13/04/2021

Escolas se tornam pontos de vacinação em nova estratégia de imunização de São Cristóvão

São Cristóvão amplia o acesso da população às vacinas contra a covid-19 adotando como nova estratégia de imunização: o uso de escolas como pontos de vacinação distribuídos em diversos bairros e povoados do município.

No núcleo urbano, São Cristóvão possui 6 escolas vacinando todos os dias: EMEF Ruth Dulce, EMEF Dr. Martinho de O. Bravo, EMEF Maria de Oliveira Santos e EMEF Frei Fernando, EMEF Josinalva Santos Silva e EMEF Araceles Rodrigues. Essas escolas estarão abertas de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 15h. As demais escolas vacinam em dias alternados, nos mesmos horários. 

Já as equipes de saúde da Zona Rural estarão vacinando em alguns pontos do território, de forma volante e também em domicílio. Os pontos de vacinação da zona rural serão utilizados de acordo com a programação de cada equipe de saúde, levando em conta a realidade de cada território. Os agentes comunitários de saúde informarão a população acerca do cronograma de cada localidade rural.

Nos próximos dias, essa estratégia será ampliada e outras escolas serão definidas como pontos fixos de vacinação.

Confira o cronograma das escolas que estão funcionando como pontos de vacinação e suas Unidades de Saúde de referência, sempre das 9h às 12h e das 13h às 16h.

UBS/USF de Referência

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex

Seg,Ter,Qua,Qui,Sex

Seg, Qua, Sex

Seg, Qua, Sex

Seg, Qua, Sex

Ter, Qui, Sex

Equipe de vacinação - EMEF Maria Oliveira Santos

Manutenção dos pontos fixos de vacinação

Os pontos fixos com tenda de vacinação continuam funcionando na Praça da Matriz, no Centro Histórico, e na Praça do Loreto, no bairro Eduardo Gomes, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Ponto de vacinação na Praça da Matriz, Centro Histórico

Onde tomar a segunda dose da vacina

A 2ª dose da vacina será aplicada preferencialmente nos pontos onde o idoso já tomou a primeira dose, mas a vacina estará disponível em todos os pontos de vacinação da cidade aos que estiverem no prazo para receber o reforço do imunizante (a data consta no cartão de vacina).

Vacinação em domicílio

As equipes de saúde continuarão vacinando os idosos em domicílio, no entanto, ampliadas as possibilidades de vacinação nos territórios com novos pontos de imunização, a prioridade da vacinação em casa será para idosos domiciliados, acamados, aqueles que possuem dificuldades de locomoção, e aqueles que possuem 75 anos ou mais.

Todos os demais idosos (abaixo de 75 anos) e aqueles que tiverem condições de se locomover para tomar a vacina, independentemente da idade, poderão se dirigir aos pontos de vacinação distribuídos pela cidade.

Fotos: Heitor Xavier

Publicado por Erna
Fotos por Heitor Xavier
Personalize suas opções de acessibilidade