Exposição no Iphan celebra os 15 anos da Praça São Francisco como Patrimônio Cultural da Humanidade

Na tarde desta sexta-feira (01), a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), juntamente com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), realizou a abertura da exposição “O Porvir é agora: 15 anos de chancela da Praça São Francisco”. A mostra, exposta no prédio do Iphan, convida o público a revisitar a história da praça por meio de fotografias antigas e atuais, videoanimações, objetos históricos e documentos que marcaram o processo de reconhecimento internacional.
Com entrada gratuita, a exposição ficará aberta ao público até o dia 30 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h, acompanhando o horário de funcionamento da Casa do Iphan. No espaço, o visitante encontra o dossiê da chancela, documento fundamental no processo de tombamento internacional da Praça São Francisco. Além disso, estão expostas imagens históricas do acervo digital do Iphan, da Biblioteca Pública Municipal, do Instituto Marcelo Déda e do arquivo da Universidade Federal de Sergipe (UFS).


De acordo com Laís Santos, curadora da exposição, a proposta é valorizar a memória e as vivências da comunidade ao longo dos anos, ressaltando a relevância histórica e cultural da Praça São Francisco para Sergipe e para o Brasil. “É um marco muito importante para todos nós sergipanos, especialmente os sancristovenses. Estamos celebrando uma conquista única, pois a Praça São Francisco é o único Patrimônio Cultural do estado. Isso mostra a relevância desse espaço para a história do Brasil, e optamos por apresentar isso à população por meio de fotografias, documentos e vídeos”, destacou.

Thiago Santos, chefe do escritório técnico do Iphan em São Cristóvão, afirmou estar honrado com o momento e por fazer parte da exposição, que conta de uma forma diferente e especial o processo histórico da praça. “Um momento muito especial, pois resgata lembranças da praça, das vivências da população e do contexto histórico daquele período e da atualidade. Os objetos expostos contam um pouco dessa trajetória, inclusive do processo de tombamento e da conquista da chancela, um verdadeiro marco para toda a comunidade.”

Ana Luiza, uma das visitantes da exposição, parabenizou a organização. “A exposição mistura elementos clássicos, com imagens históricas, e recursos modernos, como vídeos e experiências com inteligência artificial. Está realmente muito bonita. Vale a pena aproveitar esse momento.” Ela conta ainda que é uma forma linda de aguçar na população o sentimento de pertencimento. “Eu acho que esse é um momento para a cidade sentir orgulho, para que os moradores realmente se orgulhem de onde vivem e de até onde a nossa cidade chegou.”


E "orgulho" foi a palavra em destaque no discurso do prefeito de São Cristóvão, Júlio Nascimento. “Somos a única cidade em Sergipe com este título, um título de grande relevância para todos nós. Receber esse reconhecimento internacional mostra a grandiosidade da nossa história e da nossa cultura. E esta exposição conta toda essa trajetória, despertando na população memórias afetivas, lembranças de pessoas importantes e momentos ímpares vividos nesse lugar. Desejo que todos aproveitem esse momento para se reconectar com a cidade e com o nosso patrimônio”, finalizou o prefeito.

O prefeito de São Cristóvão visitou a exposição ao lado do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri e outra figuras políticas como o deputado estadual Paulo Junior; deputado federal Fábio Reis; entre outros.


Foto capa: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Cultura

Chancela da Praça São Francisco: Reinauguração do Museu Histórico de Sergipe integra evento e reúne autoridades em São Cristóvão

Exposição no Iphan celebra os 15 anos da Praça São Francisco como Patrimônio Cultural da Humanidade
