Prefeitura de São Cristóvão inaugura Centro de Artesanato e requalifica da Sala dos Saberes e Fazeres

No coração da Praça São Francisco, Centro Histórico de São Cristóvão, a gestão municipal inaugurou nesta quinta-feira, 12, o Centro de Artesanato e requalificou também a Sala dos Saberes e Fazeres, reunindo artesãos e a sociedade sancristovense para a celebração deste espaço dedicado, exclusivamente, à cultura local. A partir de agora, moradores e turistas terão num único recinto tudo relacionado à arte do município, desde artesanato, moda, gastronomia até artes plásticas e decoração. A gestão do espaço ficará por conta da Prefeitura de São Cristóvão, através do trabalho da equipe da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur).
“Hoje é um dia de alegria para a nossa cultura. A inauguração do Centro de Artesanato e a requalificação da Sala dos Saberes e Fazeres, que coincidiu com o Dia Nacional das Artes, nos dá a certeza de que agora teremos um espaço aberto para recebermos melhor nossos turistas e nossos próprios moradores. São Cristóvão tem como base o turismo, e este é embasado pela arte e cultura feitas em nossa cidade. Quem chegar a nossa cidade encontrará belezas naturais, arquitetônicas, gastronômica e artesanais, e agora teremos tudo isto reunido num único espaço, que abrigará com segurança e conforto nossos artesãos e artistas”, disse o prefeito Marcos Santana.
.jpg)
A presidenta da Fumctur, Paola Santana, enalteceu a importância da inauguração do espaço como mola propulsora para o fomento da economia local. “Quando falamos de arte e cultura estamos falando de turismo e ao mesmo tempo da geração de emprego e renda para nossos cidadãos. A gestão municipal vem investindo no cenário turístico. Assim, desde que o prefeito Marcos Santana assumiu em 2017, estamos promovendo qualificação dos artesãos e pequenos comerciantes, auxiliamos na questão de criação microempresa, participações em feiras de artesanato, bem como em exposições dentro dos centros comerciais da Capital e de fora do Estado. A entrega do Centro de Artesanato e da Sala dos Saberes e Fazeres vem para somar ao trabalho que já estamos realizando em nossa cidade, e ganham nossos artesãos e o público também, que agora poderão encontrar produtos artesanais feitos com exclusividade e qualidade reunidos num único espaço, localizado na praça mais conhecida de nossa cidade, a São Francisco”, frisou Paola.
Na inauguração, a cordelista Alda Cruz enfatizou a ideia de se criar a Casa Amarela (apelido dado ao local). “Temos que agradecer por esse acolhimento. São Cristóvão é cultura, arte e fala do passado do estado de Sergipe, porém, nossa cidade não passou, estamos fortes promovendo cultura e arte para nosso Estado. Quero agradecer ao prefeito Marcos Santana e a equipe da Fumctur por esse espaço”, disse.
Para Ridaci, proprietária da marca Fijô, a abertura do Centro de Artesanato e a requalificação da Sala dos Saberes e Fazeres vem para somar e ser um referencial para outras cidades. “Nossa casa abre hoje suas portas e sei que será como nosso segundo lar, pois trabalhar com arte é sinônimo de amor”.
.jpg)
Funcionamento
O espaço do Centro de Artesanato vai servir como local para cursos, palestras, reuniões, venda de gastronomia típica, moda, literatura, artes plásticas e decoração. Já a Sala dos Saberes e Fazeres reunirá 20 artesãos sancristovenses numa área dedicada, exclusivamente, ao trabalho com o artesanato. O espaço funcionará de terça a domingo, das 9h às 17h, com os artesãos trabalhando em sistema de revezamento.
A inauguração contou com as presenças dos vereadores: Augustinho, Valdeci Filho, Pastor Marcão, Rafael do Sucatão e Ítalo Macário. O secretariado da Prefeitura de São Cristóvão e o vice-prefeito, Paulo Júnior, também prestigiaram o evento.
.jpg)
.jpg)
Marcos Santana
.jpg)
Fotos: Dani Santos.
Recentes
Notícias recentes de Cultura

São Cristóvão marca presença em evento da Fecomércio para discutir avanços do programa Vai Turismo

Prefeitura de São Cristóvão amplia investimento na Romaria de Senhor dos Passos para impulsionar turismo religioso no município
