29/08/2025

Dia Nacional de Combate ao Fumo: São Cristóvão se destaca no combate ao consumo de tabaco em Sergipe

Nesta sexta-feira (29), é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, data que inaugurou, em 1986, a normatização do controle do tabagismo como problema de saúde coletiva no Brasil, e, desde então, tem reforçado a mobilização e conscientização em todo o país para os danos causados pelo consumo de tabaco, sejam eles sociais, econômicos, políticos ou ambientais. Em São Cristóvão, os grupos de cessação ao tabagismo têm garantido o suporte emocional e medicamentoso necessário para auxiliar os usuários no processo de parar de fumar, o que foi destaque no Colegiado Estadual do Programa de Tabagismo, realizado na última quinta-feira (28), no Auditório do Centro Administrativo de Saúde, em Aracaju.

No evento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (SES), a equipe de Atenção Primária à Saúde de São Cristóvão apresentou as experiências exitosas na cessação e tratamento do tabagismo na cidade. Os trabalhos foram representados pela coordenadora de Doenças Crônicas Não Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Séphora Santos, e pela psicóloga do Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (Copemcan), Rosana Braga. 

Sendo também referência técnica de Tabagismo no município, Séphora Santos evidenciou as potencialidades e as dificuldades de realizar os grupos de tabagismo dentro do território da Cidade Mãe. “Destacamos como o território é diverso e como, mesmo diante das dificuldades, estamos muito felizes por conseguir desenvolver as ações, garantindo um grande quantitativo de pessoas que estão entrando nos grupos, buscando ajuda e conseguindo parar de fumar”, afirmou a coordenadora.

Séphora Santos, coordenadora de Doenças Crônicas Não Transmissíveis da SMS

Para a psicóloga Rosana Braga, compartilhar a experiência de implementação do programa de combate ao tabagismo dentro do Copemcan foi muito importante para que as pessoas percebessem que é possível aplicar o programa em qualquer ambiente: “Dificuldades vão surgir, mas precisamos nos manter firmes naquilo que realmente importa, porque estamos trazendo benefícios, estamos realizando um trabalho que é, de fato, o papel da atenção primária prisional e também da atenção básica. Ao oferecer esse programa, abrimos muitas possibilidades para os participantes, mostrando que eles podem, sim, alcançar êxitos no que se propõem a fazer, mudar de vida, conquistar mais qualidade de vida, melhor saúde física e uma saúde mental mais equilibrada”. 

Rosana Braga, psicóloga do Copemcan

Grupos de cessação ao tabagismo em São Cristóvão

Desde 2023, São Cristóvão implantou grupos de cessação ao tabagismo em diversas Unidades Básicas de Saúde e também no Copemcan, oferecendo um acompanhamento contínuo e estruturado para os pacientes que desejam parar de fumar. Os grupos são iniciados com encontros semanais no primeiro mês, quinzenais no segundo e mensais a partir do terceiro, podendo se estender por até um ano. 

Nesse período, os participantes recebem apoio multiprofissional, participam de rodas de conversa para troca de experiências e têm acesso a terapias integrativas, como ventosaterapia, auriculoterapia e massagens. Também são estimulados a praticar atividades físicas gratuitas e a participar de ações educativas sobre saúde e alimentação. 

Grupo de cessação ao tabagismo da UBS Jairo Teixeira/ Foto - Dani Santos

Segundo a coordenadora Séphora Santos, existem duas formas de ingressar nesses grupos: a primeira é pela demanda espontânea, quando o usuário chega à unidade e busca o serviço; a segunda é pelo encaminhamento, feito por uma equipe ou por algum profissional de saúde que esteja envolvido no cuidado e reconheça o desejo daquela pessoa em parar de fumar.

“Tudo depende muito da vontade individual de deixar o cigarro. A partir disso, o usuário pode ser colocado em uma lista de espera ou encaminhado para avaliação inicial, a fim de ser inserido em um grupo que esteja em andamento. Isso porque os grupos têm início e término definidos, justamente para garantir o objetivo principal: parar de fumar”, explicou.

Outro ponto central é o suporte medicamentoso fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que inclui adesivos de nicotina, goma de mascar e bupropiona, disponibilizado apenas dentro dos grupos para garantir maior eficácia. Ao fim de cada ciclo, novas turmas são abertas, assegurando a continuidade do serviço e o acesso da população ao tratamento.

Entrega de tratamento medicamentoso contra o tabagismo/ Foto - Dani Santos

Agosto Branco

O Dia Nacional de Combate ao Fumo integra a campanha de Agosto Branco, mês dedicado à prevenção e ao combate ao câncer de pulmão. A campanha reforça a necessidade de adotar práticas de vida mais saudáveis, como parar de fumar e reduzir a exposição a agentes poluentes, além de incentivar o diagnóstico precoce entre pessoas com maior risco. A iniciativa também chama atenção para os perigos tanto do cigarro tradicional quanto do eletrônico e orienta a população a ficar atenta a sinais de alerta, como tosse constante, dores no peito e perda de peso sem causa aparente.

Fotos: Jota Leal

Publicado por Clara Dias
Fotos por Jota Leal
Personalize suas opções de acessibilidade