São Cristóvão realiza Oficina de Planejamento Participativo do SUS
A secretaria de Saúde de São Cristóvão realizou nesta sexta (17) a 13ª e última oficina de Planejamento Participativo do SUS que tem como objetivo levantar as propostas de aperfeiçoamento da saúde ofertada no município para a elaboração do Plano Municipal de Saúde.
A Oficina foi realizada no Centro de Vivência da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e contou com a presença do Prefeito Marcos Santana, da secretária de Saúde do município Fernanda Santana, da coordenadora de Tecnologias Sociais e Ambientais da Pró-reitoria de Extensão da UFS, Tereza Raquel Sena, de representantes da Secretaria Estadual de Saúde, trabalhadores e usuários do SUS.
Para o prefeito Marcos Santana, este é um momento importante de discussão, planejamento, divisão e distribuição de tarefas. “Este momento serve para que possamos responder a uma pergunta fundamental: que saúde queremos para os próximos anos em São Cristóvão? Mesmo sabendo das nossas fragilidades, sabemos o quanto já avançamos nesses 5 anos em São Cristóvão, mas queremos avançar mais.
Prefeito Marcos Santana
“Avançamos muito também no respeito e na relação verdadeira entre gestão e trabalhadores, culminando na finalização do trabalho do novo Plano de Cargos e Salários dos Trabalhadores da Saúde. Então, que saiamos daqui com a certeza de que construímos juntos e democraticamente este Plano Municipal de Saúde, e que ele seja o nosso norte nas ações e saúde nos próximos anos”, enfatizou o prefeito Marcos Santana.
O Plano Municipal de Saúde estará vigente de 2022 a 2025 e tem sido pensado a partir de oficinas que foram realizadas ao longo do último mês nos territórios, povoados e bairros da cidade, sempre trabalhando o tema “Planejamento local e participativo em saúde" como forma de ouvir as demandas da população.
“A ideia foi garantir que todos pudessem participar, chegando ainda mais longe do que já chegamos. Esse momento é a construção de um Plano que traz em si a nossa proposta, gestão usuários e trabalhadores, para a execução da política de saúde dos próximos anos. Ouvir as demandas dos usuários e dos trabalhadores é então imprescindível”, frisou Fernanda Santana, secretária de Saúde do município.
Fernanda Santana, secretária de Saúde do município
Tereza Raquel Sena, coordenadora de Tecnologias Sociais e Ambientais da Pró-reitoria de Extensão da UFS, frisou que o evento contribui para a melhoria futura da vida dos moradores. “A cidade universitária está dentro da cidade mãe e isso para nós é uma alegria e um motivo de satisfação. Mais ainda porque observamos um grupo coeso, participante com ações deste tipo. Iniciativas como esta com certeza serão bem-sucedidas, e que todos estejam prontos para colaborar para um futuro melhor para o cidadão de São Cristóvão”, afirmou ela.
Para Caroline Anunciação, Assessora de Planejamento e Gestão do SUS, o Plano Municipal de Saúde é o instrumento norteador das políticas de saúde. "Esse instrumento apresenta as intenções e os compromissos da Gestão de Saúde para os próximos quatro anos, expressos em Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores e tem o objetivo de fortalecer nosso Sistema Unico de Saúde e cuidar dos munícipes de forma mais qualificada e acolhedora", enfatizou ela.
Caroline Anunciação, Assessora de Planejamento e Gestão do SUS
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Saúde
Prefeitura de São Cristóvão amplia atendimento com novo serviço de Pediatria nos Centros de Especialidades do município
Prefeitura de São Cristóvão realiza mutirão de serviços em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos