Senar em Campo apresenta resultados de parceira com São Cristóvão para gestores e empreendedores rurais
No dia 08 de agosto, a prefeitura de São Cristóvão recebeu representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) no salão do Paço Municipal para apresentarem o “Senar em Campo”, iniciativa inaugurada em Sergipe desde maio com o intuito de aproximar a instituição do seu público-alvo, apresentando os resultados da Sala do Produtor Rural. Estiveram presentes o prefeito Marcos Santana, membros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho (Semdet) e trabalhadores do campo.
Desde 2023, a Semdet, junto ao Senar, inaugurou a Sala do Produtor Rural, espaço criado para fornecer suporte técnico, treinamentos e informações atualizadas para agricultores e pecuaristas locais, promovendo boas práticas agrícolas e gestão sustentável. Com isso, os trabalhadores rurais de São Cristóvão têm recebido capacitações essenciais para o desenvolvimento de sua prática profissional e crescimento econômico desses moradores.
Para o secretário da Semdet, Josenito Oliveira, o sucesso da Sala do Produtor Rural é motivo de comemoração, por já ter realizado dezenas de cursos capacitatórios e ser um espaço de apoio à comunidade.
“No evento foi feita uma prestação de contas do próprio Senar sobre as atividades realizadas em nosso município. Além das capacitações, estamos oferecendo assistência técnica a todos os nossos povoados, com profissionais altamente qualificados, incluindo mestres e doutores, que estão no campo ajudando nossos produtores rurais”, afirmou o secretário.
Saymo Fontes, gerente técnico do Senar, destacou que o Senar em Campo é uma devolutiva aos municípios que acreditaram no projeto da Sala do Produtor Rural e no seu potencial de levar cursos para o município, prestando contas para a sociedade.
“Em São Cristóvão, mais de 600 pessoas já foram capacitadas com o Senar, e 75 propriedades recebem mensalmente a visita de técnicos do programa de assistência técnica e gerencial. Além de mostrar o que foi feito, queremos comunicar à sociedade tudo o que o Senar tem a oferecer, para que possamos gerar demanda para este ano e os próximos”, pontuou o gerente.
O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, enfatizou a gratificação em ver o aprimoramento das condições de trabalho e de vida dos trabalhadores do campo, que hoje recebem apoio e mobilização institucional para crescerem em seus negócios.
“Esta terra, rica em cultura e história, deve também ser conhecida por sua produção de alimentos. Estamos próximos de Aracaju e temos grandes possibilidades. Precisamos explorar todas elas. Temos uma parceria sólida e continuamos buscando mais para a formação, agricultura e comércio em nossa região”, reforçou o gestor municipal.
Produtores capacitados
Entre os mais de 600 profissionais rurais capacitados, Idérico Santana, responsável local pela unidade da Obra Social Nossa Senhora da Glória - Fazenda da Esperança, esteve presente no evento e pontuou que, enquanto comunidade terapêutica, a fazenda teve a sorte de contar com os cursos e apoio do Senar na prática da olericultura.
“Estamos focados no tratamento de dependentes químicos e alcoólicos, e utilizamos a laboraterapia como uma das metodologias neste processo de recuperação. O objetivo é que eles reaprendam a responsabilidade de serem autossuficientes após sua recuperação do vício do álcool e das drogas. Nossos programas incluem a criação de suínos, o manejo de aves e o cultivo de hortaliças. Cada residente participa em diferentes setores, de modo que, ao completarem o programa de um ano, estejam preparados para se inserir no mercado de trabalho, e com a ajuda do Senar, pudemos potencializar esse trabalho”, afirmou.
Já Kátia Souza, agricultora e aquicultora do povoado Rita Cacete, relatou que já recebeu assistência técnica do Senar em olericultura por dois anos no seu sítio: “A equipe vinha uma vez ao mês e passava quatro horas com a gente, ajudando a melhorar desde a produção até a contabilidade. Já se passaram dois anos, e quando percebemos, já tinha acabado. Gostamos tanto que decidimos continuar, agora com piscicultura e fruticultura. Estamos sempre abertos a participar de qualquer ação que pudermos, pois a melhoria acontece de fato”.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Desenvolvimento

World Creativity Day 2025: São Cristóvão recebe evento com palestras, oficinas e campeonato de games

São Cristóvão sedia na próxima semana o festival internacional World Creativity Day
