28/11/2025

Carreta “Agora tem Especialistas” inicia atendimentos em São Cristóvão com foco na saúde da mulher

O município de São Cristóvão está recebendo, a partir desta sexta-feira (28), a carreta do programa “Agora tem Especialistas”, iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a gestão municipal. A estrutura permanecerá instalada por 30 dias no Facilita São Cristóvão, no Eduardo Gomes, oferecendo atendimentos especializados e exames direcionados à prevenção e diagnóstico de doenças ginecológicas e mamárias.

Dentre as ações proporcionadas pela carreta, estão disponíveis três pacotes integrados de atendimento: o OCI Avaliação Diagnóstica Inicial de Câncer de Mama, que reúne consulta com mastologista e mamografia; o OCI Avaliação Diagnóstica Inicial de Saúde da Mulher I, composto por consulta com ginecologista e ultrassonografia transvaginal; e o OCI Avaliação Diagnóstica Inicial de Saúde da Mulher II, que inclui consulta com ginecologista e ultrassonografia pélvica.

A expectativa é de cerca de 50 mamografias diárias, voltadas principalmente para mulheres de 40 a 74 anos, e aproximadamente 15 ultrassonografias por dia. Após a realização da mamografia, todas as pacientes passam por consulta com mastologista; as mulheres submetidas ao ultrassom passam por atendimento com ginecologista.

Durante o lançamento da iniciativa, o prefeito Júlio Nascimento ressaltou a importância da ação para o município. “Essa ação faz com que as mulheres da nossa cidade tenham a oportunidade de realizar exames ginecológicos, mamografias e outros procedimentos voltados ao cuidado e ao bem-estar. Uma gestão municipal sozinha não consegue oferecer todos os serviços que a população tanto deseja, mas, com parceria, como essa do Governo Federal, é possível realizar. É uma alegria ter mais esse instrumento de fortalecimento das políticas públicas na área da saúde.”

O superintendente estadual do Ministério da Saúde em Sergipe, Tiago Rangel, destacou o empenho conjunto para garantir o acesso aos serviços. “A saúde está sendo levada a sério e esse programa tem exatamente a missão de ajudar a zerar a fila de espera no SUS. A gente sabe que zerar completamente é impossível, porque sempre surge uma nova demanda, mas a missão é essa: proporcionar cada vez mais uma saúde de qualidade para o povo do nosso país e, em especial, para o estado de Sergipe.”

A secretária municipal de Saúde, Fernanda Santana, reforçou os benefícios do atendimento integrado. “A partir de hoje estaremos com três ofertas de cuidado da saúde da mulher. Isso é um ganho, porque essas mulheres que passam por aqui, depois de fazer seu exame e a consulta com o especialista, são encaminhadas para o serviço que a situação requer. Agimos de forma imediata para atacar o problema que poderia se agravar.” 

A secretária ainda anunciou que a partir da segunda-feira (1º), a equipe da SMS estará ofertando o cuidado de saúde integrada não só para as mulheres, mas também nas áreas de cardiologia, oftalmologista, ortopedia, dentre outros.

Acesso aos serviços

O acesso aos serviços é organizado pela Central de Regulação do município, que convoca as mulheres já presentes na fila de espera. A coordenadora municipal de Saúde da Mulher, Maria Helena Andrade, explicou a dinâmica de seleção das pacientes: “As mulheres chamadas são aquelas que estão na fila de espera, dentro dos CIDs específicos dos pacotes de atendimento. Temos hoje quase 2 mil pessoas aguardando, e filtramos de acordo com os CIDs e as prioridades definidas pelos profissionais da atenção primária. Caso a paciente não esteja no sistema de regulação, precisa procurar o clínico geral na Unidade Básica de Saúde para avaliação. Se houver necessidade, será incluída na fila e poderá ser chamada.”

Maria Helena também detalhou a escolha estratégica do local da carreta, que está situada no Facilita São Cristóvão, no Eduardo Gomes. “A carreta foi colocada aqui estrategicamente por ser perto da Urgência 24 horas e da Unidade Básica de Saúde Maria José Soares Figueiroa. Quando a mulher é atendida aqui, ela recebe um pacote completo: faz o exame, passa pela avaliação, já vai para o mastologista ou ginecologista e, se precisar de medicamento ou acompanhamento, segue para a unidade ao lado. Mesmo que a paciente não seja da área de referência, o atendimento está alinhado. Depois, ela recebe a ficha de contrarreferência para continuar o acompanhamento na unidade, já que a carreta ficará apenas 30 dias e depois seguirá para outros municípios.”

A coordenadora da Regulação Municipal, Camila Barreto, reforçou o objetivo do programa. “Esse programa do Governo Federal vem para contribuir e dar acesso a essas mulheres aos serviços de saúde de que precisam e que estão pendentes no sistema de regulação municipal. Existem pré-requisitos para que as mulheres sejam chamadas, e estamos verificando a classificação de risco e convocando aquelas que já estão na fila.”

A referência técnica do programa, Anna Letícia Gomes, detalhou o funcionamento da carreta. “O programa Agora tem Especialistas é uma parceria do governo federal com os municípios. Aqui em São Cristóvão, a carreta de saúde da mulher vai oferecer consultas com mastologista e ginecologista, além de exames como mamografia, ultrassom pélvica, transvaginal e, se necessário, ultrassom mamária. A carreta vai funcionar de segunda a sexta, das 7h30 às 12h30, e de 13h30 às às 17h30”.

Pacientes

As primeiras pacientes comemoraram o acesso facilitado. A dona de casa Maria Fabiana, que realizou mamografia, afirmou: “Já fiz os procedimentos antes na unidade de saúde, e a médica recomendou que fizesse uma mamografia. Fui encaminhada para a carreta. É muito importante todas as mulheres fazerem esse exame, não precisa ter medo. É muito bom para saber se temos algo ou não. É muito importante esse tipo de serviço.”

A doméstica Sandra Leite, atendida com ultrassonografia transvaginal, também celebrou o serviço. “É um serviço muito importante para todas as mulheres, porque estávamos aguardando há muito tempo por esses exames e agora eles chegaram. Sempre é bom se prevenir.”

Fotos: Clara Dias

Publicado por Yago de Andrade Santos
Fotos por Clara Dias
Personalize suas opções de acessibilidade