12/05/2025

Dia D de vacinação contra a Influenza intensifica a imunização contra a gripe e outras doenças em São Cristóvão

No último sábado (10), a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão promoveu o Dia D de vacinação contra a Influenza, com o intuito de expandir a cobertura vacinal ao disponibilizar horários alternativos para que as famílias que não conseguem ir até às Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante a semana possam atualizar seus cartões de vacinação. Na ocasião, todas as UBS, incluindo os postos da zona rural, receberam moradores para serem imunizados, não só contra a gripe, mas com todos os imunizantes do calendário adulto e infantil de imunização.

O Dia D fez parte de um movimento nacional para fomento da campanha de vacinação contra a Influenza. No entanto, as vacinas continuam disponíveis em todas as unidades de saúde para quem ainda não recebeu a dose anual. Neste momento, a imunização contra a gripe ainda é direcionada para grupos prioritários, mas em breve será aberta para o público geral.

Esses grupos prioritários incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas e quilombolas, além de trabalhadores da saúde, dos Correios, professores do ensino básico e superior, profissionais das Forças Armadas, das Forças de Segurança e Salvamento, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário. Também fazem parte do público-alvo pessoas com deficiência permanente e aquelas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.

Segundo a coordenadora de Imunização de São Cristóvão, Ana Therezinha Marques, atualizar a vacina da gripe é muito importante, porque ela é renovada todos os anos com novas cepas do vírus, de acordo com as análises epidemiológicas. “Muita gente questiona por que precisa se vacinar anualmente, mas isso ocorre graças ao ajuste que a vacina sofre modificações conforme os vírus que estão em circulação naquele período. Estamos registrando, no Brasil, casos de febre amarela, inclusive com óbitos, além de meningite e outras doenças. Por isso, é fundamental manter a vacinação em dia para evitar a propagação desses agravos”, explicou.

Ana Therezinha Marques, coordenadora de Imunização de São Cristóvão

Cidade Mãe Imunizada

Todas as unidades que receberam os moradores da cidade no Dia D contaram com uma preparação prévia para que a estratégia de vacinação fosse seguida e a imunização da comunidade fosse garantida. Na UBS Masoud Jalali, do bairro Rosa Elze, por exemplo, a gerente Larissa Santos detalhou que sua equipe tem recebido um número aumentado de pacientes com síndromes gripais, principalmente porque a população, segundo ela, tem esquecido de buscar os reforços contra a Covid-19 e atualizar o cartão de vacina, o que é preocupante.

“Fizemos esse chamado para os usuários comparecerem à unidade e também pedimos aos agentes comunitários de saúde que realizem a busca ativa, chamando os pacientes, especialmente aqueles que trabalham durante a semana, para que venham até a unidade atualizar seus cartões de vacina”, destacou a gerente.

Larissa Santos, gerente da UBS Masoud Jalali

Adriana Alves, moradora do Eduardo Gomes, foi uma das usuárias da rede que passou recentemente por um episódio de forte gripe e, pensando nisso, não perdeu a chance de se proteger contra a doença. “Fiquei praticamente sete dias muito mal. Só fui me sentir bem mesmo no décimo dia. Então, acho fundamental que as pessoas tenham essa consciência, se vacinem, para não só se protegerem, mas também evitarem passar para outras pessoas. Porque, infelizmente, é uma doença viral, que se espalha com facilidade. Por isso, é essencial que todos venham se vacinar”, sensibilizou a paciente.

Adriana Alves, moradora do Eduardo Gomes

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde também se reuniu durante todo o Dia D para reforçar o convite à população, elaborando uma central de contato com o público na sede da rede de frio, para que todos os usuários da região fossem contatados e lembrados de irem até a unidade mais próxima para garantirem a atualização das vacinas.

O médico Ronaldo Carvalho foi um dos pacientes que recebeu o convite dos profissionais de saúde. Para ele, é essencial que a sociedade tenha a preocupação de buscar a imunização para proteger todos ao seu redor. “Sabemos que, além dos grupos mais vulneráveis, a população em geral também é transmissora. Desde que esteja imunizada, conseguimos controlar muito mais essa questão da transmissão”.

Ronaldo Carvalho, médico

Daisy Leiliane, moradora do Centro Histórico, não deixa de proteger seus filhos Dayana e Deyvison contra todas as doenças que pode. “É muito bom proteger as crianças, para prevenir da gripe, da dengue e de várias doenças.  Eu sempre dou a vacina aos meus filhos, não deixo atrasar, nem acumular, nem nada. Sempre dou no tempo certo. Hoje eu trouxe os dois, porque nunca devemos deixar de vacinar nem acumular vacinas: é pior para as crianças, elas acabam sofrendo mais quando ficam doentes”, reforçou a mãe.

Daisy Leiliane, moradora do Centro Histórico
Daisy Leiliane e sua filha Dayana

Próximos passos da campanha

A campanha de vacinação contra a Influenza já está em andamento e as equipes da Secretaria Municipal de Saúde têm promovido ações realizadas durante a semana em todas as UBS, assim como a imunização itinerante de pessoas acamadas, domiciliadas ou que moram longe das unidades. Caso o usuário interessado ainda não tenha recebido a visita da equipe ou do agente de saúde, é possível entrar em contato com a sua unidade de referência para solicitar o atendimento específico. 

Além disso, até o dia 31 de maio, a vacinação está sendo realizada em todas as escolas, tanto contra a gripe quanto com outras vacinas. Também estão sendo promovidas ações em pontos estratégicos do município e estão previstos novos Dias D municipais ao longo do mês de maio.

Fotos: Inácio Prado

Publicado por Clara Dias
Fotos por
Personalize suas opções de acessibilidade