Cursos profissionalizantes em parceria com o Senai preparam moradores para o mercado de trabalho

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), concluiu nesta sexta-feira (08) mais uma etapa de capacitação profissional com o encerramento de seis turmas dos cursos de marcenaria moderna, eletricista predial, confeitaria e padaria. Oferecidos em parceria com o Projeto de Interiorização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), os cursos, com 60 horas de duração ao longo de 40 dias, visaram preparar moradores de São Cristóvão para o mercado de trabalho, ampliando suas oportunidades de inserção e crescimento profissional.

Josenito Oliveira, secretário da Semdet, destacou a relevância das ações de capacitação e a importância de manter essas iniciativas em andamento. “Estamos dando continuidade aos nossos cursos de capacitação profissional, formando alunos que estarão preparados para o mercado de trabalho, atendendo especialmente às empresas do nosso município. Isso também é uma oportunidade para que possam montar seus próprios negócios. Além disso, a nossa Sala do Empreendedor está disponível para oferecer todo o apoio necessário a quem deseja se formalizar como microempreendedor individual e gerar empregos”, explicou.

Neusa Malheiros, diretora do trabalho da Semdet, enfatizou os planos futuros e o compromisso em ampliar as oportunidades para os moradores de São Cristóvão. “Para este ano, encerramos a temporada de cursos em parceria com o Senai, mas já estamos em processo de avaliação para os cursos do próximo ano. Estamos pensando no mercado de trabalho local, nas demandas e no desenvolvimento do distrito industrial, incluindo a Maratá. A ideia é fortalecer ainda mais a qualificação da mão de obra local para atender às novas oportunidades de emprego”, afirmou.

O prefeito Marcos Santana também reforçou a importância das parcerias e do investimento contínuo em capacitação para o município. “A qualificação profissional é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento da nossa cidade e para a dignidade das pessoas. Ver nossos moradores se preparando e aproveitando essas oportunidades me enche de orgulho pelo legado que conquistamos e reforça nosso compromisso da próxima gestão, de seguir buscando novas parcerias e expandir ainda mais os programas de capacitação”, destacou o prefeito.

Depoimentos de aluno e professor
Cláudio da Silva, aluno do curso de marcenaria, refletiu sobre sua experiência e destacou os pontos positivos da formação. “Esse foi o meu primeiro curso aqui. Já tinha feito marcenaria antes no Senac, mas não consegui participar das outras vezes. Fiquei muito feliz em ter essa oportunidade, com todo o equipamento necessário, além de um ambiente preparado, confortável, o que facilita muito o aprendizado”, disse.

Vinícius Alves da Silva, professor de marcenaria do Senai, comentou sobre o impacto do projeto na vida dos alunos e na comunidade. “É sempre bom usar nosso conhecimento para qualificar os alunos e ajudar pessoas, muitas vezes de comunidades carentes. Esse projeto me preenche; é muito gratificante. Já vimos alunos aplicando o que aprenderam durante o curso, pegando encomendas e consertando suas coisas em casa. Esse retorno é gratificante demais”, destacou o professor.

Cerimônia de encerramento e palestra
A cerimônia de encerramento contou com a presença de alunos de todas as turmas, professores e convidados, celebrando o término de mais uma fase de capacitação. Durante o evento, Anderson Santos de Rezende, coordenador de empreendedorismo da Semdet, conduziu uma palestra sobre empreendedorismo e a relevância do MEI para os formandos. “Vamos falar sobre a importância da Sala do Empreendedor e como ela pode ajudar quem passou por esses cursos a formalizar seus negócios. Queremos mostrar como o MEI é uma ferramenta para que possam empreender e se desenvolver”, detalhou.


Arilda Alves, supervisora e coordenadora pedagógica do Senai, destacou o impacto transformador da parceria entre a instituição e a Prefeitura. “Sempre enfatizamos a importância dessa união entre o município e o Senai, pois sabemos o quanto esses cursos de capacitação podem transformar vidas, principalmente em municípios mais distantes da capital. Eles oferecem acesso de qualidade ao mercado de trabalho e são uma porta de oportunidades”, afirmou.

Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Desenvolvimento

São Cristóvão lidera geração de empregos formais no interior de Sergipe no primeiro semestre de 2025

Prefeitura de São Cristóvão une empreendedores da cidade para discutir desenvolvimento e oportunidades de negócios
