Cuidados com saúde mental dos idosos devem ser redobrados na pandemia

Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, as organizações de saúde em todo mundo tem colocado o isolamento social como uma das medidas mais importante para a proteção individual e coletiva. Porém, para as pessoas idosas, essa alteração no dia a dia pode gerar diversas complicações emocionais. Em São Cristóvão, por meio da Secretaria de Saúde, a Prefeitura tem ofertado o Plantão Psicológico para este público e para todos aqueles que estão necessitando do atendimento.
A psicóloga Sonale Serquiz, que atua no Centro de Especialidades Lurdes Viera Araújo, explica que por integrarem o grupo considerado mais vulnerável ao vírus, os idosos podem acabar tendo seu comportamento alterado. “Eles se sentem impotentes, isolados, irritados, desprotegidos e começam a não ter esperança em sair dessa situação. A família deve estar atenta ao desenvolvimento desses comportamentos que podem vir acontecer. No caso de quem já desenvolveu isso associado a outros quadros clínicos, a atenção deve ser ainda maior, necessitando de uma ajuda profissional”, informa.
A profissional da saúde lembra que dados do Ministério da Saúde apontam que a taxa de suicídios entre idosos a partir dos 70 anos é maior do que de outras faixas etárias. Segundo ela, para que a situação não se agrave, é importante que a família e aqueles que estão mais próximos do idoso também se atentem na maneira em que são passadas as informações em relação à Covid-19. “É preciso muito cuidado no momento de informar sobre a contaminação ou a própria patologia, para que esse pânico, a situação de stress e confinamento não desenvolva depressões maiores”, explica.

Sonale Serquiz, psicóloga
De acordo com Sonale, é fundamental que a família busque maneiras para que o idoso mantenha-se próxima, para que o sentimento de afeto seja permanente. “A família pode fazer alguma comida que eles gostem, promover atividades simples como jogar baralho, rever os álbuns antigos, para que eles quebrem uma rotina e vençam os pensamentos negativos. Os que não estão perto podem fazer chamadas de vídeo, desenvolvendo algum tipo de afeto”, indica a psicóloga.
Plantão Psicológico
O Plantão Psicológico é uma forma alternativa de atendimento psicológico, de caráter breve e individual que consiste em um espaço de acolhimento e escuta para atender a demanda do sofrimento advindo da atual situação da pandemia do coronavírus.
O serviço é ofertado por teleatendimento e o contato inicial do usuário é realizado por Whatsapp, onde são coletadas as informações que se seguirão com uma chamada telefônica realizada pelo profissional ao paciente. O Plantão está disponível de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 16h, através do whatsapp: (79) 99842-6841.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Saúde

Prefeitura de São Cristóvão oferta exames preventivos e atendimentos de saúde da mulher na ação “Mulheres que Inspiram”

Prefeitura de São Cristóvão retoma diálogo com sindicatos de assistência social, psicologia e nutrição para assegurar avanços às categorias
