Com 22 equipes de saúde bucal ativas, São Cristóvão amplia serviços de atendimentos odontológicos no município

A Cidade Mãe de Sergipe quer estampar sorrisos cada vez mais bonitos e saudáveis nos rostos de sua população. Garantindo mais de 27 mil atendimentos odontológicos no último ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Cristóvão não mede esforços para continuar a ampliar suas conquistas, que incluem não só o aumento exponencial no número de atendimentos, mas também mais equipes qualificadas e consultórios equipados, promovendo conforto e qualidade aos usuários.
Em 2024, o município ampliou seus atendimentos em 7,5% se comparados ao ano anterior e 1000% nos últimos oito anos, passando de 2.491 para 27.324 atendimentos, segundo registros do E-SUS e E-Gestor (Sisab - Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica). Ao todo, são ofertados mais de 40 tipos de procedimentos odontológicos, entre eles limpezas, curativos, restaurações, tratamentos, adaptação de próteses, drenagem, curetagem, consultas, incisão e sutura de lesões, retirada de pontos cirúrgicos, e diversos outros.

De acordo com Mário Mendes, coordenador de Promoção à Saúde e Programas Estratégicos da SMS, a melhoria ao longo dos anos é resultado dos investimentos na ampliação dos consultórios odontológicos e da cobertura das equipes de saúde bucal, além do trabalho dedicado dos profissionais que compõem essas equipes.
“Tudo isso, em conjunto, favorece a ampliação do acesso da população aos cuidados odontológicos, refletindo no aumento expressivo dos atendimentos nesta área”, afirmou o coordenador e odontologista. Hoje, 20 equipes de saúde bucal atuam diariamente em São Cristóvão, aliadas a mais duas equipes que assistem 100% dos usuários detidos no Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (Copemcan).

Francielle Souza, cirurgiã-dentista que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria José Soares Figueirôa, reforçou que a saúde bucal é essencial para a qualidade de vida e impacta diretamente a saúde geral do paciente. “Ela influencia na mastigação e em vários aspectos do bem-estar. Por isso, ter um serviço acessível é fundamental. Aqui, o serviço está de portas abertas. Os pacientes podem nos procurar, e nós fazemos o acolhimento, atendendo as demandas de forma específica e personalizada”, destacou a profissional.

Os serviços de saúde bucal estão disponíveis para toda a população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes podem chegar à UBS mais próxima e agendar seu atendimento. A partir do acolhimento e avaliação, os procedimentos podem continuar nos consultórios odontológicos do município. Nos casos mais complexos, o usuário pode ser encaminhado aos Centros de Especialidades ou, em casos que necessitem intervenções hospitalares, a equipe realiza o relatório necessário para que o paciente receba o suporte adequado.
Para Valdir Alves Filho, usuário da rede, ser atendido perto de casa faz toda a diferença na sua qualidade de vida. “É muito bom ter esse atendimento tão perto, sem precisar me deslocar muito. Desde novembro que estou vindo aqui e está tudo ótimo. Eu tinha um problema na boca e decidi procurar ajuda. Agora estou sendo acompanhado e consegui todos os tratamentos que precisava”, compartilhou.

Outro paciente satisfeito é Gileno Inácio. O aposentado e morador do Eduardo Gomes estava em seu terceiro atendimento e pontuou que os serviços odontológicos têm suprido a necessidade que o bairro tinha. “Aqui precisava muito de um sistema de odontologia, e para mim está perfeito. O atendimento é muito bom, os profissionais são competentes, tratam bem os pacientes, e isso nos deixa satisfeitos”, enfatizou o usuário.

Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Saúde

Prefeitura de São Cristóvão oferta exames preventivos e atendimentos de saúde da mulher na ação “Mulheres que Inspiram”

Prefeitura de São Cristóvão retoma diálogo com sindicatos de assistência social, psicologia e nutrição para assegurar avanços às categorias
