trânsito no Centro Histórico de São Cristóvão será alterado para a Procissão do Fogaréu

Trânsito em São Cristóvão será alterado durante a 40ª Corrida Cidade de Aracaju
