Educação: São Cristóvão é destaque nacional na alfabetização de crianças dos 2º e 5º anos

A Prefeitura de São Cristóvão, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), segue sem medir esforços para impulsionar a aprendizagem e elevar os padrões educacionais do município. E esse trabalho vem apresentando números significativos ao longo dos anos e confirma que a educação para a atual gestão é uma prioridade inegociável.
O município se mostrou aberto a receber sugestões de melhorias e firmar parcerias com programas que compartilhassem novas estratégias, união necessária para fortalecer ainda mais a qualidade educacional. Dessa forma, a secretaria de Educação se integrou no Programa Educar Pra Valer, que possui um sistema próprio de avaliação assessorado pela Associação Bem Comum.
De acordo com a secretária da Educação, Deise Barroso, a parceria com a Associação Bem Comum foi firmada por completo em 2022. “Tudo começou em 2021, mas tivemos todo material estruturado, com a avaliação e formação de professores em 2022”. A partir dessa parceria, houve uma evolução significativa de todos os alunos do 2º e 5º nas competências de leitura, ou seja, língua portuguesa e também de matemática.

Essa associação é da cidade de Sobral, Ceará, que é referência na qualidade de educação, e auxilia na evolução educativa de vários municípios no Brasil, dentre eles, São Cristóvão já é destaque. “De todos os municípios do Brasil que adotaram o programa, estamos entre os 5 que estão acima de 60% dos estudantes com níveis desejados e com avanço acima de 20 pontos percentuais nos níveis desejáveis entre 2022 e 2023, no que diz respeito à alfabetização”, adiciona Deise.
Os dados adquiridos são do Sistema de Avaliação Educar Pra Valer (SAEV) deste ano, em 2023.

Resultados do 2º ano
O assessoramento se inicia com a Avaliação Diagnóstica, detectando a quantidade de alunos com deficiência na leitura. Ao decorrer do ano são realizadas três avaliações Formativas, e a avaliação de Saída, ou seja, a avaliação final.
Em todas as avaliações, mais de 850 alunos do 2º ano participaram ativamente. Seguindo a ordem das avaliações, os alunos considerados fluentes na leitura saíram de uma porcentagem de 6% para o significativo resultado de 36% neste ano. Quanto aos alunos não fluentes, ou seja, aqueles que conseguem ler textos, mas ainda sentem dificuldade na interpretação, ficaram em 25%.
Segundo Deise Barroso, aqueles alunos Não Fluentes para alcançar a fluência é um processo rápido, em apenas semanas, é possível alcançar esse êxito. Com esse destaque, é possível afirmar que 61% dos alunos no 2º ano da rede municipal de ensino de São Cristóvão, são alfabetizados.
Resultados do 5º ano
O processo avaliativo do 5º ano seguiu as mesmas etapas, com 28% dos alunos com fluência da leitura.
Em todo o processo, mais de 660 alunos participaram ativamente das avaliações. Seguindo a mesma ordem, os alunos considerados Fluentes saíram de 28% para 61% na última etapa da avaliação. Quanto aos alunos considerados Não Fluentes ficaram com 21%. Portanto, 82% dos alunos da rede municipal de ensino de São Cristóvão do 5º são alfabetizados.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Educação

Prefeitura de São Cristóvão realiza entrega de kit completo de material escolar para estudantes da rede municipal de ensino

Prefeitura de São Cristóvão recebe novo ônibus escolar para atender crianças da zona rural
