FASC 50 anos: Palco Mariano Antônio receberá grupos teatrais e companhias de dança locais, regionais e nacionais

Há 50 anos a Cidade Mãe de Sergipe celebra as diferentes linguagens artísticas através do Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), que este ano completa a 37 edições devido às pausas que impediram que a festa ocorresse ao longo dos outros anos. Retomado pela atual gestão, em 2017, o FASC manteve a tradição de realizar o evento pelos diversos cantos do Centro Histórico, com salões de literatura, cinema, cortejos pelas ruas e 04 palcos, dentre eles o Palco Mariano Antônio, que ficará no largo da Igreja da Matriz e será o ponto de encontro dos grupos teatrais e das companhias de dança.
Grupo Imbuaça, com o espetáculo ‘Mar de fitas, nau de ilusões
O nome do palco homenageia um artista sergipano que fez história no tradicional Grupo Imbuaça, o ator e pesquisador Mariano Antônio, que no FASC é lembrado através do palco que este ano terá a presença de 12 grupos divididos entre os três últimos dias do evento. Em 02 de dezembro, segundo dia do FASC, o público assistirá aos espetáculos: ‘Varieté da Cigari’, do grupo Cigari; ‘Sarapokàn’, da bailarina Michelle Pereira e por fim, o espetáculo ‘De Canoa e de Rede’, do ator Ivo Adnil.

‘Sarapokàn’, da bailarina Michelle Pereira
No dia 3 de dezembro, ao passo em que as diversas manifestações artísticas tomam conta de outras praças, ruas e prédios históricos, o Palco Mariano Antônio será marcado pela presença de grupos teatrais que já levaram a cultura sergipana a outros palcos pelo Brasil e pelo mundo, como os grupos Boca de Cena, que trará o espetáculo ‘Remundados’ e o Grupo Imbuaça, com o espetáculo ‘Mar de fitas, nau de ilusões; além das sancristovenses Cia de Teatro Loucos por Loucos, com o ‘Santo e a Porca’ e a Sodança, que apresentará ‘Ruas’.

Remundados, com Boca de Cena
O último dia do FASC será em 04 de dezembro e o público será contemplado com uma programação extensa e ainda mais variada. No período da tarde o palco Mariano Antônio ganha o espetáculo ‘Baile do Cheiroso’, do tradicional grupo Mamulengo de Cheiroso, que já percorreu o mundo com a sua arte; seguido do Samba de Coco da Ilha, que representará a cultura ancestral da comunidade sancristovense Ilha Grande, além do espetáculo ‘Cabeleira – O Musical’, da Catalise Cia dos Artistas.

Cabeleira – O Musical’, da Catalise Cia dos Artistas
No período da noite marcará presença a Companhia de Dança Carpie Diem, com o espetáculo ‘Raízes Nordestinas’ e, finalizando a programação no largo da Igreja da Matriz, o espetáculo ‘Levando a Vida no Cabelo’, com a atriz fluminense Mariah da Penha, que retratará o fortalecimento da autoestima das pessoas negras por meio da valorização da cultura afro.
Companhia de Dança Carpie Diem, com o espetáculo ‘Raízes Nordestinas’
Realização
O FASC é uma realização da Prefeitura de São Cristóvão, e neste ano conta com o patrocínio da Celi, Coca-Cola e Tiger. O apoio fica por conta da Fecomércio, Universidade Federal de Sergipe, Governo de Sergipe, Vitória Transportes, Thalu, Jaguar e RR Conect.
Confira a programação completa do Palco Mariano Antônio
Dia 02/12 - Sexta-feira
Palco Mariano Antônio, no Largo da Igreja da Matriz
15h – “Varieté Cigari” – Grupo Cigari
17h – “Sarapokàn” – Michelle Pereira
18h – “De canoa e de rede” – Ivo Adnil
Dia 03/12 - Sábado
Palco Mariano Antônio, no Largo da Igreja da Matriz
15h – “Remundados” - Boca de Cena
17h – “Mar de fitas, nau de ilusões” - Imbuaça
18h – “O santo e a porca” – Cia de Teatro Loucos por Loucos
19h30 – “Ruas” - Sodança
Dia 04/12 - Domingo
Palco Mariano Antônio, no Largo da Igreja da Matriz
15h – “Baile de Cheiroso” – Mamulengo de Cheiroso
16h – Samba de Coco da Ilha
17h – “Cabeleira – O Musical” – Catalise Cia dos Artistas
18h – “Raízes Nordestinas” – Cia de Dança Carpie Diem
19h30 – “Levando a vida no cabelo” – Mariah da Penha
Fotos: Divulgação dos espetáculos
Recentes
Notícias recentes de Cultura

Prefeitura de São Cristóvão realiza mutirões para auxiliar grupos culturais no registro como Pontos de Cultura

Confecção dos tapetes de Corpus Christi acontece em São Cristóvão nesta quinta-feira (19)
