09/07/2025

Ampliação da USF Maria José Soares Figueiroa avança e tem 60% da obra concluída

Para garantir um acolhimento mais eficiente e melhorar a qualidade dos atendimentos, a Prefeitura de São Cristóvão está reformando e ampliando a Unidade de Saúde da Família (USF) Maria José Soares Figueiroa, no bairro Eduardo Gomes. No início de julho, a obra já alcançou 60% de conclusão. Por ser a maior unidade de saúde do município, responsável por atender mais de 21 mil pessoas, sua ampliação representa um marco para a saúde da região, trazendo mais conforto e agilidade no atendimento à população.

A requalificação da unidade conta com um investimento total de R$337.239,01, recursos do governo federal e do próprio município. Com a ampliação de 470,75m², o espaço terá uma nova recepção, mais ampla, com acesso facilitado e melhor organização dos fluxos internos. A farmácia, por sua vez, será realocada para mais perto da recepção, e a estrutura da unidade incluirá quatro banheiros adaptados para pessoas com deficiência, dois com acesso pela recepção e dois internos, o que possibilitará a ampliação das salas destinadas à realização de exames citopatológicos. Contará, ainda, com dois abrigos de lixo comum e infectante, para fortalecer a segurança de todos que utilizam o espaço.

“Já foram executados os serviços de fundação e estrutura, paredes de alvenaria e cobertura com telhado. Além disso, estão em andamento as instalações de esgoto, elétrica, hidráulica e drenagem, assim como a aplicação de revestimento cerâmico e polimento do piso de alta resistência. Ainda serão instaladas as esquadrias de portas e janelas e a pintura no final da obra”, explicou Letícia Marcele, arquiteta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Após essa obra, serão executados serviços internos na unidade para a criação de três novas salas, para acomodar melhor todos os profissionais da unidade.

Letícia Marcele, arquiteta da Secretaria Municipal de Saúde

Segundo a secretária de Saúde de São Cristóvão, Fernanda Santana, a reforma da USF Maria José Soares Figueiroa trará melhores condições de usufruir os serviços de saúde tanto para os pacientes quanto para os trabalhadores. “Esperamos que nossos pacientes se sintam confortáveis na unidade deles e possam se sentir cada vez mais pertencentes a esse espaço, com a certeza de que a gente vai assistir de uma maneira mais acolhedora e humana”, reforçou a secretária.

Fernanda Santana, secretária de Saúde de São Cristóvão

A Unidade de Saúde da Família disponibiliza uma ampla variedade de serviços à população. Entre eles, estão o acolhimento, o acompanhamento de gestantes e bebês, o monitoramento de pacientes hipertensos e diabéticos, além do agendamento de consultas e exames especializados. A unidade também realiza coleta de exames laboratoriais, consultas médicas e de enfermagem, tratamento odontológico, curativos, dispensação de medicamentos, preservativos e contraceptivos. Oferece ainda exames preventivos para detecção do câncer do colo do útero, grupos de educação em saúde, vacinação, planejamento familiar, testes rápidos para HIV e sífilis, bem como práticas integrativas e complementares.

O prefeito Júlio Nascimento tem acompanhado de perto os avanços na reforma e esteve presente mais uma vez no local nesta quarta-feira (09) para assegurar que o trabalho está cumprindo prazos e entregando padrão de qualidade. 

“Identificamos que esta se trata de uma unidade estratégica, com uma demanda muito grande e verificamos a necessidade de ampliá-la. Acreditamos que, dentro do planejamento, daqui a dois meses, em meados de setembro, estaremos finalizando essa obra, que vai melhorar o atendimento, uma vez que vamos ampliar a infraestrutura do prédio para dar um local mais adequado para atendimento dos profissionais”, garantiu o gestor.

Júlio Nascimento, prefeito de São Cristóvão

Fotos: Heitor Xavier

Publicado por Clara Dias
Fotos por Heitor Xavier
Personalize suas opções de acessibilidade