Equipe da SMTT de São Cristóvão promove palestra lúdica sobre Educação no Trânsito para crianças
A Semana Nacional do Trânsito é comemorada entre 18 e 25 de setembro, no entanto, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) do município, realiza ao longo de todo o ano ações que refletem seu compromisso em promover a educação e a segurança nas vias da cidade. Na manhã de hoje (12), por exemplo, a equipe da SMTT reuniu crianças de 3 a 6 anos de idade para uma palestra lúdica sobre educação no trânsito, com o objetivo de contribuir para a redução de acidentes envolvendo este público.
Dalila das Chagas, gestora da escola onde a palestra ocorreu, enfatizou a importância de receber a equipe da Prefeitura na escola. "É fundamental que as crianças compreendam desde cedo a importância de agir de forma segura no trânsito, pois é na infância que eles aprendem esses princípios que, inclusive, podem e devem ser multiplicados. Ter a presença da SMTT conosco hoje é uma oportunidade incrível para essa aprendizagem", afirmou.
Dalila das Chagas, gestora escolar
Rosilene do Espírito Santo, coordenadora de educação para o trânsito, descreveu a abordagem da palestra. "As crianças têm a capacidade de ensinar tanto quanto os agentes de trânsito nas ruas, por isso é fundamental cultivar esse conhecimento desde cedo. Na palestra, destacamos a importância do uso do cinto de segurança, do capacete e explicamos que crianças com menos de 10 anos não devem viajar na garupa de uma moto. Também enfatizamos que as crianças não devem atravessar a rua sozinhas, já que a travessia sem acompanhamento é uma das principais causas de atropelamentos. Com esse trabalho, já observamos uma redução nos casos, e esse é o nosso objetivo", explicou
Rosilene do Espírito Santo, coordenadora de educação para o trânsito
O coordenador de educação para o trânsito, Cláudio Farias, também enfatizou a importância desse trabalho, que já vem sendo realizado em escolas municipais, estaduais e empresas, para um público de todas as idades. "A abordagem lúdica, com elementos coloridos e ilustrativos faz com que estas crianças memorizem os assuntos que foram conversados. Além da atividade prática, que hoje consistiu em ensinar a maneira correta e segura de atravessar a rua ", destacou.
Cláudio Farias, coordenador de educação para o trânsito
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Trânsito
Justiça suspende decisão que anulava licitação do transporte metropolitano após pedido de São Cristóvão
São Cristóvão recebe operação “Fim de Ano Seguro” para orientar população sobre trânsito responsável