Dia Internacional da Mulher: Prefeitura realiza torneio Damas para Damas e homenageia Mestra de Capoeira no município
Na manhã desta sexta-feira (07), no Ginásio Poliesportivo Gevaldo Costa Pereira, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), realizou o 4º Torneio Damas para Damas em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O evento contou com a presença de mulheres servidoras do município, alunas e professoras da Rede Municipal de Ensino. Na ocasião, a Mestra Sol foi homenageada com uma placa de honraria por ser a primeira mulher mestra de Capoeira no município.
Segundo a secretária da Semel, Aparecida Lisboa, o evento, que acontece há quatro anos, tem como objetivo homenagear as mulheres e promover um momento de lazer e descontração para todas que fazem parte de São Cristóvão.
“É um evento que organizamos especificamente para as mulheres. Convidamos servidoras do município, professoras, alunas e toda a Rede Escolar, com o intuito de proporcionar um momento de diversão, distração e bem-estar”, destacou a secretária municipal de Esporte e Lazer.
O prefeito da cidade, Júlio Nascimento, esteve presente no evento para parabenizar todas as mulheres e agradecer o apoio e o trabalho desempenhado por elas na administração municipal. “Em nossa gestão, as principais pastas estão sendo comandadas por mulheres, pelas quais tenho profundo respeito e admiração”, ressaltou.
A gestora da EMEF Gina Franco, Nadja Ivone, participou do evento ao lado de jovens estudantes da escola. Para ela, trata-se de um momento inovador, de entretenimento e valorização das mulheres. “Nada mais justo do que nossas meninas e adolescentes iniciarem essa trajetória em respeito ao Dia da Mulher. Gostaria de agradecer o convite, está sendo um evento maravilhoso”, disse.
Rayssa Leony, estudante da EMEF Gina Franco, aprovou o evento e destacou a importância do reconhecimento. “Eu gosto muito de Dama, e estar aqui hoje está sendo muito bom. Homenagear as mulheres é essencial. Apesar de sermos fortes e guerreiras todos os dias, termos um dia especial para nós é uma forma de valorização”, afirmou.
A valorização foi a palavra em destaque durante todo o evento, especialmente para Maria Solange Vicente Santos, a Mestra Sol, que recebeu uma placa de honraria em reconhecimento aos seus feitos na sociedade por meio da Capoeira.
A capoeira é uma manifestação cultural brasileira que une esporte e arte. Mestra Sol é a primeira mulher mestra de Capoeira em São Cristóvão. Sua trajetória teve início aos 16 anos e, aos 42, conquistou o título de mestra na cidade. Atualmente, Maria Solange ministra aulas em escolas da Rede Municipal de Ensino.
“Capoeira é minha vida. Apesar das dificuldades e do reconhecimento ainda ser insuficiente, sigo determinada a levar esse esporte para crianças, jovens e adultos. A capoeira é esporte, cultura, arte e educação. Estamos planejando novos projetos, incluindo um voltado exclusivamente para mulheres de diferentes idades, e esperamos que seja bem acolhido. É um dos meus sonhos”, compartilhou Mestra Sol.
A secretária Aparecida Lisboa destacou a importância da homenagem e do trabalho da mestra na comunidade. “Trata-se de uma figura que merece todo o reconhecimento, pois atua diretamente para e com a comunidade, levando o esporte de forma bem estruturada, especialmente para crianças carentes e povoados que necessitam dessa atenção. Para nós, como mulheres e como gestão, é um grande orgulho termos uma mulher mestra de Capoeira”, concluiu.
Foto: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Esporte

Prefeitura de São Cristóvão realiza cerimônia de assinatura de adesão do Programa Bolsa Atleta Municipal

Prefeitura de São Cristóvão realiza assinatura dos termos de adesão do Bolsa Atleta 2025 na próxima segunda-feira (28)
