Alunos da Rede Municipal participam de simulados preparatórios da prova Saese

Desde o mês de agosto, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Cristóvão tem mantido esforços em relação ao processo do Sistema de Avaliação do Estado de Sergipe - Sease 2022. Nesta semana, diversas escolas do município estão realizando simulados visando a preparação para a prova que será aplicada de 7 a 18 de novembro.
A prova Saese busca avaliar os níveis de alfabetização e de aprendizagem em língua portuguesa e matemática dos estudantes sergipanos. Por meio dos resultados dela, será possível gerar o Índice de Desempenho Escolar de Sergipe (Idese), bem como outros indicadores voltados para a indução de uma educação como política de Estado, a exemplo do ICMS-Social, além de servir como base para projetos e programas educacionais baseados em evidências.
Aplicada pela primeira vez em 2021, um dos resultados alcançados na Cidade Mãe foi a premiação da EMEF Maria de Lourdes Gomes, do bairro Tijuquinha, no primeiro lugar entre as escolas que compõem a Diretoria Regional 8, na categoria alfabetização e aprendizagem com nota 6,7.

Para esse ano, a secretária da educação, Deise Barroso, contou que a Semed tem feito um trabalho constante para os dias de avaliação. “Nós fizemos a aquisição de material didático para as turmas que serão avaliadas, trabalhamos dando um suporte pedagógico a todas as escolas com a matriz de referência do Saese, além de aplicações de simulados e aulões para reforçar os descritores as habilidades e competências próprias do processo avaliativo”, explicou.
“Esse momento avaliativo é importante pois nos dá um diagnóstico real em larga escala de como está a aprendizagem dos estudantes. Avaliar também serve para planejar, serve para aferir resultados e promover mudanças no sentido da busca de uma melhoria no índice de desenvolvimento de aprendizagem dos nossos alunos”, acrescentou.

Preparando os alunos
Uma das escolas que receberam a aplicação dos simulados preparatórios nesta quinta-feira (03) foi a EMEF Manoel Assunção, localizada no Parque Santa Rita, para os alunos dos 2º e 5º anos. A coordenadora da escola, Daisy Fontes, expressou de forma positiva a rotina dos simulados, pois servem como monitoramento do desempenho dos alunos, e acrescentou a necessidade do trabalho pedagógico da Semed entre os profissionais da educação para oferecer as melhores condições aos alunos.


“A mobilização escolar também é importante. Nós fizemos uma reunião com os pais mostrando o que é a prova Saese, o material apresentado e o objetivo da avaliação, então todos aqui estamos de mãos dadas entendendo esse percurso para a coisa fluir, porque o aluno pode ter toda a preparação, mas se a família não ajuda colaborando para que haja uma frequência escolar, de nada adianta”, finalizou.

Para a professora do 5º ano, Clésia Sobral, a prova Saese também é uma forma de revisar os assuntos vistos ao longo do ano. “Os alunos estão bem ansiosos para a prova porque os simulados são uma forma de preparação para eles, dizendo como será feita a avaliação, quem será o aplicador e principalmente a questão do preenchimento do gabarito porque eles ficam muito nervosos, então nós estamos trabalhando em cima disso para que o resultado seja satisfatório”, concluiu.

Fotos: Dani Santos e Heitor Xavier