Casa da Costura Dona Zil produz itens de cama e mesa com tecidos reutilizados e fortalece rede de doações para instituições sociais de São Cristóvão

Por meio de parcerias com projetos de empresas privadas, a Casa da Costura Dona Zil desenvolve um trabalho de reaproveitamento de materiais têxteis descartados, que são recondicionados pelas costureiras e artesãs e transformados em novas peças. A instituição – equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) - confecciona colchas, lençóis, tapetes, fronhas e toalhas, que são doados a casas de acolhimento do município, unindo propósito ambiental e social.
.jpeg)
De acordo com Sandra Rodrigues, responsável pela Casa da Costura, a equipe realiza visitas e busca apoio de empresas e instituições parceiras para obter doações de roupas, fardamentos usados e materiais plásticos. Esses itens são higienizados, descosturados, passados e preparados para o reaproveitamento, processo que reduz custos e possibilita a criação de novas peças, como roupas, tapetes e bolsas. Segundo ela, trata-se de um trabalho cuidadoso que dá nova vida aos materiais, transformando-os em produtos criativos.
“Esses produtos retornam à comunidade, especialmente às pessoas em situação de vulnerabilidade. Um exemplo foi a doação de 30 fardamentos para carroceiros, confeccionados com esse material reaproveitado, feitos com muito cuidado e acabamento. Dessa forma, conseguimos unir sustentabilidade, criatividade e solidariedade em um mesmo trabalho”, destacou.

Entre as atuais parcerias que fornecem os materiais reaproveitados pela Casa da Costura está a empresa Mardisa, que, por meio do projeto Farda Amor, faz frequentes doações de fardamentos usados para servirem como matéria-prima às costureiras, como na última semana, que entregou 362 itens de farda, entre calças e camisas. Além da Mardisa, a Deso, o Paulistão das Malhas e o projeto Mamíferos Aquáticos também dialogam e trocam materiais com o equipamento.
“Esse projeto tem uma importância socioambiental no contexto em que os materiais que seriam descartados são reaproveitados. E aí, muito provavelmente, a Casa da Costura faz produtos para vender no Festival de Artes (Fasc) e gerar renda para as próprias costureiras e artesãs do município de São Cristóvão”, realçou Léia Cruz, coordenadora de qualidade da Mardisa.

Em agradecimento à colaboração, recentemente as artesãs da Casa desenvolveram um painel com bordados detalhados dos principais pontos turísticos da cidade, destacando o nome da empresa como um elo de renovação para a comunidade.
.jpeg)
A coordenadora de Inclusão Produtiva e Geração de Renda da Semas, Leônia Silva, reforçou que o trabalho é desenvolvido tanto no dia a dia das costureiras quanto nas oficinas de costura criativa, onde são ensinadas técnicas de desmanche de materiais, corte e reaproveitamento de tecidos. “Assim, cada peça confeccionada carrega não só cuidado e técnica, mas também o sentido de transformar doações em oportunidades e solidariedade. Aproveito para fazer um chamado a novos parceiros, para que possam contribuir com fardas, lonas ou qualquer material que desejem doar, ajudando a gerar renda”, reforçou.

Para a costureira Edna Paes, que participa da confecção com materiais reutilizados, esse trabalho é motivo de muita alegria: “Sempre gostei de artesanato, e considero uma arte ver os retalhos se transformarem em peças bonitas e úteis. É gratificante poder contribuir com o próximo. Participei também dos cursos oferecidos aqui. Nunca tinha bordado antes, mas na primeira oficina já fiz um bordado com a foto da minha mãe e gostei muito. Depois aprendi crochê, com as próprias colegas ensinando. Cada aprendizado novo me motiva ainda mais. Hoje posso dizer que estou feliz, aproveitando cada oportunidade que aparece”, celebrou.
.jpeg)
Recentes
Notícias recentes de Assistência

Casa da Costura Dona Zil conclui Oficina de Máscaras Africanas aprimorando técnicas de bordado avançado em papel

Casa da Costura Dona Zil produz itens de cama e mesa com tecidos reutilizados e fortalece rede de doações para instituições sociais de São Cristóvão
