Campanha de vacinação antirrábica é iniciada em São Cristóvão

Na última sexta-feira (03), a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início à Campanha de Vacinação Antirrábica em diversos bairros da cidade. Com o intuito de imunizar cães e gatos contra a raiva, a ação contemplou no primeiro fim de semana seis diferentes pontos de vacinação em bairros do Centro Histórico e do Rosa Elze.
O primeiro fim de semana da campanha apresentou resultados positivos, com a vacinação de 1.671 animais, sendo 649 cães e 481 gatos. A meta deste ano é imunizar 13 mil animais em todo o município. Para isso, as ações seguem ao longo de outubro, em diferentes locais, conforme o cronograma divulgado, sempre às sextas-feiras e aos sábados, das 8h às 16h. Durante a semana, por meio do atendimento domiciliar, a vacinação também será levada a povoados como Arame I, Cardoso, Colônia Miranda e Rita Cacete, entre outros.

Segundo a coordenadora de Vigilância Ambiental em Saúde da SMS, Daniella Fraga, a campanha visa garantir a proteção à saúde animal e a segurança da população, uma vez que campanhas em massa são fundamentais para manter baixos índices de circulação do vírus. “Vacinar seu pet é uma responsabilidade social: ao levar seu animal para vacinar, o tutor contribui com a saúde da comunidade, ajudando a proteger não apenas sua família, mas toda a população”, reforçou.

A raiva
Grave e quase sempre fatal, a raiva é uma doença viral que atinge o sistema nervoso central de mamíferos, inclusive os humanos. A transmissão ocorre pelo contato com a saliva de animais infectados, principalmente por meio de mordidas, arranhões ou lambeduras em feridas. Seus principais transmissores são animais silvestres, como morcegos, saguis, raposas e macacos, que contaminam cães, gatos e pessoas de forma acidental. Os sintomas incluem salivação excessiva, agressividade, tristeza, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras, podendo evoluir rapidamente para distúrbios neurológicos severos levar à morte.
A prevenção é feita por meio da vacinação de animais e, em casos de agressão, com o tratamento imediato com vacina e soro antirrábico. Graças à vacinação constante, o Brasil completa 10 anos sem registro de raiva humana transmitida por cães, um marco histórico do Sistema Único de Saúde (SUS), que deve culminar na entrega do Dossiê de Eliminação da Raiva Canina à OMS em 2026.

“É importante lembrar que prevenir é sempre mais eficiente e econômico do que tratar, especialmente no caso da raiva, que não tem cura após o aparecimento dos sintomas. Por isso, participar da campanha é um gesto de cuidado, responsabilidade e cidadania, que protege os animais, as famílias e fortalece a integração entre a saúde animal, humana e ambiental”, completou a coordenadora de Vigilância Ambiental em Saúde.
Colaboração da comunidade
Todos os cães e gatos a partir dos três meses de idade já podem e devem ser vacinados. No momento da aplicação do imunizante, o tutor deve segurar seu pet, que deve ser levado na coleira, no caso dos cães, e na caixa de transporte, no caso dos gatos. Cada pessoa deve conduzir apenas um animal por vez, portando o cartão de vacinação do bichinho, que precisa estar acompanhado por um responsável adulto.
A população sancristovense já se mostrou atenta a esses cuidados, a exemplo de Claudineide Soares Neves, que se preocupou em levar seu cão para vacinar logo no início da campanha. Para ela, oportunizar a vacinação antirrábica para perto da comunidade é importante porque, além de prevenir a doença nos animais e nos seres humanos, é uma oportunidade de se poupar do custo. “Essa vacina pode ter um custo considerável se for buscada por meios particulares e, como a maior parte da população é de baixa renda, ter acesso gratuito já ajuda muito”, afirmou.
.jpeg)
Já Edna Suely reconhece a importância de ter um ponto de vacinação perto de casa, pois auxilia na celeridade e praticidade do cuidado com o seu animal. “Eu mesma acabei de chegar do trabalho, vi que estava tendo a campanha, fui em casa e peguei meu cãozinho. Isso facilita muito pra quem tem pouco tempo livre. O importante agora é manter o meu bebê protegido, nosso filhote de quatro patas”, comemorou.

Confira as próximas datas e locais de vacinação:
10 e 11/10 - 09h às 16h
SEDE / CENTRO HISTÓRICO
- Estacionamento da Fábrica Intergriffes (Lourival Batista)
- Praça do Apicum (Irineu Neri)
- Em frente à EMEF Dr. Lourival Batista (Romualdo Prado)
-
GRANDE ROSA ELZE
- Facilita São Cristóvão (Eduardo Gomes)
- Praça N. Sra. de Fátima - Final de Linha (Eduardo Gomes)
- Praça da Igreja Nossa Senhora do Loreto (Eduardo Gomes)
17 e 18/10 - 09h às 16h
SEDE / CENTRO HISTÓRICO
- Praça da Matriz (Centro Histórico)
- Praça João Ferreira dos Reis (Centro Histórico)
- Barcurau (Centro Histórico)
-
GRANDE ROSA ELZE
- Igreja Nossa Senhora das Graças (Tijuquinha)
- Em frente à UBS Bruno Kaique (Madre Paulina)
- Rua Acentino Petu, 286 (Madre Paulina)
24 e 25/10 - 09h às 16h
SEDE / CENTRO HISTÓRICO
- Rua do Cemitério - Ladeira da Colina (São Gonçalo)
- Campo do Rochão (Loteamento Lauro Rocha)
- Em frente a EMEF João Francisco de Andrade (São Gonçalo)
-
GRANDE ROSA ELZE
- Praça Sérgio Souza da Rocha Júnior (Rosa Maria)
- Ao lado da EMEF Josinalva Santos da Silva (Rosa Maria)
- Praça Marisa Letícia Lula da Silva (Luiz Alves)
Recentes
Notícias recentes de Saúde