Com 13 escolas homenageadas, São Cristóvão se consolida como município sergipano mais premiado no Prêmio Escola Destaque

São Cristóvão tem uma educação de referência no estado de Sergipe e, como mais uma honraria pelos seus resultados positivos, foi consagrada como a cidade mais premiada nos maiores prêmios da educação sergipana. Nesta terça-feira (22), em solenidade da Secretaria de Estado da Educação da Cultura (Seduc) realizada no teatro Tobias Barreto, em Aracaju, 13 escolas municipais sancristovenses receberam o Prêmio Escola Destaque - Edição Professor João Costa, que inclui investimento financeiro para os centros de educação homenageados.
O Prêmio Escola Destaque é uma premiação estadual proveniente do Programa Alfabetizar pra Valer, que destina recursos às escolas que apresentam os melhores desempenhos no Índice de Desempenho Escolar em Sergipe (Idese). Neste ano, São Cristóvão havia se destacado no Idese com a maior nota entre os municípios de Sergipe, ficando em 1º lugar na avaliação da alfabetização e dos primeiros anos escolares.

De acordo com os critérios do programa - descritos na Portaria nº 2.213, de 02 de junho de 2022, da Seduc - o valor de 40 mil reais é recebido pelas 30 unidades de ensino com os melhores desempenhos no Idese nas turmas de 2º ano do Ensino Fundamental. Já as 30 unidades escolares que demonstraram resultados desafiadores, também aferidos pelo Idese, receberam o valor de 10 mil reais. No total, 1,5 milhão de reais são investidos no programa, assegurados pela Lei Estadual nº 8.597, de 07 de novembro de 2019.
Das 13 escolas sancristovenses homenageadas com o troféu Prêmio Escola Destaque, oito receberam a premiação de 40 mil reais, totalizando o investimento de 320 mil reais para a evolução da educação da cidade. Segundo a secretária municipal de educação de São Cristóvão, Deise Barroso, o reconhecimento da Cidade Mãe chegou de forma gradual, porém cresceu com agilidade.
“No primeiro Prêmio Escola Destaque, em 2022, São Cristóvão teve apenas uma escola nomeada. No ano seguinte, foram cinco. Na edição de 2024, esse número cresceu para 13, comprovando que as estratégias de educação do município são implementadas com eficácia e amor, o que só tem a evoluir ainda mais nos próximos ciclos”, destacou a secretária.

A cerimônia ainda contemplou professores e servidores com o prêmio Educação Nota 10, com base no desempenho demonstrado pelas escolas e diretorias de educação no Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese). Este segundo prêmio foi voltado para a rede estadual de ensino, que não envolveu os servidores municipais.
.jpeg)
O professor Weslan Trindade, que ensina na EMEF Deputado Antonio Carlos Leite Franco, localizada no povoado Cardoso, ressaltou que o reconhecimento notório recebido na premiação mostra que tanto na escola urbana quanto na rural a força da educação sancristovense é evidenciada.
“Não há barreiras que possam impedir as crianças de realizarem esse sonho. Hoje comemoramos essa vitória, que é de todos nós, e só tenho a agradecer, de coração, todo o empenho da Semed, do corpo docente, das coordenações e equipes, que nos ajudaram a alcançar esse sonho coletivo”, comemorou o professor.
.jpeg)
Cintia Carla Basílio, diretora da EMEF Maria José Pinto Fontes, frisou com felicidade a imensa importância de ter o trabalho reconhecido por essa premiação: “Isso só prova que estamos no caminho certo, que São Cristóvão pode cada vez mais e vai chegar onde quiser. Já sabemos como fazer e agora é só continuar o trabalho, que está sendo mais valorizado a cada dia e é fundamental para o município”.
.jpeg)
Fotos: Dani Santos