Dia Nacional de Combate ao Fumo: São Cristóvão se destaca no combate ao consumo de tabaco em Sergipe

Nesta sexta-feira (29), é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, data que inaugurou, em 1986, a normatização do controle do tabagismo como problema de saúde coletiva no Brasil, e, desde então, tem reforçado a mobilização e conscientização em todo o país para os danos causados pelo consumo de tabaco, sejam eles sociais, econômicos, políticos ou ambientais. Em São Cristóvão, os grupos de cessação ao tabagismo têm garantido o suporte emocional e medicamentoso necessário para auxiliar os usuários no processo de parar de fumar, o que foi destaque no Colegiado Estadual do Programa de Tabagismo, realizado na última quinta-feira (28), no Auditório do Centro Administrativo de Saúde, em Aracaju.
.jpeg)
No evento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (SES), a equipe de Atenção Primária à Saúde de São Cristóvão apresentou as experiências exitosas na cessação e tratamento do tabagismo na cidade. Os trabalhos foram representados pela coordenadora de Doenças Crônicas Não Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Séphora Santos, e pela psicóloga do Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (Copemcan), Rosana Braga.
.jpeg)
Sendo também referência técnica de Tabagismo no município, Séphora Santos evidenciou as potencialidades e as dificuldades de realizar os grupos de tabagismo dentro do território da Cidade Mãe. “Destacamos como o território é diverso e como, mesmo diante das dificuldades, estamos muito felizes por conseguir desenvolver as ações, garantindo um grande quantitativo de pessoas que estão entrando nos grupos, buscando ajuda e conseguindo parar de fumar”, afirmou a coordenadora.

Para a psicóloga Rosana Braga, compartilhar a experiência de implementação do programa de combate ao tabagismo dentro do Copemcan foi muito importante para que as pessoas percebessem que é possível aplicar o programa em qualquer ambiente: “Dificuldades vão surgir, mas precisamos nos manter firmes naquilo que realmente importa, porque estamos trazendo benefícios, estamos realizando um trabalho que é, de fato, o papel da atenção primária prisional e também da atenção básica. Ao oferecer esse programa, abrimos muitas possibilidades para os participantes, mostrando que eles podem, sim, alcançar êxitos no que se propõem a fazer, mudar de vida, conquistar mais qualidade de vida, melhor saúde física e uma saúde mental mais equilibrada”.

Grupos de cessação ao tabagismo em São Cristóvão
Desde 2023, São Cristóvão implantou grupos de cessação ao tabagismo em diversas Unidades Básicas de Saúde e também no Copemcan, oferecendo um acompanhamento contínuo e estruturado para os pacientes que desejam parar de fumar. Os grupos são iniciados com encontros semanais no primeiro mês, quinzenais no segundo e mensais a partir do terceiro, podendo se estender por até um ano.
Nesse período, os participantes recebem apoio multiprofissional, participam de rodas de conversa para troca de experiências e têm acesso a terapias integrativas, como ventosaterapia, auriculoterapia e massagens. Também são estimulados a praticar atividades físicas gratuitas e a participar de ações educativas sobre saúde e alimentação.
.jpeg)
Segundo a coordenadora Séphora Santos, existem duas formas de ingressar nesses grupos: a primeira é pela demanda espontânea, quando o usuário chega à unidade e busca o serviço; a segunda é pelo encaminhamento, feito por uma equipe ou por algum profissional de saúde que esteja envolvido no cuidado e reconheça o desejo daquela pessoa em parar de fumar.
“Tudo depende muito da vontade individual de deixar o cigarro. A partir disso, o usuário pode ser colocado em uma lista de espera ou encaminhado para avaliação inicial, a fim de ser inserido em um grupo que esteja em andamento. Isso porque os grupos têm início e término definidos, justamente para garantir o objetivo principal: parar de fumar”, explicou.
Outro ponto central é o suporte medicamentoso fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que inclui adesivos de nicotina, goma de mascar e bupropiona, disponibilizado apenas dentro dos grupos para garantir maior eficácia. Ao fim de cada ciclo, novas turmas são abertas, assegurando a continuidade do serviço e o acesso da população ao tratamento.

Agosto Branco
O Dia Nacional de Combate ao Fumo integra a campanha de Agosto Branco, mês dedicado à prevenção e ao combate ao câncer de pulmão. A campanha reforça a necessidade de adotar práticas de vida mais saudáveis, como parar de fumar e reduzir a exposição a agentes poluentes, além de incentivar o diagnóstico precoce entre pessoas com maior risco. A iniciativa também chama atenção para os perigos tanto do cigarro tradicional quanto do eletrônico e orienta a população a ficar atenta a sinais de alerta, como tosse constante, dores no peito e perda de peso sem causa aparente.
Fotos: Jota Leal
Recentes
Notícias recentes de Saúde

Obras do Centro de Parto Normal de São Cristóvão são iniciadas

Dia Nacional de Combate ao Fumo: São Cristóvão se destaca no combate ao consumo de tabaco em Sergipe
