Representantes da Prefeitura e Fundaj discutem implementação de políticas públicas em São Cristóvão
As políticas públicas são essenciais para a garantia de direitos aos cidadãos, seja na área da educação, saúde, assistência, entre outros. Assim, esse tema foi o destaque da reunião realizada na manhã desta sexta-feira (08), pela Prefeitura de São Cristóvão com representantes da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Esse foi o terceiro encontro de uma sequência de dez que ainda estão por vir.
A Fundaj é uma fundação pública atrelada à área da educação, que desenvolve pesquisas para analisar os efeitos dos principais programas do Governo Federal, especificamente em municípios da região Nordeste. Atualmente, a instituição está desenvolvendo uma pesquisa chamada ‘Rede 10’, que segundo o pesquisador da Fundação, Luís Henrique Romani de Campos, é uma pesquisa-ação que tem como objetivo avaliar as políticas federais juntamente das Prefeituras Municipais. “Queremos que não apenas passem para nós o que precisa ser melhorado nas políticas municipais, mas que também aprendam a melhorar e alterar o sistema e que possam pensar teoricamente os seus setores”, declarou.
Luís Henrique, pesquisador da Fundaj
A reunião contou ainda com a participação do Prefeito Marcos Santana, secretários e servidores municipais. Em sua fala, o Prefeito agradeceu novamente a iniciativa do secretário da Fazenda, Eldro da França, de ter feito a mediação com a Fundaj, e a partir disso, ter inserido São Cristóvão nesse projeto.
“A Fundação Joaquim Nabuco possui uma história no Brasil e no Nordeste e nós temos uma oportunidade ímpar de poder participar e poder beber dessa fonte de conhecimento. A minha expectativa é de que possamos efetivamente identificar dentro dos nossos processos, o que é que podemos melhorar para que os programas de maneira geral possam verdadeiramente ter efetividade. Gostaria de agradecer a Sérgio e a equipe da Fundação por essa oportunidade de estar participando deste projeto. Peço a vocês que se empenhem, que disponibilizem o seu tempo e conhecimento para esse projeto que irá valorizar São Cristóvão como um todo”, comentou o gestor.
Prefeito Marcos Santana
Sobre o programa
O economista e pesquisador da Fundaj, Sérgio Kelner, explica que a Fundação participa como operador do programa ‘Rede 10’, em que o “verdadeiro protagonista é o município junto aos gestores, que são os atores sociais que compõem a manutenção do município, e que isso também envolve o cidadão que é representado nesse meio”.
Sérgio Kelner, pesquisador da Fundaj
De acordo com a pesquisadora da Fundaj, Carolina Beltrão de Medeiros, o objetivo geral da ação em São Cristóvão é realizar um estudo de caso voltado à análise de programas federais e municipais a fim de contribuir para esse aperfeiçoamento. “Queremos que a partir dessa iniciativa e troca de informações resulte na expansão deste projeto em outros municípios”, finaliza a pesquisadora.
Carolina Beltrão, pesquisa da Fundaj
Participação intersetorial de gestores
A secretária da Educação, Quitéria Barros, acrescenta que essa parceria da Fundação com São Cristóvão é de grande valia pois o município possui políticas públicas ligadas ao Governo Federal como transporte escolar, programa de alimentação escolar, e que possuem um altíssimo custo.
“A Fundação é uma instituição de excelência na execução de políticas públicas e o nosso objetivo aqui é que temos políticas públicas que são ligadas ao Governo Federal como transporte escolar, programa de alimentação escolar que no território de São Cristóvão nós temos um altíssimo custo. A nossa expectativa é que por meio da Fundação, nós consigamos uma assessoria ou um planejamento melhor na execução dessas políticas”, disse a secretária.
Quitéria Barros, secretária da Educação
Para o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de São Cristóvão, Josenito Oliveira, essa união é fundamental para termos a eficiência e a eficácia das políticas públicas. “É uma metodologia que será aplicada pela Fundação para que possamos aprimorar mais ainda a nossa gestão e nossa governança, e que tenha eficiência nos financiamentos do Governo Federal, ou seja, nós vamos medir o impacto de todo financiamento que for feito aqui no município, o que é muito importante para que tenhamos uma visibilidade melhor”, concluiu.
Josenito Oliveira, secretário de Planejamento
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Gabinete
Prefeitura de São Cristóvão dá ordem de serviço para requalificação da praça Horácio Souza Lima no Rosa Elze
Decretos municipais proíbem uso de paredão e embalagens de vidro no Festival de Artes de São Cristóvão