2ª edição dos Jogos Escolares de São Cristóvão reúne 20 escolas e mais de 1200 alunos participantes

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), realizou, entre os dias 23 e 27 deste mês, a 2ª edição dos Jogos Escolares do município. O evento teve a abertura no Ginásio de Esportes Gevaldo Costa Pereira, seguido de atividades no Salão do Paço Municipal e na UFS, contando com a participação de 20 escolas - municipais, estaduais, particulares e federal- e mais de 1200 alunos inscritos.



Representando a Semed, Maria Lúcia Góis, secretária adjunta de Educação, enfatizou a importância dos Jogos Escolares para a cidade. “Os jogos são um evento que envolve estudantes das diversas redes e contribuem significativamente para os alunos, que têm oportunidade de socializar, potencializar seus conhecimentos, e, assim, o município só tende a crescer. Além disso, muitos alunos descobrem seus talentos e persistem nesse caminho”, afirmou.

O secretário da Semel, Genivaldo Silva dos Santos, destacou o intenso esforço que resultou na realização deste evento, agora em sua segunda edição. “Foi um trabalho desafiador, mas gratificante. Estamos muito felizes em ver os Jogos Escolares acontecerem novamente, proporcionando um espaço de integração e desenvolvimento para os nossos estudantes. Acreditamos que este evento será cada vez mais forte e inspirador para a nossa comunidade escolar”, ressaltou.

Variedade de modalidades
Cida Lisboa, diretora de esporte de alto rendimento da Semel, destacou a variedade de modalidades oferecidas nos Jogos Escolares. “Estamos com uma programação bem diversificada, incluindo futsal, vôlei de praia, atletismo, corrida de 100 metros, arremesso de peso, salto em altura, salto em distância, dama e xadrez. Todas as modalidades contam com categorias masculinas e femininas, abrangendo faixas etárias de 11 a 12 anos e 13 a 14 anos. É uma excelente oportunidade para incentivar o esporte e descobrir novos talentos em nossa cidade”, disse.

Expectativas da comunidade escolar
As alunas do oitavo ano, ambas com 13 anos, Ketilyn Silva Santos e Maisa Correia dos Santos, representantes da Emef Gina Franco, compartilharam suas expectativas para os jogos. Segundo Ketilyn, "treinamos duas vezes na semana, com vários exercícios, vários tópicos que nos fazem evoluir. Estar aqui é importante para vermos o que aprendemos e caso não sejamos vencedoras, vale avaliar onde erramos para que possamos consertar e depois buscar a almejada vitória", avaliou.

Maisa demonstrou toda a sua determinação e destacou a importância da postura ética e amigável nos jogos. "Vim com muita vontade de vencer, mas acredito que é fundamental manter a humildade. Tivemos a oportunidade de treinar na UFS, contando com toda a estrutura necessária, para que eu possa dar o meu melhor em cada uma das modalidades em que estou inscrita”, enfatizou.

Nadja Ivone, diretora da Emef Gina Franco, expressou sua gratidão à administração municipal pelo apoio ao evento e compartilhou sua alegria com o sucesso da abertura. "Em nome da Emef Gina Franco, quero agradecer sinceramente à gestão municipal por todo o incentivo que nos foi dado. Estou muito emocionada com todo o evento, desde a cerimônia de abertura, pois é um privilégio participar de um momento tão significativo para nossa cidade e ver o entusiasmo e a dedicação de todos os envolvidos", concluiu.

Fotos: Heitor Xavier