Escolas municipais de São Cristóvão terão lousas interativas e tablets para aprimorar o processo de alfabetização
Por meio da participação do programa Alfabetizar pra Valer, do governo estadual, São Cristóvão adquiriu novos equipamentos interativos para todas as escolas da rede municipal de ensino. Priorizando os estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, as escolas contarão com telas interativas e ilhas de navegação com até 35 tablets para que os estudantes tenham acesso ao conhecimento de forma moderna e lúdica.
O programa Alfabetizar pra Valer foi instituído pela Lei Estadual nº 8.597/2019, que também estabelece as bases do Pacto Sergipano pela Alfabetização na Idade Certa. A iniciativa funciona em Regime de Colaboração com os municípios com o principal objetivo de atingir os níveis de alfabetização na idade certa, até os 7 anos, compartilhando estratégias e recursos que contribuem para a elevação do nível de proficiência em leitura e escrita, que permitem a progressão escolar e previnem o abandono e evasão escolar.
Dessa forma, a aquisição dos novos equipamentos agregam a essas estratégias, aproximando os conteúdos de sala de aula ao imaginário dos estudantes, que, além de expandirem seus caminhos de aprendizado, ganham mais interesse de frequentar a escola, uma forma de combate à evasão.

Waléria Macário, diretora de Educação da Semed, pontua que as telas e tablets diversificam e criam ampla interatividade para as aulas, abordando os aspectos da alfabetização com o viés tecnológico. reforçando que é uma maneira de aproximar as crianças do universo escolar e torná-las mais interessadas.
“Hoje é muito comum que quase todos tenham acesso à tecnologia ou à tela, então com a chegada dessas telas a gente traz essa interatividade do professor com o aluno tornando a aula mais dinâmica, encantadora e muito mais atualizada”, afirma a diretora.
Capacitação para uso dos equipamentos
Para que a aplicação dos novos equipamentos à realidade escolar seja feita com objetividade e eficácia, a Secretaria Municipal de Educação de São Cristóvão (Semed) recebeu uma capacitação da empresa Brink Mobil, responsável pelo fornecimento das telas interativas. O evento aconteceu na quarta-feira (17 de julho), no Espaço de Formação da Semed, e envolveu gestores municipais, escolares e profissionais da educação municipal.

A aula sobre o uso e as funcionalidades das novas lousas digitais foi ministrada pelo formador Thales Ferreira, representante da Brink Mobil. Ele explica que o objetivo da conversa foi trazer várias dicas e experiências com o equipamento para que eles possam usar as telas com o melhor aproveitamento possível com os alunos, mostrando também como efetuar a limpeza correta e outros cuidados para garantir a durabilidade dos materiais.
“A lousa interativa é uma ferramenta espetacular, que pode instigar o aluno a frequentar mais a escola, já que a tecnologia é uma grande motivadora no mundo atual. A funcionalidade da lousa permite que o professor espelhe conteúdos diretamente na tela, facilitando o trabalho com imagens, letras e textos. Isso torna as aulas mais dinâmicas e alegres e beneficia os alunos e os professores”, aponta o técnico.
Analine Soares, coordenadora de Educação da Semed, ressalta que a formação foi, para ela, extremamente importante, pois, com essa ferramenta, o professor pode preparar e salvar o conteúdo da aula e projetá-lo na tela, permitindo uma participação mais ativa dos alunos. Ela destaca o exemplo das aulas sobre sistema solar, que poderão ser apresentadas com imagens dos planetas na lousa digital, na qual os alunos poderão ampliar, desenhar em cima, escrever e compreender a localização dos espaços mostrados.
“Como formadora, percebo que esta ferramenta é uma grande aliada para tornar as aulas mais eficazes. Ela proporciona um aprendizado mais fácil e atrativo, incorporando o lúdico. O professor se torna um mediador, utilizando a lousa digital para criar uma experiência de ensino mais envolvente e dinâmica. Isso torna as aulas mais informativas, mais divertidas e cativantes para os alunos”, enfatiza.
Fotos: Heitor Xavier