07/03/2025

Dia Internacional da Mulher: Prefeitura realiza torneio Damas para Damas e homenageia Mestra de Capoeira no município

Na manhã desta sexta-feira (07), no Ginásio Poliesportivo Gevaldo Costa Pereira, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), realizou o 4º Torneio Damas para Damas em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O evento contou com a presença de mulheres servidoras do município, alunas e professoras da Rede Municipal de Ensino. Na ocasião, a Mestra Sol foi homenageada com uma placa de honraria por ser a primeira mulher mestra de Capoeira no município.

Segundo a secretária da Semel, Aparecida Lisboa, o evento, que acontece há quatro anos, tem como objetivo homenagear as mulheres e promover um momento de lazer e descontração para todas que fazem parte de São Cristóvão.

“É um evento que organizamos especificamente para as mulheres. Convidamos servidoras do município, professoras, alunas e toda a Rede Escolar, com o intuito de proporcionar um momento de diversão, distração e bem-estar”, destacou a secretária municipal de Esporte e Lazer.

Aparecida Lisboa, secretária da Semel 

O prefeito da cidade, Júlio Nascimento, esteve presente no evento para parabenizar todas as mulheres e agradecer o apoio e o trabalho desempenhado por elas na administração municipal. “Em nossa gestão, as principais pastas estão sendo comandadas por mulheres, pelas quais tenho profundo respeito e admiração”, ressaltou.

Júlio Nascimento, prefeito de São Cristóvão 

A gestora da EMEF Gina Franco, Nadja Ivone, participou do evento ao lado de jovens estudantes da escola. Para ela, trata-se de um momento inovador, de entretenimento e valorização das mulheres. “Nada mais justo do que nossas meninas e adolescentes iniciarem essa trajetória em respeito ao Dia da Mulher. Gostaria de agradecer o convite, está sendo um evento maravilhoso”, disse.

Nadja Ivone, gestora da EMEF Gina Franco

Rayssa Leony, estudante da EMEF Gina Franco, aprovou o evento e destacou a importância do reconhecimento. “Eu gosto muito de Dama, e estar aqui hoje está sendo muito bom. Homenagear as mulheres é essencial. Apesar de sermos fortes e guerreiras todos os dias, termos um dia especial para nós é uma forma de valorização”, afirmou.

Rayssa Leony, estudante da EMEF Gina Franco

A valorização foi a palavra em destaque durante todo o evento, especialmente para Maria Solange Vicente Santos, a Mestra Sol, que recebeu uma placa de honraria em reconhecimento aos seus feitos na sociedade por meio da Capoeira.

A capoeira é uma manifestação cultural brasileira que une esporte e arte. Mestra Sol é a primeira mulher mestra de Capoeira em São Cristóvão. Sua trajetória teve início aos 16 anos e, aos 42, conquistou o título de mestra na cidade. Atualmente, Maria Solange ministra aulas em escolas da Rede Municipal de Ensino.

“Capoeira é minha vida. Apesar das dificuldades e do reconhecimento ainda ser insuficiente, sigo determinada a levar esse esporte para crianças, jovens e adultos. A capoeira é esporte, cultura, arte e educação. Estamos planejando novos projetos, incluindo um voltado exclusivamente para mulheres de diferentes idades, e esperamos que seja bem acolhido. É um dos meus sonhos”, compartilhou Mestra Sol.

Mestra Sol 

A secretária Aparecida Lisboa destacou a importância da homenagem e do trabalho da mestra na comunidade. “Trata-se de uma figura que merece todo o reconhecimento, pois atua diretamente para e com a comunidade, levando o esporte de forma bem estruturada, especialmente para crianças carentes e povoados que necessitam dessa atenção. Para nós, como mulheres e como gestão, é um grande orgulho termos uma mulher mestra de Capoeira”, concluiu.

Aparecida Lisboa, Mestra Sol e o prefeio Júlio Nascimento 

Foto: Dani Santos 

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade