Consórcio do Transporte Metropolitano assina contrato com empresas vencedoras da licitação

O Consórcio do Transporte Coletivo da Grande Aracaju, formado pelos municípios de São Cristóvão, Aracaju, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro, além do Governo do Estado de Sergipe, assinaram no dia 16 de setembro o contrato com as empresas vencedoras da licitação para operação do serviço na região: Viação Atalaia Ltda e a Transportes Sergipe Limitada. Agora, os dois grupos terão 180 dias para implementar as operações nos quatro municípios envolvidos.

A iniciativa busca garantir veículos mais novos, com uma média de idade de até cinco anos, além de oferecer ônibus equipados com ar-condicionado e Wi-Fi, elevando o padrão de qualidade e conforto para os usuários, atender às demandas dos moradores e suprir deficiências como a falta de segurança e o uso de ônibus obsoletos.
As quatro prefeituras envolvidas irão bancar subsídios proporcionais às suas populações para manter a tarifa acessível, sendo que São Cristóvão, aportará R$ 14,4 milhões por ano, a partir de janeiro. O Governo do Estado também investirá nos subsídios. No total, R$ 126 milhões serão subsidiados pelos membros do Consórcio.

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, celebrou o acordo, e definiu como um passo histórico para transformar o transporte na Cidade Mãe: “Teremos, efetivamente, um sistema de transporte coletivo seguro, com qualidade e conforto para os usuários, graças ao trabalho das quatro Prefeituras que estão bancando um subsídio, em um esforço extraordinário que entrará nas despesas do município como novidade. Agora, a região metropolitana de Aracaju terá um sistema de transporte regulado, com um contrato com regras bem claras e um sistema integrado nas quatro cidades que funcionará adequadamente”, afirmou.

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, que também é o presidente do Consórcio, destacou o compromisso das prefeituras com a melhoria do transporte público, especialmente para aqueles que mais necessitam. “O novo sistema trará ônibus mais modernos, com uma média de idade de até cinco anos, mais conforto. Para isso, a colaboração entre os prefeitos e o governo estadual foi fundamental”, pontuou Edvaldo Nogueira.

Sobre o contrato
A empresa Transportes Sergipe Ltda., de Minas Gerais, venceu o primeiro lote e operará em Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e Aracaju. O segundo lote foi vencido pela Viação Atalaia, que atuará em Aracaju e São Cristóvão. Representando as empresas, o sócio-administrador da empresa Transportes Sergipe Ltda, Rafael Torres Santana ressaltou a importância do processo e a expectativa de melhoria no serviço.
“Estamos muito confiantes com o início dos trabalhos, pois esse foi um processo transparente e se trata de um marco importante para os quatro municípios, assim como para todo o estado. Esperamos atender a população de acordo com a expectativa que está sendo colocada sobre a nossa empresa e que possamos entregar um serviço seguro e de qualidade para as pessoas”, celebrou Rafael Torres.
A licitação define uma frota de 473 ônibus com idade máxima de cinco anos e meio, Wi-Fi, e ar-condicionado progressivo. O início das operações está previsto para 2025.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Trânsito
Trânsito no Centro Histórico de São Cristóvão será alterado para a Procissão do Fogaréu

Trânsito em São Cristóvão será alterado durante a 40ª Corrida Cidade de Aracaju
