Desafios da Fiscalização é tema de palestra promovida pela Prefeitura e CREA

O ato de fiscalizar busca garantir o exercício profissional e proteger a sociedade com a regularização dos serviços prestados. Sabendo da necessidade de discutir essa temática, a Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), reuniu na manhã desta sexta-feira (28), profissionais de diversas áreas numa palestra sobre “Desafios da Fiscalização do Exercício Profissional”.



Esse evento faz parte de uma série de capacitações realizadas pela Seminfra para melhorar o trabalho dos servidores da Secretaria, e foi ministrado por representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA). Além disso, ele contou com grande parte dos colaboradores da Seminfra, profissionais das áreas de arquitetura, engenharia, entre outros. O engenheiro e presidente do conselho, Jorge Silveira, agradeceu o convite e reconheceu a importância da participação conjunta do CREA junto às Prefeituras, a fim de garantir uma fiscalização mais direta e promover soluções.
“Essa ideia foi fantástica. Estamos torcendo que essa parceria dê certo, vai ser bom para a Prefeitura, pro CREA e consequentemente para sociedade”, declarou o presidente.
.jpeg)
Jorge Silveira, engenheiro civil e presidente do CREA-SE
Um dos palestrantes, o engenheiro civil Floro Alves de Araújo Júnior, mencionou, além do trabalho do órgão, os desafios da fiscalização junto com os municípios, em especial a atuação em São Cristóvão, como o município pode auxiliar o Conselho na regularização e de que forma o CREA pode ajudar a cidade num melhor controle de obras e serviços de engenharia, agronomia e geociências.
"O nosso grande desafio é conseguir dar uma abrangência nas fiscalizações, não conseguimos examinar tudo a todo tempo, então parcerias como a dia de hoje servem para encontrar um caminho e dar mais eficiência aos fiscais e à Prefeitura para garantir que todas as obras e serviços estejam devidamente acompanhados e licenciados tanto perante o CREA, quanto perante o município”, explicou o engenheiro.

Floro Alves de Araújo Júnior, Engenheiro Civil
O secretário da Seminfra, Júlio Júnior, ressaltou a necessidade de uma aproximação do município com o Conselho, principalmente com o grande volume de obras feitas na Cidade Mãe. "É importante sensibilizar os nossos profissionais com relação à importância das suas atribuições, das responsabilidades e também poder cobrar de maneira mais normativa com relação às nossas obras”.
.jpeg)
Júlio Júnior, secretário da Seminfra
Troca de informações
O arquiteto da Seminfra, Tiago Nascimento, elogiou a parceria entre órgãos públicos, conselho e profissionais. "Sabemos das dificuldades porque eu estou no setor de fiscalização, então há uma certa semelhança das atividades. É muito esclarecedor manter essa cooperação entre os órgãos”.

Tiago Nascimento, arquiteto da Seminfra
Já a arquiteta da Seminfra, Maíra Campos, destaca a contribuição desse evento na atividade profissional. “Esse encontro foi fundamental para despertar o interesse na fiscalização e criar laços que podem gerar bons frutos para a Prefeitura e facilitar o trabalho dos fiscais do município”.

Maíra Campos, arquiteta da Seminfra
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Infraestrutura

Prefeito Júlio Nascimento se reúne com diretor do DER para discutir melhorias em rodovias de São Cristóvão

Prefeitura de São Cristóvão apresenta avanços habitacionais em evento pelos 16 anos do Minha Casa Minha Vida
