07/04/2025

Campanha de Vacinação contra a Influenza é iniciada em São Cristóvão

Começou nesta segunda-feira (07), a Campanha de Vacinação contra a Influenza em São Cristóvão. As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante todo o horário de funcionamento, juntamente com as demais vacinas do calendário. Para se vacinar, é preciso ter em mãos o cartão de vacinação, o cartão do SUS e o CPF.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza tem como grupos prioritários crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais. Fazem parte dos grupos especiais: puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores dos Correios, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, pessoas com doenças crônicas, entre outros.

Para atingir os públicos, serão feitas ações além dos muros das UBS, realizando busca ativa nas escolas e em várias instituições. O importante é imunizar os grupos especiais e prioritários, e evitar casos mais graves da doença no município. “A gente sabe que o período junino é um período de sazonalidade para doenças respiratórias, então é o momento de se vacinar, se proteger contra a Influenza, contra a Covid também. Agora é a população se mobilizar, se conscientizar e se vacinar”, destaca Ana Therezinha Marques, coordenadora de Imunização.

Ana Therezinha Marques, coordenadora de Imunização - Foto/Dani Santos 

A coordenadora destaca ainda que o município tratou estratégias que garantam que todos os públicos sejam alcançados. Esse planejamento foi discutido em dia de capacitação com as equipes de vacinação. “Estamos preparando os profissionais de todas as unidades de saúde para que identifiquem e acompanhem gestantes e puérperas. Para isso, estabelecemos estratégias para alcançar a meta de 90% de cobertura dos públicos prioritários.”

Público

Nair Lapa reconhece a importância da vacinação, especialmente para ela, que pertence ao grupo dos idosos. “É bom que todas as idosas venham se vacinar contra a gripe, é uma ação que evita muitos problemas, situações mais graves, principalmente na nossa idade.”

Nair Lapa

Para Maria Lapa, cuidar da saúde é uma prioridade em sua vida. “A vacina me deixa mais saudável, né? Evita que eu tenha a doença mais forte, mais grave, e é sempre bom cuidarmos da gente, se prevenir de todas as doenças, não só da gripe.”

Maria Lapa

Sheila Góis pertence ao grupo especial e compartilha que já passou por momentos difíceis relacionados à gripe, o que a fez dar mais importância à vacinação. “A importância que eu dou à vacinação vem da minha própria experiência de vida. Eu tenho problemas com a imunidade, por causa da fibromialgia e do lúpus. Uma vez, peguei uma gripe que me deixou debilitada por três meses. Foi aí que percebi: uma 'simples' gripe, no meu caso, pode até ser fatal.”

Sheila Góis
Sheila Góis com seus dois filhos que se vacianaram contra a dengue 

Daiane Santos marcou presença com a sua sobrinha. “É muito importante essa vacinação, para que a criança cresça saudável, com bastante saúde e viva bem e feliz. Isso acontecendo, nós da família também ficamos felizes.”

Daiane Santos

Da mesma forma, Pâmela Santos levou sua filha. “É importante cuidar dos nossos bebês, eles são tão frágeis, para que a gripe não chegue tão forte neles. Vacina salva!”

Pâmela Santos

Fotos: Heitor Xavier 

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Heitor Xavier
Personalize suas opções de acessibilidade