Biblioteca Senador Lourival Baptista celebra 36 anos de fundação
Nesta sexta-feira, 29, a Biblioteca Pública Municipal Senador Lourival Baptista, localizada na Praça São Francisco, completou 36 anos de existência, e para celebrar a data, a Prefeitura de São Cristóvão por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João-Bebe Água (Fumctur), promoveu uma tarde de atividades e muita música com o cantor Dimas Conceição.
Presente na comemoração, a presidenta da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), Paola Santana, ressaltou a importância de ações que mantenham a biblioteca viva, como as que vem ocorrendo nos últimos anos. “Temos buscado sempre realizar atividades seja no que diz respeito à leitura ou de cultura de uma maneira mais ampla, porque queremos tornar a biblioteca um espaço que vá além de um local apenas para consulta aos livros, mas que toda a comunidade se sinta acolhida e abrace tudo que a biblioteca tem a oferecer”, comentou a presidenta.
Paola Santana, presidenta da Fumctur
A coordenadora das bibliotecas municipais, Rafaela Pereira, acredita que a Biblioteca Senador Lourival Baptista tem marcado a história de muitos sancristovenses ao longo desses 36 anos. “Essa é uma biblioteca que tem sobrevivido durante todos esses anos, e mesmo com o avanço tecnológico, com a internet que tem facilitado algumas pesquisas, a biblioteca tem sobrevivido e cumprido seu papel para o qual ela existe”, complementou.
Rafaela Pereira, coordenadora das bibliotecas
O aniversário contou com a presença de estudantes do Colégio Elísio Carmelo e da EMEF Gina Franco. O professor Gladston Barroso foi quem acompanhou a turma do 2º ano do Elísio Carmelo, e segundo ele, esse é um momento único, principalmente para aqueles que foram ou ainda são frequentadores da biblioteca como é o caso dos seus alunos. “Muitos desses estudantes frequentam diariamente esse espaço, e ter ele aqui em nossa cidade é superimportante. A leitura deve ser estimulada sempre e aqui na biblioteca eles conseguem vivenciar novas experiências para além das salas de aula”, apontou.
Gladston Barroso, professor
A aluna Wislayne Santos, moradora do bairro Divinéia, contou que sempre busca frequentar a biblioteca para estudar e avalia o espaço como algo fundamental na cidade. “Acho que é um local muito importante, principalmente para nós alunos que estamos sempre em busca de conhecimento sobre a cidade ou outros assuntos que vemos sempre nas aulas”, destacou.
Wislayne Santos, aluna do 2º ano do Elísio Carmelo
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Cultura
Prefeitura de São Cristóvão realiza primeira edição do “Arrocha Edu” no dia 13 de dezembro
São Cristóvão marca presença no 12º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial