Carreta “Agora tem Especialistas” inicia atendimentos em São Cristóvão com foco na saúde da mulher
O município de São Cristóvão está recebendo, a partir desta sexta-feira (28), a carreta do programa “Agora tem Especialistas”, iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a gestão municipal. A estrutura permanecerá instalada por 30 dias no Facilita São Cristóvão, no Eduardo Gomes, oferecendo atendimentos especializados e exames direcionados à prevenção e diagnóstico de doenças ginecológicas e mamárias.
Dentre as ações proporcionadas pela carreta, estão disponíveis três pacotes integrados de atendimento: o OCI Avaliação Diagnóstica Inicial de Câncer de Mama, que reúne consulta com mastologista e mamografia; o OCI Avaliação Diagnóstica Inicial de Saúde da Mulher I, composto por consulta com ginecologista e ultrassonografia transvaginal; e o OCI Avaliação Diagnóstica Inicial de Saúde da Mulher II, que inclui consulta com ginecologista e ultrassonografia pélvica.
A expectativa é de cerca de 50 mamografias diárias, voltadas principalmente para mulheres de 40 a 74 anos, e aproximadamente 15 ultrassonografias por dia. Após a realização da mamografia, todas as pacientes passam por consulta com mastologista; as mulheres submetidas ao ultrassom passam por atendimento com ginecologista.
Durante o lançamento da iniciativa, o prefeito Júlio Nascimento ressaltou a importância da ação para o município. “Essa ação faz com que as mulheres da nossa cidade tenham a oportunidade de realizar exames ginecológicos, mamografias e outros procedimentos voltados ao cuidado e ao bem-estar. Uma gestão municipal sozinha não consegue oferecer todos os serviços que a população tanto deseja, mas, com parceria, como essa do Governo Federal, é possível realizar. É uma alegria ter mais esse instrumento de fortalecimento das políticas públicas na área da saúde.”
O superintendente estadual do Ministério da Saúde em Sergipe, Tiago Rangel, destacou o empenho conjunto para garantir o acesso aos serviços. “A saúde está sendo levada a sério e esse programa tem exatamente a missão de ajudar a zerar a fila de espera no SUS. A gente sabe que zerar completamente é impossível, porque sempre surge uma nova demanda, mas a missão é essa: proporcionar cada vez mais uma saúde de qualidade para o povo do nosso país e, em especial, para o estado de Sergipe.”
A secretária municipal de Saúde, Fernanda Santana, reforçou os benefícios do atendimento integrado. “A partir de hoje estaremos com três ofertas de cuidado da saúde da mulher. Isso é um ganho, porque essas mulheres que passam por aqui, depois de fazer seu exame e a consulta com o especialista, são encaminhadas para o serviço que a situação requer. Agimos de forma imediata para atacar o problema que poderia se agravar.”
A secretária ainda anunciou que a partir da segunda-feira (1º), a equipe da SMS estará ofertando o cuidado de saúde integrada não só para as mulheres, mas também nas áreas de cardiologia, oftalmologista, ortopedia, dentre outros.
Acesso aos serviços
O acesso aos serviços é organizado pela Central de Regulação do município, que convoca as mulheres já presentes na fila de espera. A coordenadora municipal de Saúde da Mulher, Maria Helena Andrade, explicou a dinâmica de seleção das pacientes: “As mulheres chamadas são aquelas que estão na fila de espera, dentro dos CIDs específicos dos pacotes de atendimento. Temos hoje quase 2 mil pessoas aguardando, e filtramos de acordo com os CIDs e as prioridades definidas pelos profissionais da atenção primária. Caso a paciente não esteja no sistema de regulação, precisa procurar o clínico geral na Unidade Básica de Saúde para avaliação. Se houver necessidade, será incluída na fila e poderá ser chamada.”
Maria Helena também detalhou a escolha estratégica do local da carreta, que está situada no Facilita São Cristóvão, no Eduardo Gomes. “A carreta foi colocada aqui estrategicamente por ser perto da Urgência 24 horas e da Unidade Básica de Saúde Maria José Soares Figueiroa. Quando a mulher é atendida aqui, ela recebe um pacote completo: faz o exame, passa pela avaliação, já vai para o mastologista ou ginecologista e, se precisar de medicamento ou acompanhamento, segue para a unidade ao lado. Mesmo que a paciente não seja da área de referência, o atendimento está alinhado. Depois, ela recebe a ficha de contrarreferência para continuar o acompanhamento na unidade, já que a carreta ficará apenas 30 dias e depois seguirá para outros municípios.”
A coordenadora da Regulação Municipal, Camila Barreto, reforçou o objetivo do programa. “Esse programa do Governo Federal vem para contribuir e dar acesso a essas mulheres aos serviços de saúde de que precisam e que estão pendentes no sistema de regulação municipal. Existem pré-requisitos para que as mulheres sejam chamadas, e estamos verificando a classificação de risco e convocando aquelas que já estão na fila.”
A referência técnica do programa, Anna Letícia Gomes, detalhou o funcionamento da carreta. “O programa Agora tem Especialistas é uma parceria do governo federal com os municípios. Aqui em São Cristóvão, a carreta de saúde da mulher vai oferecer consultas com mastologista e ginecologista, além de exames como mamografia, ultrassom pélvica, transvaginal e, se necessário, ultrassom mamária. A carreta vai funcionar de segunda a sexta, das 7h30 às 12h30, e de 13h30 às às 17h30”.
Pacientes
As primeiras pacientes comemoraram o acesso facilitado. A dona de casa Maria Fabiana, que realizou mamografia, afirmou: “Já fiz os procedimentos antes na unidade de saúde, e a médica recomendou que fizesse uma mamografia. Fui encaminhada para a carreta. É muito importante todas as mulheres fazerem esse exame, não precisa ter medo. É muito bom para saber se temos algo ou não. É muito importante esse tipo de serviço.”
A doméstica Sandra Leite, atendida com ultrassonografia transvaginal, também celebrou o serviço. “É um serviço muito importante para todas as mulheres, porque estávamos aguardando há muito tempo por esses exames e agora eles chegaram. Sempre é bom se prevenir.”
Fotos: Clara Dias
Recentes
Notícias recentes de Saúde
Carreta “Agora tem Especialistas” inicia atendimentos em São Cristóvão com foco na saúde da mulher
Prefeitura de São Cristóvão leva ações de cuidado com a saúde do homem para mais perto da população