2º Encontro Sergipano de Apicultores e Meliponicultores acontece em São Cristóvão

Na última terça-feira (21), teve início o segundo Encontro Sergipano de Apicultores e Meliponicultores (2º Esam), organizado pela Associação de Meliponicultores e Apicultores de Sergipe (ASMASE) na Universidade Federal de Sergipe. O evento, que se estende até o dia 23 de maio, conta com o apoio da Prefeitura de São Cristóvão e tem como objetivo reunir apicultores, meliponicultores, autoridades, especialistas e demais interessados no setor para discutir e compartilhar conhecimentos, experiências e boas práticas. A programação inclui palestras, exposições de produtos e um concurso de meles.

Durante a abertura oficial do evento, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), Josenito Oliveira, participou da mesa diretiva e destacou a importância do encontro e do incentivo da gestão para o fortalecimento da atividade no município.

Josenito Oliveira, secretário da Semdet
“Este evento reúne pesquisadores, produtores, estudantes e toda a comunidade envolvida na produção de mel. Destaco que esta atividade possui quatro dimensões fundamentais: econômica, ao gerar emprego e renda; social, ao promover inclusão, visto que a maioria dos produtores são pequenos agricultores; ambiental, pela importância na preservação da biodiversidade; e turística, ao potencializar o turismo local. São Cristóvão é conhecida como a Cidade Mãe de Sergipe, mas também poderia ser reconhecida como a Cidade das Águas e das Abelhas", explicou o secretário.
Ricardo Thairon dos Santos, coordenador do evento e presidente da ASMASE, associação com sede em São Cristóvão, ressaltou a importância do apoio do setor público. “É muito importante esse fomento do setor público e sou grato por termos uma gestão próxima, onde sempre buscamos apoio. Sabemos o potencial que São Cristóvão tem. Um município que possui várias reservas e todas devem ser preservadas. A apicultura pode ser uma atividade lucrativa, sustentável e ambiental, porém muitos desmatam sem conhecimento e perdem a oportunidade de gerar renda por falta de informação”, pontuou.

Ricardo Thairon dos Santos, coordenador do evento e presidente da ASMASE
O evento, além de suas atividades educacionais e de networking, também apresenta uma exposição de meles, onde os participantes podem conhecer os diferentes tipos de mel produzidos na região.


Fotos: Inácio Prado
Recentes
Notícias recentes de Desenvolvimento

São Cristóvão lidera geração de empregos formais no interior de Sergipe no primeiro semestre de 2025

Prefeitura de São Cristóvão une empreendedores da cidade para discutir desenvolvimento e oportunidades de negócios
