Educação de São Cristóvão alcançou o 4º lugar no ranking das escolas de Sergipe e é a primeira entre as cidades com mais de 100 mil habitantes

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou neta sexta-feira (16) os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb) e o município de São Cristóvão ficou em 4º lugar nos anos iniciais com a nota 5,1. No último levantamento, realizado em 2019, o município ficou em 5º lugar em todo Estado de Sergipe.
O município também melhorou a classificação nos anos finais saindo da 9ª para a 7ª colocação.

Escola Municipal requalificada
O Ideb é uma ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para educação básica, foi criado em 2007, e reúne em um só indicador dois conceitos: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Em 2017, início da atual gestão, a educação do município ocupava o 49º lugar em todo estado e um investimento programado em qualificação de corpo docente, concurso público, projeto pedagógico e reforma nas escolas resultou numa melhoria significativa no ensino municipal.

Prefeito Marcos Santana e equipe gestora da Semed
O prefeito Marcos Santana disse que essa é a melhor notícia que podia receber. “Nós evoluímos, passamos de 5º para o 4º colocado em todo Sergipe no Ideb. Quero agradecer a todos os professores, a equipe pedagógica, a equipe de apoio da Secretaria Municipal de Educação porque, num momento de pandemia, conseguimos evoluir na educação, somos a 4ª melhor educação do Estado de Sergipe”, disse comemorando.

Deise Barroso - Secretária de Educação
Para a secretária municipal de educação, Deise Barroso, a nota é motivo de muita alegria porque significa que os professores entenderam a proposta da Semed. “Eles entenderam que nossa proposta é ensinar, não há outro elemento que nos dê a oportunidade de subirmos uma colocação em um tempo de pandemia, quando não foi feito o dever de casa como deveria ser feito porque o aluno não estava em sala de aula, mesmo assim os professores e a equipe da secretaria não mediram esforços para chegar até onde o aluno estava e continuar com o reforço. Não me contento com o quarto, queremos ser o primeiro e vamos trabalhar para isso”
O município foi o primeiro do Estado a retomar as aulas presenciais, realizada com segurança e com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, seguindo um rigoroso protocolo, além disso realizou reforço escolar durante as férias. Durante a pandemia a Semed desenvolveu o projeto Travessia que deu oportunidade ao aluno de receber as tarefas de casa. Quando os pais iam buscar as cestas básicas que foram distribuídas nas escolas, levava junto o material, o professor orientava através do telefone e visitando a casa do aluno, além de um trabalho nos assentamentos com estagiários para ajudavam os alunos que estavam sem aula. Todas essas ações permitirem que a qualidade no ensino fosse mantida.
A Escola no município que teve a maior nota foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lourdes Gomes no bairro Tijuquinha que obteve a nota 5,8, seguida das EMEFs Josinalva Santos da Silva e Raimundo Francisco dos Santos, ambas com nota 5.7. A EMEF São Cristóvão é a segunda colocada no território de São Cristóvão (contando com as escolas municipais, federais e estaduais) com o Ideb dos anos finais com 4,8.
Recentes
Notícias recentes de Educação

Prefeitura de São Cristóvão realiza entrega de kit completo de material escolar para estudantes da rede municipal de ensino

Prefeitura de São Cristóvão recebe novo ônibus escolar para atender crianças da zona rural
