Com um mês de funcionamento em novo espaço, Sala dos Saberes e Fazeres atrai visitantes e fortalece renda dos artesãos do município
Inaugurado em agosto deste ano, o novo espaço da Sala dos Saberes e Fazeres de São Cristóvão tem sido um verdadeiro sucesso. Localizado na Praça São Francisco, coração da cidade, o prédio reúne tudo que está relacionado à arte do município, desde artesanato, moda, gastronomia até artes plásticas e decoração. A gestão do espaço é de responsabilidade da Prefeitura de São Cristóvão, através do trabalho da equipe da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur).
Desde a sua abertura, no dia 12 do último mês, o local tem atraído visitantes de diversas partes do Brasil, além de contribuir diretamente nas vendas dos artesãos e artesãs. De acordo com a coordenadora do local, Cláudia Oliveira Silva, mais de 700 pessoas de diferentes locais já passaram pela Sala dos Saberes e Fazeres. “Já tivemos aqui a presença de pessoas de várias cidades de Sergipe, pessoas do Rio de Janeiro, Brasília e até de Portugal já vieram conhecer o artesanato de São Cristóvão”, informou.
Coordenadora da sala dos Saberes e Fazeres, Cláudia Oliveira Silva
Segundo ela, neste período de um mês, as vendas superaram a expectativa da gestão e dos próprios artesãos. “Nós esperávamos um aumento no número de vendas, mas fomos surpreendidos. Superaram nossas expectativas, e isso para quem trabalha com artesanato é muito importante. Também estamos recebendo muitos elogios, todos estão amando o espaço e parabenizando”, declarou.
Ao todo são 35 artesãos e artesãs do município que vendem seus produtos em sistema de escala, onde cada um deles está no local ao menos duas vezes na semana. Uma dessas artesãs é Claudice Moura, que realiza trabalhos com bordado temático, crochê e vagonite há 41 anos. Ela destacou as mudanças positivas que ocorreram com a inauguração do novo espaço para exposição e venda dos seus produtos.
Claudice Moura, artesã
“Antes nós não tínhamos tantas vendas, mas depois do dia 12 de agosto isso mudou muito. As vendas melhoraram, nossos produtos passaram a ser conhecidos por conta da divulgação, e o espaço também ficou melhor para colocar os produtos. Imaginei que as vendas permaneceriam como eram, mas agora elas estão ‘bombando’. Só tenho a agradecer a Deus e a Prefeitura”, afirmou a artesã.
Pela primeira vez visitando São Cristóvão, a professora de Sônia Regina da Silva, do Rio de Janeiro, elogiou a estrutura da Sala do Saberes e Fazeres e disse estar encantada com a Cidade Mãe de Sergipe. “A parte histórica da cidade me encanta muito, sou professora de Língua Portuguesa e apaixonada por história. A cidade é maravilhosa, estou encantada com tudo que estou conhecendo”, destacou.
Sônia Regina, professora
Funcionamento
A Sala dos Saberes e Fazeres funciona nos seguintes dias e horários:
Terça a sexta: 09h às 17h;
Sextas e sábados: 09h às 21h;
Domingo: 09h às 18h;
Segunda: Fechada
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Cultura
São Cristóvão realiza VIII Seminário das Culturas Populares com destaque para brincadeiras tradicionais voltadas ao público jovem
VIII Seminário das Culturas Populares de São Cristóvão acontece na próxima quinta-feira (20)