Busca Ativa: população pode auxiliar na identificação de alunos que estejam fora da escola

Com a proximidade do início de mais um ano letivo, a Prefeitura de São Cristóvão por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) está reforçando a campanha Busca Ativa Escolar, aderida pelo município em dezembro de 2018. Neste sentido, a gestão municipal destaca a importância de que toda a população participe da identificação de quem não está tendo acesso à educação, para que assim sejam tomadas as medidas necessárias para garantir o direito de aprender.
A campanha tem o intuito de auxiliar no combate à evasão e exclusão escolar, fortalecendo os direitos básicos como saúde, educação e assistência social. O programa atende a idade escolar, que vai dos 04 aos 17 anos, e tem como tema “Fora da escola não pode, mesmo que a escola esteja funcionando em outros formatos”.
O técnico da Semed e coordenador do Busca Ativa em São Cristóvão, Alberto Tadeu Santana de Oliveira, explica que na campanha estão envolvidos órgãos como o Conselho Tutelar, Ministério Público, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social e Secretaria da Saúde. Ele detalha que em cada pasta municipal, existem supervisores institucionais, técnicos verificadores e agentes comunitários que auxiliam no processo de busca.
“Os agentes comunitários identificam as crianças, fazem o alerta na plataforma do Busca Ativa, e o técnico verificador busca saber qual o motivo da criança estar fora da escola. Ela pode estar fora por falta de vagas na escola mais próxima, por problemas de saúde ou por algo relacionado a questões sociais, então isso é verificado e nós encaminhamos para secretaria responsável resolver o problema. O papel do Busca Ativa é conhecer esse motivo, tentar resolver e colocar o aluno na escola”, detalha o coordenador.
De acordo com Alberto Tadeu, toda a população pode colaborar no processo de busca por alunos que estejam fora das instituições de ensino. “Se a população encontrar alguma criança fora da escola, pedimos que informem à Secretaria de Educação, Conselho Tutelar, Ministério Público ou às escolas mais próximas. A população também pode informar através do telefone 3045-4939. Pedimos que toda a sociedade civil se empenhe, para que a gente acabe com essa exclusão e essas crianças possam ter os direitos básicos”, declara.

Alberto Tadeu, técnico da Semed
A Busca Ativa
Desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), a Busca Ativa Escolar tem como intenção apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.
Foto: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Educação

Prefeitura de São Cristóvão realiza entrega de kit completo de material escolar para estudantes da rede municipal de ensino

Prefeitura de São Cristóvão recebe novo ônibus escolar para atender crianças da zona rural
