Em ação pioneira no estado, Prefeitura de São Cristóvão garante kits de Equipamentos de Proteção Individual para marisqueiras do município

As marisqueiras promovem um trabalho tradicional e fundamental na cultura alimentar e econômica de São Cristóvão. Pensando no maior cuidado com a segurança e o bem-estar na sua produção diária, nesta segunda-feira (20) a Prefeitura realizou uma cerimônia de entrega de 100 kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para o uso e proteção contínua dessas profissionais, ação que se destacou por ser a primeira do gênero em Sergipe.

Na ocasião, foram contempladas 100 marisqueiras das comunidades Arame 2, Rita Cacete, Colônia Miranda, Caipe Novo, Caipe Velho e Enseada. Os kits entregues incluíram um chapéu safari, uma camisa de mangas compridas com fator de proteção solar 50, um par de luvas anti-corte, uma calça legging e um par de sapatilhas de neoprene aquáticas.

O prefeito de São Cristóvão, Júlio Nascimento, destacou que o pioneirismo na entrega dos EPIs no estado é uma conquista celebrada como resultado de um trabalho contínuo, planejado e cultivado há anos, considerando uma categoria que enche a Cidade Mãe de orgulho e será protagonista na sua construção.
“Nosso objetivo é avançar cada vez mais, porque São Cristóvão merece ser a primeira em tudo: na educação, no desenvolvimento econômico, na saúde, na qualidade de vida e em todas as áreas. A existência das marisqueiras como força ativa na nossa cidade mostra que estamos priorizando a saúde e o bem-estar da população. Nos próximos quatro anos, continuaremos trabalhando para que esse avanço alcance ainda mais pessoas, porque é isso que o povo de São Cristóvão merece e terá”, afirmou o prefeito.

Desenvolvimento Econômico e Trabalho
O apoio ao trabalho das marisqueiras e pescadoras tem sido promovido por diversas frentes da prefeitura, sendo uma delas a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet). A diretora de Aquicultura da secretaria, Elaine de Jesus, enfatizou que o intuito do kit de EPIs da entrega para marisqueiras é garantir a segurança e a saúde dessas trabalhadoras durante suas atividades.
“Os EPIs são fundamentais para protegê-las contra acidentes e riscos à saúde, como quedas, cortes, exposição a produtos químicos, radiação solar, entre outros. Pioneira nesse projeto e por possuir uma grande população de mulheres marisqueiras, São Cristóvão acolhe, transforma e empodera mulheres”, afirmou a diretora, que foi uma das líderes do projeto.

Os equipamentos já haviam sido adquiridos em 2023 e recebidos pela prefeitura em 2024, mas, por conta das leis que regem o ano eleitoral, só puderam ser entregues às marisqueiras ao iniciar o ano de 2025. Após essa primeira entrega, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Josenito Oliveira, o prefeito Júlio Nascimento aprovou a compra de mais 900 kits para contemplar todas as marisqueiras do município.
“Estamos fazendo história com a entrega desses kits. Quero deixar claro para as marisqueiras presentes que todas as profissionais da área em São Cristóvão irão receber esse kit. Este é apenas o início, e o prefeito já autorizou a compra de mais nove lotes. Isso é uma questão de saúde pública, e nossa gestão está comprometida com isso”, pontuou o secretário.

Presente no dispositivo de entrega, o superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE/SE), José Cláudio Barreto, conhecido como Cláudio Caducha, enalteceu a importância do projeto, que, como ele reforçou, é inédito no estado de Sergipe e, muito provavelmente, em muitos outros estados brasileiros.
“Isso é histórico para São Cristóvão, mas também para o Brasil. É muito importante que atividades como essa, que muitas vezes são invisibilizadas pelo poder público e pela sociedade, recebam a atenção e a valorização que merece”, defendeu Caducha.

Valorização da pesca e catação de marisco
Para Maria José Pereira, marisqueira há 25 anos e moradora do povoado Colônia Miranda, os equipamentos recebidos são muito necessários e chegaram em um momento muito propício, por precisar trabalhar ao ar livre no verão.
“Esses equipamentos vão ajudar bastante, não só a mim, mas a todas nós, que precisamos nos proteger. Eles são essenciais, tanto para nos proteger do sol quanto do marisco, do cascalho e do fundo do mangue. Tudo será de grande utilidade para cada uma de nós”, pontuou a marisqueira.

Moradora do povoado Caípe Novo, a marisqueira Luciene Santiago representou as colegas ao agradecer o apoio da prefeitura, que ainda promove outras iniciativas, como as biojoias, que beneficiam a comunidade. “Estou aqui para expressar minha gratidão, de coração, a todos que têm contribuído para melhorar a vida das marisqueiras e pescadoras”, comemorou.

Presenças
Também marcaram presença na cerimônia a vice-prefeita Gedalva Umbaubá, os vereadores Marcos Lima (Marcão da Pastoral) e Robson da Cabrita, assim como a professora de engenharia de pesca da Universidade Federal de Sergipe, Ana Rosa Araújo.

Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Desenvolvimento

São Cristóvão lidera geração de empregos formais no interior de Sergipe no primeiro semestre de 2025

Prefeitura de São Cristóvão une empreendedores da cidade para discutir desenvolvimento e oportunidades de negócios
