Desfile Cívico no bairro Eduardo Gomes celebra a pátria com grande público e diversas participações
No último dia 8 de setembro, o bairro Eduardo Gomes foi cenário do tradicional desfile cívico, reunindo escolas e bandas marciais da Grande Rosa Elze e do Centro Histórico. O evento contou com a presença de autoridades, entre elas o prefeito Marcos Santana, a secretária de educação, Deise Barroso, o deputado estadual Paulo Júnior, além de representantes da aeronáutica, exército, marinha e secretários municipais. Com grande participação do público, o desfile destacou o patriotismo e reforçou o compromisso com a educação, celebrando a cidadania como um valor de suma importância.
Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), o desfile manteve a tradição de ser realizado em dois momentos, reforçando o compromisso da gestão municipal com a formação de cidadãos conscientes. A secretária da Semed, Deise Barroso destacou que o evento é fruto de um trabalho pedagógico contínuo nas escolas. “É um momento de união, onde celebramos não só o patriotismo, mas o papel transformador da educação. Durante todo o mês, trabalhamos nas escolas para consolidar este sentimento para que tenhamos no futuro cidadãos mais críticos e conscientes do seu papel na sociedade”, ressaltou.
O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, destacou a importância do evento, ressaltando o papel das festividades cívicas na formação dos jovens e na promoção dos valores que sustentam uma sociedade. "Este desfile não é apenas uma celebração da nossa pátria, mas um lembrete do valor de educar nossas crianças e jovens nos princípios da cidadania, do respeito mútuo e da paz. É um momento de orgulho para nossa cidade, pois estamos investindo no futuro, formando cidadãos conscientes e fortalecendo os valores que sustentam uma sociedade justa", afirmou o prefeito, reforçando o compromisso com a continuidade dessa tradição.
O deputado estadual Paulo Júnior, que esteve presente na cerimônia, ressaltou a importância de eventos cívicos como o desfile, para a formação do caráter do senso de cidadania das futuras gerações de sancristovenses “Iniciativas como essa fortalecem o senso de cidadania nas crianças e jovens, algo fundamental para o futuro do nosso país. É importante reconhecer o esforço da Prefeitura de São Cristóvão na manutenção do dever cívico de todo cidadão, não apenas durante a semana da pátria”, pontuou.
Público marcando presença
Débora Santana dos Santos, autônoma, tem duas crianças e mencionou a importância do desfile em sua rotina familiar. “Todo ano trago minha família para assistir ao desfile e este ano trouxemos nossos filhos. É um evento significativo para a cidade e me sinto segura trazendo os meninos, pois sei que é uma tradição de tranquilidade, respeito e a grande importância de comemorar a independência da nossa pátria” comentou.
Maria do Carmo Melo Santos, assistente administrativa, entusiasmada com a participação de cada escola, não hesita em demonstrar alegria ao ver o comprometimento da gestão com eventos cívicos, reforçando o excelente trabalho da gestão na manutenção das tradições. “Para mim, é uma grande alegria ver o quanto essa gestão se dedica e cumpre com os compromissos, fortalecendo a cada ano eventos como este, dando oportunidade para que os jovens mantenham o respeito à pátria”. Ela estava acompanhada da amiga Maria de Fátima, que ressaltou a beleza da comemoração, “que une gerações e fortalece o amor ao país”.
Equipe diretiva, alunos e familiares
Eduardo César Santos, diretor da Emef Izidória Mendes Cruz, ressaltou a importância do desfile como um momento de integração entre a escola, os alunos e a comunidade. “O desfile é uma oportunidade para mostrar o talento e a disciplina dos nossos alunos, além de fortalecer o senso de pertencimento à comunidade. Desde 1990 eu participo com orgulho deste trabalho, e a gestão tem se dedicado a manter viva essa tradição. Manter acesa a chama da civilidade faz toda a diferença na sociedade, e o desfile cívico proporciona um momento especial de celebração da pátria, com a participação ativa dos alunos e suas famílias", disse.
Entre os espectadores estava a supervisora Ketrin Joice, mãe de Enzo, aluno do segundo ano da Emef Izidória Mendes Cruz, que participou do desfile pela primeira vez. “Este é um momento muito gratificante e emocionante para ele e para nós. Ver Enzo desfilando pela primeira vez e notar o quanto estava orgulhoso e honrado por fazer parte, foi incrível. Para ele, foi uma importante oportunidade para aprender mais sobre nossa história e compreender o significado da independência”, destacou.
Kamilly Letícia Souza Santos e Carlos Eduardo Vieira, alunos do oitavo e nono ano da EMEF Gina Franco, participaram com entusiasmo do desfile. Kamilly, que já é veterana no evento, destacou a satisfação de representar a escola que estuda, em sua cidade natal. “Desfilo há alguns anos e acho incrível poder representar minha escola na cidade onde moro”. Eduardo, por sua vez, ressaltou a importância do evento para a instituição. “Desfilar é uma maneira de demonstrar o quanto a escola valoriza este momento histórico, além de fortalecer esse vínculo entre a escola e a comunidade como um todo. Estou muito feliz”.
Segurança
Além da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), que atua na cidade de São Cristóvão, o evento contou com a presença da viatura do Ordinário, duas viaturas da Radiopatrulha, a equipe do GETAM, totalizando cerca de 20 a 25 policiais, e a viatura do BPTRAN com mais dois policiais, conforme explicou o tenente Nunes, da Radiopatrulha. “Nossa atuação é de suma importância para garantir a segurança dos participantes deste evento cívico, permitindo que todas as famílias aproveitem o momento com segurança e sem preocupações e estamos aqui para intervir sempre que necessário”, ressaltou o tenente.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Educação
Prefeitura de São Cristóvão entrega aos professores da rede municipal de ensino microfones portáteis
Prefeitura de São Cristóvão oficializa cooperação com Polícia Rodoviária Federal para continuação do programa Educar PRF no município