08/10/2024

Duda Lisboa é homenageada em evento com alunos de projetos esportivos na UFS

No dia 29 de agosto a jogadora de vôlei de praia, campeã olímpica em Paris 2024,  Duda Lisboa,  participou de um encontro na Universidade Federal de Sergipe (UFS) que contou com a presença de crianças dos projetos Academia & Futebol e Segundo Tempo, dos municípios de Aracaju e São Cristóvão. Durante o evento a medalhista olímpica foi homenageada e pôde compartilhar com os jovens algumas experiências vividas na trajetória como atleta e discutir sobre a importância do esporte para a sociedade. 

Os  projetos Segundo Tempo e Academia & Futebol são uma iniciativa do governo federal, implementados pela Universidade Federal, em parceria com a Prefeitura de São Cristóvão. A coordenação desse projeto no âmbito municipal é realizada pela Secretaria de Educação (Semed) e pela Secretaria de Esporte e Lazer (Semel). Atualmente, 220 alunos estão envolvidos nos dois projetos. São 120 inscritos no Academia de Futebol e 100 no programa Segundo Tempo. 

Duda Lisboa celebrou a oportunidade de inspirar os jovens a acreditar no esporte: “É uma honra poder inspirar tantos jovens e atletas. Eu já estive nesse papel de criança, olhando para um ídolo. Para mim, é muito especial poder passar um pouco da minha experiência, mostrar que saí de Sergipe, de São Cristóvão, e cheguei onde cheguei”. 

Duda Lisboa, campeã olímpica de vôlei de praia

A atleta também destacou a importância de projetos como os programas Academia & Futebol e Segundo Tempo e o potencial que eles têm para transformar a vida da juventude. Além disso, Duda, que é beneficiária do Bolsa Atleta a nível municipal, programa que leva o nome dela, ressalta a diferença que o apoio do poder público tem para que os esportistas possam se manter competindo:

“Quando Marcos Santana [prefeito de São Cristóvão] fez esse projeto, ele mostrou que valoriza o esporte. Isso é muito importante, pois faz o atleta se sentir valorizado, seguro para competir, sabendo que tem esse incentivo. Nosso prefeito faz a diferença, entendendo que educação, esporte e saúde são setores que precisam ser trabalhados com foco”, concluiu Duda Lisboa. 

Um sonho para centenas de crianças 

Entre as crianças presentes o sentimento foi de euforia pela oportunidade de conhecer a campeã olímpica. Eduardo Gabriel Santos Costa, aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ruth Dulce celebrou  o momento: 

“Eu estou achando muito bom, porque a gente tem a oportunidade de saber como é o sentimento dela por ter ganhado uma medalha de ouro. E é uma grande chance, que nem todos têm”. 

Ana Beatriz Santos também estuda na Ruth Dulce e relata que sonha em seguir o exemplo de Duda Lisboa: "Eu tenho o sonho também de ser atleta profissional e ganhar uma medalha, chegar onde ela chegou, mostrar isso para os meus pais”. 

Já David Benjamin pratica futebol e natação e destaca a emoção que viveu com a conquista do ouro olímpico da sergipana: “Eu gostei muito, estava torcendo para ela ganhar a medalha de ouro. Quando ela ganhou, eu fiquei muito feliz porque meu sonho se realizou por meio dela”. 

Educação e esporte de mãos dadas

O Secretário da Semel, Genivaldo Silva dos Santos, define o apoio ao esporte como um caminho para a inclusão social das crianças e identifica no exemplo de Duda um incentivo para a juventude. "É fundamental que elas tenham em quem se espelhar, e uma atleta como a Duda desempenha um papel crucial nisso. Ela é uma criança criada na periferia da cidade de São Cristóvão e conseguiu alcançar grandes conquistas".

Genivaldo Silva dos Santos, secretário da Semel

Fotos: Dani Santos

Publicado por Clara Dias
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade